sexta-feira, outubro 19, 2012

FATO: concentração de nordestinos na região.







Habitada por quase 1,5 milhão de pessoas, o Alto Tietê possui 14,5% de sua população oriunda da Região Nordeste do Brasil. Essa informação consta no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A maioria da população ainda é composta por pessoas que nasceram no Alto Tietê e outros locais da região Sudeste, sendo o nordeste brasileiro responsável pela segunda maior contingência de moradores nas dez cidades, somando 214 mil indivíduos.

Separando por cidades, a maior concentração de nordestinos está em Itaquaquecetuba. Nesse município moram 70,3 mil pessoas vindas dessa região e tem o atual prefeito, Armando Tavares Filho (PR) o Armando da Farmácia, nascido na Bahia, como um dos representantes. Segundo o IBGE, 21,5% dos itaquaquecetubenses nasceram no Nordeste.

Depois de Itaquá, a maior contingência de nordestinos está em Ferraz de Vasconcelos, com 20,4%. Nessa cidade residem 35,1 mil pessoas vindas do nordeste brasileiro.
Enquanto essas duas cidades são responsáveis pela maior quantia em termos percentuais, Suzano aparece entre ambas em números absolutos. Menor que Itaquá e maior que Ferraz, há 42,3 mil suzanenses que nasceram nesta região do país, o que configura 15,8% em relação à população total da cidade.


Menos
Quando as observações se voltam para o menor número de nordestinos, quem se destaca é Salesópolis. O município tem apenas 2,4% da população vinda dessa parte do Brasil, resultando em 384 pessoas. Já Biritiba Mirim tem uma percentagem pouco maior do que Salesópolis, sendo 5,7%, com 1,7 mil nordestinos residindo na cidade.


Estrangeiros
Além da população vinda de outras regiões do país, o Alto Tietê também é formado por pessoas que nasceram fora do Brasil, com uma proporção de 0,46%, que representa o total de 6.782 pessoas. Nessa variante, Biritiba Mirim está na frente, com 0,97% de toda cidade formada por estrangeiros (284), enquanto Mogi das Cruzes aparece na sequência com 2,7 mil pessoas nascidas em outra parte do mundo, configurando 0,68% dos mogianos.

Em Suzano 1,5 mil moradores estrangeiros escolheram a cidade para morar, o que reflete 0,56% de todos os residentes desse município.
Segundo dados do Censo 2010, Guararema e Poá são as cidades com menor concentração de imigrantes, 0,17% e 0,23%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.