terça-feira, agosto 19, 2014

SÍRIA:..Grupo radical Estado Islâmico diz ter decapitado jornalista dos EUA.

James Foley em foto de 5 de novembro em Aleppo, na Síria (Foto: Nicole Tung/AFP)
James Foley em foto de 5 de novembro em Aleppo, na Síria (Foto: Nicole Tung/AFP)

Suposta decapitação é mostrada em vídeo; autenticidade não foi verificada.
Grupo conta com 50 mil combatentes na Síria.


grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla parte dos territórios de Iraque e Síria, divulgaram um vídeo nesta terça-feira (19) que supostamente mostra a decapitação do jornalista norte-americano James Foley, que havia desaparecido na Síria há quase dois anos, informa a agência Reuters.

O vídeo, intitulado "Uma mensagem aos Estados Unidos", foi publicado em sites de mídia social. Não foi possível verificar a autenticidade do vídeo imediatamente.

No vídeo, o EI mostra um homem de capuz vestido de preto que parece cortar a garganta do jornalista. Segundo a France Presse, o vídeo foi divulgado em represália pelos ataques aéreos dos Estados Unidos contra forças jihadistas no norte do Iraque.

O governo dos EUA assistiu ao vídeo e não confirmou sua autenticidade, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden. Segundo ela, se o vídeo for considerado autêntico pela equipe de inteligência, os Estados Unidos ficariam "horrorisados com o brutal assassinato de um jornalista americano inocente", informa a Associated Press.
Os supostos militantes do EI afirmaram que mantêm refém o jornalista norte-americano Steven Sotloff e disseram que sua vida depende do próximo passo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Imagem do vídeo divulgado na internet que mostra a suposta decapitação de Jame Foley (Foto: Reprodução/Archive.org)
magem do vídeo divulgado na internet que mostra
a suposta decapitação de Jame Foley
(Foto: Reprodução/Archive.org)
"A vida deste cidadão americano, Obama, depende de sua próxima decisão", disse um homem mascarado no vídeo, falando em inglês com um sotaque britânico, enquanto segurava um prisioneiro que o vídeo nomeou como Steven Sotloff.

Sequestro
Até a véspera de seu desaparecimento, Foley fornecia material gravado na província síria de Idlib à agência France Presse. Segundo testemunhos, ele foi sequestrado em 22 de novembro perto da cidade de Taftanaz por quatro indivíduos armados com kalashnikovs, que pouco depois libertaram o motorista de seu carro e seu intérprete.

James Foley também trabalha para o GlobalPost, um portal americano de notícias internacionais, e para algumas televisões americanas.

Em 2011, James Foley passou 43 dias detidos na Líbia pelo regime de Muamar Kadhafi.
Combatentes na Síria
O EI, que proclomou um califado no Oriente Médio, englobando as cidades conquistadas no Iraque e na Síria, conta com mais de 50 mil combatentes na Síria e apenas no mês passado recrutou 6.000, afirmou nesta terça-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, de acordo com a France Presse.
Dos 50 mil milicianos lutando na Síria, 20 mil são estrangeiros, segundo esta organização que se baseia em sua rede de ativistas, médicos e advogados para seus relatórios.
"Julho representou seu mês de maior recrutamento desde que o grupo apareceu na Síria, em 2013, com mais de 6.000 novos combatentes", afirmou o diretor do grupo, Rami Abdel Rahman.
Estes números não puderam ser confirmados de forma independente. A metade dos novos combatentes que se incorporaram em julho são provenientes de Chechênia, Europa e dos países árabes, assim como das regiões muçulmanas chinesas.
Outros recrutas são desertores de outros grupos jihadistas, incluindo 200 da Al-Nosra, afiliada da Al-Qaeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.