segunda-feira, junho 18, 2012

Moradores de Suzano estão apreensivos com as possíveis demolições de suas casas por causa de obras do Trecho Leste do Rodoanel






 As desapropriações para as obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas no Alto Tietê começam a entrar na fase de execução. Ontem, um oficial de Justiça foi até o Ramal São José, em Suzano, para notificar o operador de máquinas Cláudio Roberto dos Santos, de 56 anos, a deixar imediatamente a sua casa, porque seria demolida. Graças à presença de seu advogado e ao atraso da concessionária SPMar em chegar ao local, o oficial não conseguiu notificá-lo e, com isso, Santos ganhou mais alguns dias para tentar aumentar o valor da indenização antes de deixar o imóvel.

Por volta das 9h30, o oficial de Justiça chegou com a notificação. Os vizinhos de Santos também já sabiam que ele poderia ser despejado e se uniram a ele. Houve discussão, mas no final o advogado das famílias, Luiz Eduardo da Silva, conseguiu argumentar que o morador ainda não recebeu a indenização pelo imóvel desapropriado.

"O oficial veio aqui na segunda-feira passada para avisar que hoje (ontem) era o prazo final para eu deixar a minha casa", afirmou Santos. A Itazi Engenharia, empresa contratada pela concessionária SPMar para realizar a avaliação dos imóveis, fez o cálculo e apontou que o imóvel de Santos valia R$ 49,9 mil. O operador não concordou com o valor e pediu uma nova avaliação. "O problema é que eles disseram que faria um acordo amigável, mas entraram na Justiça. Aí, entrei também", justificou. O advogado explicou que, dos cerca de R$ 50 mil depositados, a SPMar não quer pagar a quantia integralmente. "O laudo se aproximou bastante do que ele pretende. Mas eles só querem pagar metade do que já está depositado".

Quando o MN chegou ao Ramal São José, o oficial de Justiça já tinha ido embora. Por volta das 10 horas, equipes da Itazi e da Contern, outra empresa contratada pela SPMar, chegaram ao local com uma escavadeira e um caminhão-baú para demolir o imóvel. Mas, sem o morador ter sido notificado, nada puderam fazer. Mesmo após os representantes da Itazi irem embora, técnicos e operários da Contern esperaram na rua em frente às casas a serem desapropriadas até as 11h30, quando foram informados de que deveriam deixar o local. A SPMar lembrou que um morador só pode ser notificado por um oficial de Justiça após ter sido depositado em juízo o valor da indenização. "Se o morador Edson Patrocínio já foi notificado, isso quer dizer que a SPMar já fez o depósito do valor determinado pela Justiça", inform















Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.