quinta-feira, outubro 06, 2016

CRISE NA SAÚDE: Por falta de médicos, maternidade da Santa Casa de Suzano é fechada.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SUZANO-SP

Gestantes são encaminhadas para Santa Marcelina do Itaim Paulista.
Atendimento deve ser restabelecido na próxima semana, diz Prefeitura.

A Prefeitura de Suzano anunciou nesta quinta-feira (6) o fechamento da Maternidade da Santa Casa do município. A medida foi tomada após inspeção técnica da Vigilância Sanitária Municipal, que constatou que o número de ginecologistas é insuficiente para atender a demanda de atendimento na unidade. A administração municipal informou que a previsão é de que o atendimento seja retomado na próxima semana.
Questionada, a Secretaria de Saúde não informou quantos médicos atendem atualmente e nem quantos são necessários para o funcionamento pleno na unidade. A Secretaria também não informou qual é a média de partos realizados pela unidade - única maternidade da cidade - e nem colocou à disposição representante para entrevista.

SAIBA MAIS!
Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que "a superintendência administrativa da Santa Casa está empenhada na resolução dos problemas apontados pela vigilância, e sinaliza que na próxima semana a situação deve ser normalizada, retornando assim a rotina de atendimento na unidade. Reforçando que o Pronto Atendimento da Mulher da Santa Casa (atende todos os casos urgência e também gestantes) está funcionando normalmente".

A administração municipal informou que já notificou a Secretaria Estadual de Saúde, que está auxiliando a unidade neste processo, "tendo disponibilizado o Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista como referência para assistência às gestantes de Suzano neste breve período."
Desde esta quarta, as gestantes que buscam atendimento na Santa Casa de Suzano passarão por avaliação e se necessário serão encaminhadas para hospital de referência disponibilizado pelo Estado.
Em nota, o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo esclarece que em reunião realizada com a Prefeitura de Suzano na tarde desta quarta-feira (5/10), foi pactuado que as gestantes, com previsão de atendimento pela Santa Casa de Suzano, deverão ser encaminhadas ao Hospital Geral do Itaim Paulista (Santa Marcelina). "É importante esclarecer que o SUS funciona em rede, com referências pré-estabelecidas para cada especialidade e com base em pactuação regional. Justamente por isso, houve a referida pactuação. Compete, porém, ao município de Suzano orientar seus munícipes e unidades de atenção básica sobre tal definição".
Ainda segundo a nota,  "vale lembrar que, conforme preconiza o SUS, qualquer gestante em trabalho de parto deve ser atendida por  maternidades de hospitais públicos, quer sejam municipais, estaduais, filantrópicos ou universitários, independentemente de pactuações pré-estabelecidas".

Crise
O hospital passou a ter bens e serviços administrados pelo município em 2009. A intervenção foi determinada pelo Ministério Público depois de um escândalo envolvendo vários médicos. Os profissionais eram suspeitos de cobrar pelo pré-natal e o parto das grávidas, mesmo sendo atendidas pelo SUS.

Na época, a intervenção seguiu durante todo o mandato do ex-prefeito Marcelo Candido, sob o comando do médico Marco Izzo. Em agosto de 2013,  já na gestão do prefeito Paulo Tokuzumi a unidade passou a ter independência administrativa, mas voltou a ter intervenção em 2014, após uma crise com paralisações de trabalho do corpo clínico. A última prorrogação da intervenção havia sido publicada no dia 15 de julho de 2014 e o prazo venceu na última terça-feira (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.