terça-feira, setembro 23, 2014

AGUAS:.....Poluição do Rio Tietê começa em Mogi das Cruzes, dizem especialistas.


Rio Tietê em Mogi das Cruzes é visivelmente mais poluido em comparação ao trecho do rio em Biritiba Mirim (Foto: Jamile Santana/ G1) 

Por causa da poluição Rio Tietê em Mogi das Cruzes (a esquerda) tem curso da água parado e cheio de aguapés. Já em Biritiba Mirim, rio é fluente e a água ainda é limpa (Foto: Jamile Santana/ G1).... Poucos motivos tornam essa segunda-feira (22), Dia do Rio Tietê, uma data comemorativa. O G1 percorreu trechos do leito e encontrou um cenário desolador. Prejudicado pela poluição que, somada à seca, afeta o curso d’água em alguns pontos, o rio pede socorro e reforça a tendência de um quadro ainda mais crítico em um futuro não muito distante. O primeiro maior ponto de poluição fica em Mogi das Cruzes, a 45 quilômetros da nascente em Salesópolis e aproximadamente 6 quilômetros da Estação Pedra de Afiar, em Cocuera, onde o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) retira água para a abastecimento da população. 

Poucos motivos tornam essa segunda-feira (22), Dia do Rio Tietê, uma data comemorativa. O G1 percorreu trechos do leito e encontrou um cenário desolador. Prejudicado pela poluição que, somada à seca, afeta o curso d’água em alguns pontos, o rio pede socorro e reforça a tendência de um quadro ainda mais crítico em um futuro não muito distante. O primeiro maior ponto de poluição fica em Mogi das Cruzes, a 45 quilômetros da nascente em Salesópolis e aproximadamente 6 quilômetros da Estação Pedra de Afiar, em Cocuera, onde o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) retira água para a abastecimento da população. 
Neste trecho, na altura da desativada Estação de Captação e Recalque 1 (ECR-1), na altura da ponte da Avenida João XXIII, em César de Sousa, o que se vê é um rio sem fluidez, de cor escura e com uma camada espessa de esgoto. Segundo o engenheiro civil e sanitarista José Roberto Kachel, o volume de esgoto no trecho é tanto, que o rio praticamente não tem mais oxigênio. A vida marinha no trecho já foi extinta e quem observa o rio pela área de várzea consegue ver a água “borbulhando”. “Isso, na verdade é uma reação do gás metano na superfície da água, que já não tem mais oxigênio dissolvido. É um sinalizador do grau de poluição atingido no trecho com o despejo de esgoto in natura no leito do rio”, explicou.
A própria vegetação, segundo ele, também denuncia o que acontece do lado de dentro. “O volume de aguapés corresponde à dimensão da poluição. É uma resposta que a natureza dá para tentar oxigenar o rio novamente”, falou. Neste trecho, utilizar a água para abastecimento público está fora de questão. “É o primeiro ponto mais grave de poluição e não há condições de utilizar essa água para beber ou usar em casa. Por conta da pouca chuva, não há sequer correnteza de água limpa para diluir um pouco o volume de poluição”, detalhou o especialista.
Na ponta da linha férrea que corta o rio, sentido César de Sousa é possível ter uma visão mais ampla do problema. Do lado esquerdo da ponte, a várzea do rio é praticamente invisível: está coberta de aguapés. Mais a frente, lixo acumulado, em uma área onde, a pé, as pessoas nem conseguem ter acesso, a não ser embrenhando-se em mata fechada.
No Rodeio, em Mogi das Cruzes, nível do Rio tietê está baixo por causa da falta de chuva (Foto: Jamile Santana/G1)
Para comprovar que a região de César de Sousa é o primeiro maior ponto de poluição do rio, o ambientalista José Arraes, membro do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê levou o G1 na ponte que antecede a Estação Elevatória de Biritiba Mirim. No trecho, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) capta 90% dos 9 metros cúbicos por segundo de água limpa liberada pelas barragens dos reservatórios de Paraitinga e Ponte Nova, e os transfere para a Barragem de Biritiba. “A diferença é visível. No ponto a água é limpa, clara, tem peixes no rio, há correnteza, não tem odor. Apesar de ainda precisar de tratamento para consumo, a água é utilizável. Numa visão utópica, seria nestas condições que a água deveria chegar na Marginal Tietê”, avaliou.
Preservação
Para evitar uma degradação ainda maior, a população e as administrações dos 204 municípios que permeiam o rio em toda a sua extensão devem assumir uma postura rigorosa contra o descarte de lixo, esgoto in natura e resíduos industriais no leito do rio. ‘O problema é que o trecho considerado por lei como Área de Proteção e Recuperação de Manancial (APRM) termina em Biritiba Mirim, antes da captação. Do que sobra para frente, a água é prejudicada com o descarte de esgoto, efluentes das indústrias, lixos jogados pela população, materiais trazidos por água da chuva. “Se não houver essa colaboração da própria população, independente do governo, vamos acabar com o que sobrou do Rio Tietê em poucos anos”, alertou Arraes.
Dia do Tietê
O Dia do Tietê entrou para o calendário do Estado de São Paulo após a aprovação da Lei 11.273. Segundo o projeto da lei, disponível no portal da Assembleia Legislativa, porque foi no dia 22 de setembro de 1993, que o governo estadual adquiriu de um proprietário rural o lote Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, onde se origina o rio.
Ainda de acordo com o DAEE, o Rio Tietê tem 1.100km de extensão, 77.000km² de terras drenadas por sua bacia, aproximadamente um terço da área total do Estado de São Paulo e 204 municípios ligados à sua bacia. O Rio Tietê é o maior patrimônio natural do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.