segunda-feira, junho 30, 2014

SANTA CATARINA:Número de atingidos pelas chuvas em SC chega a 41,7 mil em 39 cidades.


Ao

Rio do Sul decretou situação de emergência devido à enchente (Foto: Cláudio Thomas/Secom)
Rio do Sul decretou situação de emergência devido à enchente (Foto: Cláudio Thomas/Secom)

o último balanço da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado por volta das 22h deste domingo (29), indica que o número de atingidos pelas chuvas em Santa Catarina subiu para 41, 7 mil. Já o de cidades chegou a 39. Destas, 15 decretaram situação de emergência por causa das chuvas que começaram a atingir o estado dia 26 de junho. Estes índices podem aumentar durante a semana, já que até agora a prioridade foi garantir assistências às famílias atingidas. Oeste catarinense é considerado a região mais afetada, mas o Vale do Itajaí também apresenta muitos estragos. Serra e Sul são outras regiões que tiveram problemas. Neste domingo, maior parte das áreas do estado apresentou tempo firme e com sol. Em algumas, atingidos pelas cheias já conseguiram retornar para suas casas e iniciaram trabalhos de limpeza.
Os estragos só devem começar a ser contabilizados nos próximos dias, quando as inundações baixarem. “Acreditamos que em um dia e meio o rio volte ao estado de alerta, que é a cota de estado de alerta, e daí a gente vai fazer a parte de avaliar os danos que ocorreram e desenvolver as ações para restabelecer os municipios aqui do Alto Vale", explica o secretário. Segundo Moratelli, neste domingo, os municípios da região chegaram ao limite máximo da enchente.
“Neste momento é importante nós trazermos todo o apoio, a solidariedade, o apoio em recursos para proteger todas as pessoas que foram atingidas. Graças a Deus é previsão é de que o tempo normalize e o rio já comece a baixar e a situação comece a normalizar", avalia Colombo.
O governador destacou que Rio do Oeste sofre pela terceira vez no ano com enchentes.  Ele também demonstrou preocupação com as perspectivas da Previsão do tempo para os próximos meses.
“Tivemos duas grandes enchentes este mês [no início de junho, cidades do Norte catarinense sofreram com as cheias e no final, cidades do Oeste e Vale do Itajaí, principalmente]. Sobrevoamos Rio do Oeste que foi duramente castigado esse ano. Temos uma preocupação com o El Niño que continua apresentando aquecimento no Oceano Pacífico. Isso é uma perspectiva de muita chuva para agosto, setembro. Nós estamos monitorando e nos preparando para proteger todas as pessoas e na expectativa de que essa realidade, essa previsão mude para melhor”, condiderou Colombo após ver a situação dos municípios atingidos.
Cidades em emergência
De acordo com a Defesa Civil estadual, as chuvas dos últimos dias deixaram 15 municípios em situação de emergência. Até a noite de domingo, o órgão já havia recebido comunicação das seguintes cidades: Palmitos, Joaçaba, Itapiranga, Águas de Chapecó,Videira,Herval do Oeste, Capinzal,Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani, Rio do Sul e Cordilheira Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.