Calor na região da Av. Paulista neste sábado (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) |
A cidade de São Paulo registrou neste sábado (1º) 35,8°C no Mirante de Santana, na Zona Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é a maior registrada no ano e também o recorde para um mês de fevereiro desde 1943, quando começaram as medições diárias do instituto. A máxima anterior era de 34,7°C registrada em 3 de fevereiro de 1984.
A maior temperatura de 2014 havia ocorrido em 3 de janeiro: 35,4°C. A umidade relativa do ar registrada no Mirante de Santana, onde acontece a medição oficial da cidade, ficou em 24% por volta das 16h deste sábado. O número empata com o menor valor já registrado em um fevereiro pelo Inmet. A Defesa Civil do município decretou estado de alerta nesta tarde por causa do tempo seco.
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o tempo não muda nos próximos dias, que serão ensolarados, quentes e com tempo seco.
Janeiro quente
Janeiro de 2014 já entrou para a história de São Paulo como o mês mais quente desde o início das medições diárias de temperatura feitas pelo Inmet. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do instituto mostra que a média das temperaturas máximas dos 31 dias do mês é 31,9ºC. Com isso, a média de janeiro deste ano ultrapassa à de fevereiro de 1984 (31,8ºC) como a maior já registrada para um mês do ano na capital.
Se comparada apenas com meses de janeiro, a média é 1ºC superior ao recorde anterior, de 1956, quando foi registrada uma média de 30,9ºC. Em apenas cinco dias do ano a máxima ficou abaixo de 30ºC – a menor delas foi no dia 16 (27,9ºC), ainda assim acima da média para um mês de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.