Suzano recebeu, de janeiro até o início deste mês, 883 reclamações
contra as empresas de telefonia. Foram 447 casos na telefonia fixa e 436
na telefonia móvel.
Por isso, o Procon de Suzano vai adotar, a partir deste mês de agosto, uma nova postura contra as empresas de telefonia, que são líderes em reclamações. O órgão terá tolerância zero e não resolverá mais o caso em tratativa preliminar, seguindo diretamente para o registro formal de reclamação. O intuito é fazer com que essas empresas adotem uma nova forma de trabalho, reduzindo o desgaste para o consumidor.
A principal reclamação dos consumidores é com relação a cobranças abusivas ou indevidas.
De acordo com a coordenadora do Procon, Sandra Nogueira, a situação pode ser pior. "Esses números não representam a real situação do consumidor, já que muitos deles não vêm ao órgão por falta de tempo, por exemplo. Com isso, a pessoa amarga descontentamento e frustração com o produto", explicou.
Ela cita que essas empresas de telefonia costumam resolver os problemas na primeira fase de procedimentos do Procon, que é o registro da Carta de Informações Preliminares (CIP), pois não querem que seu nome conste no rol da Reclamação, que é um registro que o órgão tem para demonstrar como as empresas agem.
"Se as empresas têm capacidade de resolver o problema na fase preliminar, por que não sanam os questionamentos dos consumidores com seu serviço de atendimento próprio?", questiona a coordenadora. Segundo Sandra, 80% das demandas do Procon são resolvidas na fase das CIPs.
O Procon de Suzano fica na Rua Baruel, 126, e funciona das 8 às 17 horas, com entrega de senhas até as 15 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4744-7322 e 4744-7461.
O órgão também recebe denúncias por e-mails: procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.
Por isso, o Procon de Suzano vai adotar, a partir deste mês de agosto, uma nova postura contra as empresas de telefonia, que são líderes em reclamações. O órgão terá tolerância zero e não resolverá mais o caso em tratativa preliminar, seguindo diretamente para o registro formal de reclamação. O intuito é fazer com que essas empresas adotem uma nova forma de trabalho, reduzindo o desgaste para o consumidor.
A principal reclamação dos consumidores é com relação a cobranças abusivas ou indevidas.
De acordo com a coordenadora do Procon, Sandra Nogueira, a situação pode ser pior. "Esses números não representam a real situação do consumidor, já que muitos deles não vêm ao órgão por falta de tempo, por exemplo. Com isso, a pessoa amarga descontentamento e frustração com o produto", explicou.
Ela cita que essas empresas de telefonia costumam resolver os problemas na primeira fase de procedimentos do Procon, que é o registro da Carta de Informações Preliminares (CIP), pois não querem que seu nome conste no rol da Reclamação, que é um registro que o órgão tem para demonstrar como as empresas agem.
"Se as empresas têm capacidade de resolver o problema na fase preliminar, por que não sanam os questionamentos dos consumidores com seu serviço de atendimento próprio?", questiona a coordenadora. Segundo Sandra, 80% das demandas do Procon são resolvidas na fase das CIPs.
O Procon de Suzano fica na Rua Baruel, 126, e funciona das 8 às 17 horas, com entrega de senhas até as 15 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4744-7322 e 4744-7461.
O órgão também recebe denúncias por e-mails: procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.
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