domingo, agosto 25, 2013

JORDÂNIA: mar morto está secando.

 O aquecimento global pode secar água de lagos, mares e oceanos? Mito
O relatório técnico sobre mudanças climáticas e água do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) aponta que o efeito global do aquecimento será a intensificação do ciclo d?água, provocando fortes inundações em algumas regiões e secas cada vez mais severas em outras. O documento não indica o fim dos recursos hídricos, mas a escassez de água doce e limpa para consumo, afetando mais de 1 bilhão de pessoas diretamente, do Mediterrâneo ao sul da África
Agosto - Abdullah Nsur, premiê da Jordânia, anunciou nesta semana o começo da primeira fase do ambicioso plano para transportar a água do Mar Vermelho para o Mar Morto, que encolhe mais de um metro por ano e corre risco de secar completamente antes de 2050. O projeto tem custo de US$ 1 bilhão e levara ao país desértico cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada por ano Jack Guez/AFP


Transpor água de um mar que não tem problemas para outro que está secando parece ser uma medida sensata. E dá a impressão de que os desafios não iriam muito além dos custos altos e dos investimentos em tecnologia.
No entanto, quando há vários países envolvidos, a questão torna-se muito mais difícil. Especialmente se essa operação ocorre no Oriente Médio.
Ainda assim, o primeiro-ministro da Jordânia, Abdullah Nsur, anunciou esta semana o lançamento da primeira fase de um plano para transportar a água do Mar Vermelho para o Mar Morto.
O custo do projeto é estimado em US$ 1 bilhão e levará à Jordânia 100 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada por ano.
Para um país como a Jordânia, onde 92% do território é deserto e a falta de água é um problema sério, essa pode ser a solução que muitos esperam há anos. Além disso, o nível do Mar Morto encolhe mais de um metro por ano e, se continuar nesse ritmo, há quem diga que ele pode secar em 2050.
Seca
No entanto, Scott Wells, professor de Engenharia Ambiental da Portland State University, explica que não há risco de que o Mar Morto seque totalmente.
"Ele nunca vai secar, mas vai, sim, ser reduzido gradualmente até que não haja mais evaporação. Ele então vai se tornar uma espécie de massa salgada semilíquida", explica.
O Mar Morto é muito profundo, então mesmo que o nível da água diminua, ainda restam 300 metros de profundidade.
"Vai ser um Mar Morto que não estamos acostumados. Não será um lugar onde as pessoas queiram ir passear", disse Wells disse à BBC Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.