sexta-feira, março 08, 2013

SUZANO:Viaduto de oito quilômetros ficará pronto até outubro.



Encontro Leve Estruturado, em Suzano, já pode ser visto na estrada de Santa Mônica, no Jardim Suzanópolis

       SÓ LEMBRANDO!...   MOTIVO DA EXTENÇÃO  DESSE                       VIADUTO, É SOMENTE O IMPÁCTO           
               AMBIÊNTAL, E EVITAR MAIS REMOÇÕES.
                                              

O Encontro Leve Estruturado, nome técnico dado ao viaduto que está em construção em Suzano como parte das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, deve ser concluído até outubro deste ano. A previsão é do diretor técnico da Contern, empresa responsável pelos trabalhos, José Carlos Brito, que participou da finalização das escavações do Túnel Santa Luzia, ontem, em Ribeirão Pires, acompanhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo Brito, o viaduto terá extensão de 8,8 quilômetros e está sendo erguido às margens da estrada de Santa Mônica, no Jardim Suzanópolis. O diretor técnico explicou que o projeto teve que ser alterado para que as obras pudessem entrar em um ritmo maior. "Concebemos para fazer todo ele de uma forma só. Mas depois vimos que tem várias áreas, toda a parte do areial em Arujá e Itaquá. Nós estamos acelerando as obras pelo chão para melhorar a velocidade", disse Brito. Cerca de 80% das desapropriações previstas já foram realizadas.

Como um dos pontos considerados mais críticos do projeto era a conclusão do Túnel Santa Luzia, que agora está com 70% finalizado (resta a concretagem das paredes e acabamento), Alckmin acredita que os trabalhos no Trecho Leste entrarão no seu auge. "Em maio e junho, vamos chegar ao auge da obra, com mais de cinco mil trabalhadores no Rodoanel, hoje estamos com 3,1 mil. O nosso prazo final é março de 2014 para entregar toda a obra, teremos um viaduto contínuo de oito quilômetros e 18 quilômetros de outras pontes para não impactar o meio ambiente, evitar remoções de terra maior e não afetar os cursos d´água", afirmou o governador.


Pedágios
O diretor da Contern esclareceu ainda a questão dos pedágios. Em cada um dos trechos (Leste, Norte, Oeste e Sul) haverá um pedágio para sair de um e entrar em outro. Com a possível construção de um novo acesso entre Suzano e Ribeirão Pires, a saída também deve ser cobrada. "Os pedágios são sempre nas alças de saída, ou na mudança de trevo. Se você entrar na Régis Bittencourt e for sair em Arujá, você vai pagar o pedágio do Sul e do Leste", exemplificou.
Brito disse que inicialmente a Contern irá bancar o custeio, mas depois será discutida a forma do ressarcimento.

A SPMar explicou que existem três possibilidades: ou o governo do Estado paga 100% do investimento realizado, ou a SPMar faz o reequilíbrio financeiro ou amplia o período de concessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.