sábado, março 09, 2013

MAIS UM: Asteroide passará perto da Terra neste sábado.





São Paulo - Um asteroide recém-descoberto passará perto da Terra neste sábado (9). As agências espaciais garantem que não existe possibilidade da rocha espacial do tamanho de um campo de futebol atingir o planeta.
O asteroide é chamado de 2013ET. A rocha espacial tem 80 metros de largura e vai se aproximar da Terra no final da tarde de sábado, a uma distância de 975 mil quilômetros. Quando isso acontecer, o objeto estará em uma distância equivalente a 2,5 vezes a distância entre a Terra e Lua.



Os cientistas estão tranquilos porque, em fevereiro, um asteroide de 45 metros passou ainda mais perto da Terra. A rocha espacial cruzou a uma distância de 28 mil quilômetros do planeta.
Um fato que chama atenção é que o 2013ET foi descoberto há apenas uma semana. Os astrônomos acreditam que o número de asteroides com órbita próxima ao planeta atinge 1 milhão, mas somente 9.700 foram descobertos até agora. Além disso, a partir de agora que o asteroide já foi detectado, sua rota será monitorada pelos astrônomos.
Segundo a Nasa, o asteroide poderá ser visto no Hemisfério Norte na noite desta sexta-feira (8), com auxílio de telescópios. A partir de sábado, a visão ficará dificultada porque ele deve cruzar a Terra durante o dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.