terça-feira, março 12, 2013

SERIA INJUSTIÇA:Estudo definirá se Suzano vai ter novo acesso ao Rodoanel.



Segundo a SPMar, novo trevo não atrapalharia obra, que já está em andamento

 Um estudo de demanda definirá se Suzano vai se beneficiar com um novo acesso ao Trecho Leste do Rodoanel "Mário Covas". É o que informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que ficará responsável por elaborar o levantamento solicitado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Não existe prazo para que essa pesquisa seja concluída. A estimativa de custo para a obra pode chegar aos R$ 200 milhões.

Na semana passada, durante visita a Ribeirão Pires, Alckmin anunciou que a região poderá ser beneficiada com mais um acesso ao Rodoanel. A previsão é que esse novo trevo fique entre a estrada dos Fernandes, em Suzano, e a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), já no trecho de Ribeirão Pires. A Artesp informou que existe um pedido por parte da Prefeitura de Ribeirão Pires para a implantação de uma saída do Rodoanel às vias mencionadas.

O que vai definir se, de fato, as cidades de Suzano e Ribeirão serão beneficiadas com um novo acesso é uma pesquisa denominada "Origem e Destino", para verificar para onde vão e de onde vêm os veículos que circulam na região. Essa pesquisa é muito comum no segmento de transporte coletivo metropolitano.

A Artesp ressaltou que o Rodoanel é uma rodovia fechada e classificada como "classe zero", por ter como característica poucos acessos e saídas, justamente para garantir a fluidez viária, o que a torna uma opção atrativa para retirar o trânsito de veículos de passagem da Grande São Paulo. Baseada nessas características, a criação de mais um acesso descaracteriza o princípio do anel viário. "A rodovia não é feita para ter vários acessos e a finalidade dela é tirar o trânsito pesado das regiões urbanas. Se eu encho de acesso, o pessoal que devia trafegar pela via urbana, vai fugir pelo rodoanel, como aconteceu com o Rodoanel Oeste", avaliou o diretor técnico da Contern, José Carlos Brito.

No projeto original existem quatro acesso previsto ao Trecho Leste. São eles: no final do Trecho Sul, junto à interligação com avenida Papa João XXIII, em Mauá; na rodovia Henrique Eroles (SP-66), em Suzano; na rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquaquecetuba; e na rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá.

A Concessionária SPMar, responsável pelas obras e por administrar futuramente o Trecho Leste, esclareceu que o novo acesso não implicaria em interferência no cronograma das obras do Rodoanel, previstas para serem entregues em março de 2014, e que os custos desse projeto, que não estava previsto no original, devem ser avaliados com a Artesp.

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