Segundo a SPMar, novo trevo não atrapalharia obra, que já está em andamento |
Um estudo de demanda definirá se Suzano vai se beneficiar com um novo acesso ao Trecho Leste do Rodoanel "Mário Covas". É o que informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que ficará responsável por elaborar o levantamento solicitado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Não existe prazo para que essa pesquisa seja concluída. A estimativa de custo para a obra pode chegar aos R$ 200 milhões.
Na semana passada, durante visita a Ribeirão Pires, Alckmin anunciou que a região poderá ser beneficiada com mais um acesso ao Rodoanel. A previsão é que esse novo trevo fique entre a estrada dos Fernandes, em Suzano, e a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), já no trecho de Ribeirão Pires. A Artesp informou que existe um pedido por parte da Prefeitura de Ribeirão Pires para a implantação de uma saída do Rodoanel às vias mencionadas.
O que vai definir se, de fato, as cidades de Suzano e Ribeirão serão beneficiadas com um novo acesso é uma pesquisa denominada "Origem e Destino", para verificar para onde vão e de onde vêm os veículos que circulam na região. Essa pesquisa é muito comum no segmento de transporte coletivo metropolitano.
A Artesp ressaltou que o Rodoanel é uma rodovia fechada e classificada como "classe zero", por ter como característica poucos acessos e saídas, justamente para garantir a fluidez viária, o que a torna uma opção atrativa para retirar o trânsito de veículos de passagem da Grande São Paulo. Baseada nessas características, a criação de mais um acesso descaracteriza o princípio do anel viário. "A rodovia não é feita para ter vários acessos e a finalidade dela é tirar o trânsito pesado das regiões urbanas. Se eu encho de acesso, o pessoal que devia trafegar pela via urbana, vai fugir pelo rodoanel, como aconteceu com o Rodoanel Oeste", avaliou o diretor técnico da Contern, José Carlos Brito.
No projeto original existem quatro acesso previsto ao Trecho Leste. São eles: no final do Trecho Sul, junto à interligação com avenida Papa João XXIII, em Mauá; na rodovia Henrique Eroles (SP-66), em Suzano; na rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquaquecetuba; e na rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá.
A Concessionária SPMar, responsável pelas obras e por administrar futuramente o Trecho Leste, esclareceu que o novo acesso não implicaria em interferência no cronograma das obras do Rodoanel, previstas para serem entregues em março de 2014, e que os custos desse projeto, que não estava previsto no original, devem ser avaliados com a Artesp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.