sábado, outubro 27, 2012

BADRA: prefeito eleito paulo tokuzumi tem seu foco em favelas do miguel badra.


 Sem negar ou esconder as dificuldades que terá de enfrentar para resolver o problema das favelas em Suzano, o prefeito eleito Paulo Tokuzumi (PSDB) antecipou ao Diário do Alto Tietê, algumas ideias de ações que pretende colocar em prática a partir de janeiro de 2013 para impedir que as ocupações continuem crescendo e depois garantir melhores condições de vida a centenas de famílias.
Tokuzumi fez comentários e observações sobre a situação e possíveis soluções para as favelas do Miguel Badra, do Jardim Monte Cristo e do Rio Abaixo e manifestou-se também sobre o sério problema da falta de áreas públicas para a implantação de novos conjuntos habitacionais em parceria com o governo estadual.

Com bastante honestidade e transparência, o próximo prefeito da cidade disse que ainda não tem uma estratégia para "eliminar" a favela que cresce na margem do rio Jaguari e da avenida Mario Covas, no Miguel Badra. Mas garantiu que tratará do assunto com cuidado, e por isso preferiu não estimar prazos para acabar com o problema.

"Por enquanto, não tenho ação definida, até porque não tenho conhecimento das áreas para que eventualmente se faça um projeto de lote urbanizado ou um projeto habitacional para que as famílias não sofram com as transferências. Se a pessoa vai sair, tem que ir para um local onde se sinta bem e, de preferência, para um lugar próximo. Muitas pessoas que moram em casa térrea não se acostumam com prédio, por exemplo", disse Tokuzumi. Ele afirmou ainda que quer ter mais informações sobre a situação para tomar decisões que não prejudiquem as famílias invasoras. "Às vezes, essas pessoas estão lá não porque querem, mas por haver necessidade. Vamos fazer isso com muito cuidado", argumentou.
O prefeito eleito informou que a partir do dia 1° de janeiro vai fazer reuniões com essas comunidades, em especial com as famílias do Rio Abaixo. "É muito difícil conseguir resolver o problema deles enquanto essas ocupações estiverem ampliando. Primeiro, teremos que conter esse crescimento, fazer um projeto dentro da área. Sei que ali há áreas próximas que podem ser desapropriadas para fazer lotes urbanizados. Ali é um local um pouco mais fácil de resolver porque o Miguel Badra não tem mais áreas próximas. A gente pode urbanizar esses lotes e dar condição de vida para que fiquem melhor instalados", disse o prefeito eleito sobre a favela formada ao lado dos Jardins Varan, Alterópolis e Margarete, que ganhou mais de 500 novas casas e barracos nos últimos oito anos
Sobre os assentamentos no Jardim Monte Cristo, o tucano disse que o governo vai analisar o caso de cada família. "Vamos conversar um a um para ver a situação real. Temos que analisar a possibilidade de conseguir urbanizar lotes para que os moradores tenham o menor impacto possível", ressaltou Tokuzumi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.