terça-feira, setembro 04, 2012

Pesquisa Ibope em Suzano: Paulo Tokuzumi (PSDB) se isola na frente com 28% e Stuani (PT) chega a 15%, na vice-liderança

http://suzano2012.files.wordpress.com/2012/09/stuanitoku.png
Saiu mais uma pesquisa estimulada de intenção de voto para a disputa da prefeitura suzanense. O tucano Paulo Tokuzumi aparece na liderança com 28% das intenções de voto, contra 15% do petista Valdicir Stuani e 13% do petebista Israel Lacerda. Faltando um mês para a realização do pleito o cenário entra em seu momento de definição.
Como falamos há tempos nesse blog a polarização PT x PSDB começa a acontecer e deve ser o grande embate do dia 7 de outubro. Tokuzumi aparece com uma bela vantagem na pesquisa, mas o crescimento de Stuani, se compararmos com seus números na pesquisa do DAT, mostra que a entrada do prefeito Marcelo Candido na campanha surtiu efeito, atraindo votos para o candidato da situação.
Como sempre, o assunto repercutiu nos bastidores e redes sociais. Quem aparece na frente comemora, e quem acha que os números não foram favoráveis reclama e ataca. Vale lembrar que a pesquisa de intenção de votos não decide uma eleição, não conta votos na urna, não libera verbas milagrosas aos candidatos e nem lhes dão a vantagem do empate numa eleição.
Ela é simplesmente uma fotografia do momento, resultado de um trabalho metodológico de pesquisa. Qualquer um de nós pode encomendar uma pesquisa de qualquer instituto. Quem se sente prejudicado por números de pesquisas A ou B pode divulgar as próprias, desde que devidamente registradas e esfregar na cara do instituto a diferença numérica, se ela existir.
Suzano tem um histórico de erros em pesquisas eleitorais publicadas nos jornais da cidade, ainda assim isso não foi alvo de reclamação por vários anos, tanto que os jornais e seus donos foram agraciados “de vez em sempre” com homenagens e honrarias por parte das autoridades do município.
Cabe aos estrategistas de campanha fazerem sua leitura particular, acreditar que os números são falsos e trabalhar em cima daquilo que tem em mãos ou nortear suas estratégias pelos números divulgados.
A verdade é que PT e PSDB podem comemorar a consolidação de seus candidatos, já que problemas nos bastidores tucano e na estratégia petista fizeram com que as candidaturas demorassem a decolar. Resta agora saber qual o teto de cada um, se a ajuda do prefeito Marcelo Candido será suficiente para dar a vitória a Valdicir Stuani ou se Paulo Tokuzumi conseguirá se eleger com o apoio do deputado Estevam Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.