A partir de segunda-feira, dia 4 de junho, todas as farmácias populares começarão a distribuir gratuitamente medicamentos para o tratamento de asma. A região possui seis estabelecimentos conveniados nos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Para a retirada dos medicamentos é necessário apresentar alguns documentos, entre eles o RG, CPF e a receita médica válida no prazo de 120 dias. No caso da pessoa que não tem condições de ir retirar o remédio, só será disponibilizado caso ela se enquadre nas seguintes condições: considerada incapaz (desde que comprovado), pessoa idosa (com idade igual ou superior a 60 anos) e crianças e adolescentes (com idade inferior a 18 anos).
Sobre os medicamentos para menores de idade, a liberação será feita no nome do representante legal e será realizada mediante apresentação dos documentos do titular da receita, do documento oficial com foto ou certidão de nascimento do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação.
De acordo com os dados apresentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a asma é a quarta enfermidade mais comum de internação no Brasil. Segundo o SUS, os custos com medicamentos para tratar a doença chegam a corresponder a 25% do orçamento de uma família de baixa renda.
Se ainda persistirem dúvidas sobre os procedimentos de operacionalização ou ocorrerem erros no sistema, as prefeituras advertem para que as pessoas entrem em contato diretamente com as farmácias relacionadas no quadro. Segundo o SUS: A asma é a quarta enfermidade mais comum de internação no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.