domingo, setembro 07, 2014

BOLÍVIA:...Estrada nos Andes bolivianos é a mais perigosa do mundo.


Segundo estimativas do governo local, cerca de 350 pessoas morriam por ano na estradaSegundo estimativas do governo local, cerca de 350 pessoas morriam por ano na estrada - Foto: Michael Fernando Jauregui SchiffelmannCom alguns trechos medindo apenas três metros de largura, a Com alguns trechos medindo apenas três metros de largura, a "estrada da morte" recebe mais de 6 mil visitantes por ano interessados em descê-la de bicicleta - Foto: Michael Fernando Jauregui SchiffelmannDesde 2008, 21 ciclistas perderam a vida na íngreme descida de 3,4 mil metros de altura numa velocidade de até 50 km/hDesde 2008, 21 ciclistas perderam a vida na íngreme descida de 3,4 mil metros de altura numa velocidade de até 50 km/h - Foto: Michael Fernando Jauregui SchiffelmannConstruída na década de 1930 por prisioneiros, a fama negativa da onstruída na década de 1930 por prisioneiros, a fama negativa da "estrada da morte" começou muito antes do início das obras - Foto: Yann DuarteO circuito ciclístico tem 50 quilômetros de extensão e liga as cidades de La Cumbre e YolosaO circuito ciclístico tem 50 quilômetros de extensão e liga as cidades de La Cumbre e Yolosa - Foto: Marco Antonio.


Construída na década de 1930 por prisioneiros, a fama negativa da "estrada da morte" começou muito antes do início das obras do governo boliviano. No século 19, o filho de um escravo, conhecido como Zambo Salvito, ficou famoso por roubar e assassinar viajantes que passavam pelo caminho. Ao final dos assaltos, ele distribuía o dinheiro 'arrecadado' entre os escravos e índios locais. Na década de 1980, a estrada voltou a ganhar destaque mundial após um ônibus despencar 300 metros num penhasco e matar mais de 100 pessoas. A estrada foi construída nas Cordilheiras do Andes numa altura de 4,7 mil metros


A estrada  

Construída nas Cordilheiras do Andes numa altura de 4,7 mil metros, a estrada "Camiño a los Yungas" ganhou fama mundial, em 1995, após ser considerada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como a mais perigosa rodovia do mundo. Localizada na Bolívia, a estrada serpenteia por 64 quilômetros que variam entre penhascos, belas cachoeiras e curvas fechadas.
Conhecida como "estrada da morte", a rodovia era a principal rota de ligação até 2007 entre a capital boliviana, La Paz, e a cidade de Coroico. Segundo estimativas do governo local, cerca de 350 pessoas morriam por ano na estrada. Estes números diminuíram consideravelmente após a construção de uma nova e mais segura rodovia na região. Com isso, o "Camiño a los Yungas" se transformou num famoso ponto turístico para quem gosta de aventura off-Road.
Com alguns trechos medindo apenas três metros de largura, a "estrada da morte" recebe mais de 6 mil visitantes por ano interessados em descê-la de bicicleta. O passeio que é organizado por diversas agências turísticas da região é mais seguro que andar de carro, mas ainda assim causa mortes. Desde 2008, 21 ciclistas perderam a vida na íngreme descida de 3,4 mil metros de altura numa velocidade de até 50 km/h.
O circuito ciclístico tem 50 quilômetros de extensão e liga as cidades de La Cumbre e Yolosa. O trajeto radical dura aproximadamente 4 horas e é feito sempre com o acompanhamento de guias devido ao alto risco de acidentes. O início da descida está localizado a 11 quilômetros de La Paz e possui desfiladeiros de até 500 metros de altura.
Se o perigo ronda a cada curva da estrada, suas belezas naturais compensam os aventureiros. A rodovia passa por uma área conhecida como pré-amazônia e ainda corta a Cordilheira dos Andes com suas paisagens idílicas.
Estrada da morte
 A estrada foi construída nas Cordilheiras do Andes numa altura de 4,7 mil metros - Foto: Matthew Straubmuller.

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