quarta-feira, julho 23, 2014

FALTA DE CHUVAS:Sabesp paga R$ 3 milhões por serviços ligados a 'chuva' no Alto Tietê.

imagem da represa antes da estiagem.
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (22) a contratação de uma empresa para a indução de chuvas sobre o Sistema Alto Tietê. Segundo a Sabesp, o sistema estava nesta quarta-feira (23) com 22% de sua capacidade.
Segundo o Diário Oficial, o contrato é de cerca de R$ 3,68 milhões e tem como objetivo a prestação de serviços de "monitoramento climático, indução de chuvas, registro e medição de chuvas localizadas induzidas sobre a Bacia Hidrográfica do Sistema Alto Tietê".
De acordo com a Sabesp, esse não é o primeiro contrato firmado com esta empresa. Um trabalho anterior, realizado no Sistema Cantareira, provocou segundo a concessionária uma chuva de aproximadamente 11,5 bilhões de litros desde o início do contrato. Em nota enviada ao G1 nesta quarta-feira (23), a Sabesp afirmou que o resultado justificaria uma nova implantação do método também no Alto Tietê. "Esse resultado já justifica a contratação do serviço para a bacia do Sistema Cantareira e também a opção por ampliar o trabalho para a região do Sistema Alto Tietê".
Já de acordo com o site da empresa contratada, a tecnologia já contabiliza sete contratos com a Sabesp e cerca de '600 chuvas realizadas'. O site afirma ainda que o processo já é aplicado sobre os mananciais do Sistema Cantareira e também do Alto Tietê.
De acordo com a Sabesp, o processo de 'semeadura de nuvens' depende de condições climáticas das formações das nuvens. "Há um monitoramento constante e diário e acompanhamento por radares para identificar potenciais nuvens com capacidade de provocar chuvas exatamente na área das represas", diz a concessionária.
A semeadura de nuvens, segundo a Sabesp, é uma iniciativa que surgiu nos anos 1930 nos Estados Unidos e difundida no mundo, com resultados comprovados. Já de acordo com a empresa contratada pela Sabesp, o método utiliza água potável e gotícolas de tamanho controlado, lançadas no interior de nuvens. A semeadura gera precipitação após cerca de 20 a 40 minutos depois da semeação.

imagem da represa depois da estiagem.
Volume morto:
A Sabesp anunciou nesta segunda-feira (21) que pretende começar a utilizar a reserva técnica do Sistema Alto Tietê, o segundo maior da Grande São Paulo, a partir do mês de agosto. Ao todo, 25 bilhões de litros de água do volume morto deverão ser bombeados. O sistema Alto Tietê é formado por cinco represas e está com 22,4% da capacidade: 116 bilhões de litros.
"Nós estamos prevendo a utilização de uma reserva técnica no Biritiba Mirim a partir do mês de agosto, a partir de obras que vão tirar água da represa Biritiba para jogar na captação do túnel de transferência do Biritiba para o Jundiaí", explicou o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato.
Segundo a Sabesp, das cinco represas do Alto Tietê, as duas que têm reserva técnica já recuaram muito. Na Biritiba as pessoas conseguem andar pelo local que antes era alagado. "Estou aqui há 5 anos e desse estado que está é a primeira vez", diz o comerciante Nick Morimoto.
Na represa Jundiaí, construções antes submersas estão ressurgindo. A Sabesp informa que a reserva técnida da represa também poderá ser utlizada nos próximos meses. "A outra reserva técnica maior, que é a do Jundiai, nós utilizaremos somente se necessário a partir de novembro deste ano", explica Massato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.

Em Destaque!

PAVIMENTAÇÃO DE FAVELAS: Obras do Gonverno Federal administrada pela prefeitura de Suzano traz Beneficios ao Bairro miguel badra.

  Ministério das Cidades- Programa do Governo Federal beneficiando Bairros de Suzano. Obras Concluídas pela Gestão atual. juntamente com...