quinta-feira, outubro 31, 2013

SUZANO MAIS MÉDICO: Médicos estrangeiros atuarão em sete UBSs de bairros da periferia.

Seis médicos cubanos e três argentinos vão trabalhar em Suzano; UBS do Miguel Badra terá profissionais
Os nove profissionais encaminhados para Suzano por meio do programa do governo federal "Mais Médicos" devem começar a trabalhar na cidade a partir da próxima semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim São José, Jardim Alterópolis, Miguel Badra, Eduardo Nakamura (Miguel Badra), Vila Fátima, Jardim Europa e Jardim do Lago.


De acordo com a prefeitura, todos os médicos são estrangeiros, sendo seis cubanos e três argentinos. "Representantes da Secretaria de Saúde do município foram até a cidade de São Pedro, no interior paulista, para buscar os profissionais que estavam finalizando a participação em um curso exigido pelo Ministério da Saúde", informou a prefeitura, em nota.
"Eles passarão por um processo de acolhimento na rede pública e depois irão começar a trabalhar nas estruturas do município", explicou a secretária de Saúde,Valéria Riccio Genovezzi Fernandes. Segundo ela, os profissionais ainda precisam do registro do Ministério da Saúde para começarem a clinicar oficialmente no Brasil.

Além desses nove médicos estrangeiros, Suzano já tinha recebido uma profissional brasileira por meio do programa. "A médica chegou ao município em setembro, no entanto, pela falta de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), ela passou as últimas semanas tomando contato com a comunidade e se inteirando sobre a forma de trabalho na Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo", acrescentou a secretária.


Auxílio
Na sessão da última quarta-feira, a Câmara de Suzano aprovou o projeto de lei que concede auxílio-moradia e auxílio-alimentação para os nove médicos enviados pelo governo federal. Casa profissional receberá da administração municipal R$ 2,5 mil para despesas com a locação de um imóvel e R$ 500 para a compra de alimentos. Os valores dos benefícios serão reajustados anualmente e valerão enquanto o médico estiver vinculado ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.