Complexo Viário do Centro de Mogi está 92% concluído
A pouco mais de um mês do prazo para inauguração, a construção
do Túnel 2 do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, no
Centro, está chegando à fase final, restando apenas a conclusão de 8%
dos serviços para que o primeiro acesso seja liberado aos veículos. Os
tapumes que cobriam os canteiros de obras instalados nas ruas Doutor
Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa já foram removidos.
Conforme explica o secretário
municipal de Serviços Urbanos, João Francisco Chavedar, o pavimento
rígido do Túnel 2 está sendo concluído, bem como as sinalizações,
instalações elétricas e hidráulicas, o sistema de iluminação pública e
de combate a incêndio. A obra dos reservatórios de captação de águas e
as redes de drenagem urbana também estão em fase final.
O grosso da obra já foi concluído.
Agora, terão início os serviços de sinalização viária, acabamentos e
recomposição de pavimento na Praça Oswaldo Cruz e na Rua Braz Cubas.
Segundo Chavedar, praticamente 92% dos serviços do Túnel 2, que levará o
tráfego no sentido Centro-Bairro, já foram executados. Já em relação ao
Túnel (Bairro-Centro) está com algo em torno de 40% de conclusão. A
expectativa é de entregar a obra completa até o final do próximo ano.
Ainda de acordo com Chavedar, a
expectativa é de que com a abertura do Túnel 1 ocorra “uma significativa
melhora nas condições de trânsito da Região”, em especial na redução do
volume de veículos nas transposições existentes na linha férrea nas
ruas Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Salles.
No último dia 20 de setembro, a Rua
Doutor Ricardo Vilela voltou a ser opção para quem sai do Centro de Mogi
das Cruzes e segue em direção a Braz Cubas, após a liberação do trecho
da via que passa sobre os novos túneis do complexo viário, na altura da
antiga Praça Sacadura Cabral. Com isso, os veículos podem seguir até a
Rua Princesa Isabel de Bragança – uma alternativa a quem precisa acessar
a Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
O investimento no complexo viário
foi de R$ 128.851.445,30, sendo R$ 98 milhões provenientes do Governo
Federal e R$ 30 milhões de recursos próprios da Prefeitura.
O Túnel 2 (que ficará pronto
primeiro) tem 298 metros de extensão, sendo 33 metros debaixo da terra, e
ligará as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já o
Túnel 1 terá 426 metros de extensão, sendo 190 subterrâneos, e vai ligar
a Rua Cabo Diogo Oliver à Avenida Governador Adhemar de Barros.
Após a conclusão, a Praça Sacadura
Cabral será integrada com outras duas: a Oswaldo Cruz e uma nova praça,
situada no quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Engenheiro
Gualberto e Hamilton da Silva e Costa, onde havia um posto de
combustíveis e alguns imóveis residenciais e comerciais – todos foram
desapropriados pela Prefeitura para a obra. DANILO SANS
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