sexta-feira, julho 15, 2016

TURQUIA: Em atenção, possivel golpe militar.

Turquia, tomada pelo exercito

Primeiro-ministro denuncia tentativa de golpe militar na Turquia

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou em rede nacional nesta sexta-feira (15) que o país passa neste momento por uma tentativa de golpe militar. Segundo relatos de testemunhas, as pontes sobre o Estreito de Bósforo, em Istambul, foram fechadas. Tanques, caças e militares foram vistos em Istambul e em Ancara, a capital do país. Há relatos de tiros disparados em Ancara.
"Estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa de golpe. Não permitiremos esta tentativa de golpe", disse. "Este é um ato ilegal tomado por um grupo militar que está agindo fora da linha de comando. Nosso povo deve saber que não permitiremos nenhuma tentativa de ferir a democracia."
No entanto, o Exército da Turquia informou, em comunicado, que assumiu o poder em todo o país. A nota diz que os militares tomaram o poder para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos. O comunicado, divulgado por canais de televisão turcos, afirma que todas as relações externas existentes da Turquia serão mantidas e que o Estado de direito permanecerá como prioridade.
Os militares que tomaram o poder na Turquia declararam lei marcial. Na prática, ela suspende as liberdades fundamentais das pessoas, veta manifestações, censura opiniões e restringe o direito de ir e vir. Também foi decretado um toque de recolher.
Fontes do governo confirmaram à BBC e à CNN que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, está a salvo, mas sua localização ainda é desconhecida. Ele ainda não se manifestou sobre a tentativa de golpe.
Nas redes sociais, há informações de que soldados fecham as duas pontes que fazem ligação entre o lado asiático e o europeu de Istambul. Tanques militares estão nas ruas da capital, Ancara, onde há também relatos de tiroteios.
A TV turca exibiu imagens de tanques no aeroporto internacional Ataturk, que foi atacado por homens-bomba há algumas semanas em um atentado que deixou 40 mortos. Os voos que partiriam do local foram cancelados. Voos das companhias Lufthansa e da British Airways que seguiam para Istambul foram desviados.
Turcos dizem que a TV estatal está fora do ar. Segundo a CNN turca, soldados ocuparam as instalações do canal. O Partido AK, do presidente, informou que soldados também ocuparam as instalações e pediram que os funcionários se retirassem.

Tentativas de golpe

O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, faz parte do governo turco desde 2002. Primeiramente como primeiro-ministro, o membro do partido AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento) foi eleito democraticamente em 2014. 
A política turca de iniciar uma guerra contra o jihadismo sírio e a guerrilha curda, minoria no país, tem mantido uma grande tensão entre o partido no poder e outros grupos políticos. 
Em junho de 2015, o partido pró-curdo HDP chegou a dizer que Erdogan tinha dado um golpe de Estado no país. 
Em novembro do ano passado, dois generais da ativa e um coronel da reserva sob a acusação de espionagem, tentativa de golpe de Estado e fundação de uma organização terrorista armada.
(Com agências internacionais)

fonte:  UOL Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.