sábado, abril 16, 2016

EQUADOR: Um forte tremor de magnitude 7,8 foi sentido neste sábado (16).


 

Forte terremoto atinge Equador e gera alerta de tsunami em mais 4 países

Um forte tremor de magnitude 7,8 foi sentido neste sábado (16) no Equador, segundo o USGS (Serviço Geológico Americano).
O epicentro do tremor fica a 27 km da cidade de Muisne, perto da fronteira com a Colômbia. Um alerta de tsunami foi gerado para Equador, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru.
Segundo o Serviço Geológico Colombiano, o tremor aconteceu a 18h58 (horário local, 20h58 em Brasília) a uma profundidade de 127 quilômetros no oceano Pacífico, com epicentro na região fronteiriça.
O terremoto balançou prédios na capital equatoriana por 40 segundos, e muitas pessoas correram para as ruas. Quito é localizada a cerca de 173 km do epicentro do tremor.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico prevê ondas de 30 cm até 1 metro na costa do Equador.
Na Colômbia, o tremor foi sentido em cidades como Cali, Pasto e Popayán, segundo a União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).
Em alguns bairros de Cali, capital do departamento (Estado) de Valle del Cauca, foram registrados cortes de energia elétrica e os bombeiros da cidade informaram de rachaduras em construções.
O diretor da UNGRD, Carlos Ivan Márquez, disse ao canal RCN que o tremor foi "muito forte, mas profundo" e sentido nos departamentos de Nariño, Cauca, Valle del Cauca e no eixo cafeicultor, no centro do país. "Fizemos uma varredura em nível geral e não se tem nenhum reporte por enquanto de danos", acrescentou o diretor da UNRGD. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.