terça-feira, fevereiro 10, 2015

CRISE D´AGUA: chove em quase toda são paulo.

Salesópolis

Após sexta elevação de fevereiro, volume do Alto Tietê chega a 12,7%

Nesta terça-feira (10) o volume armazenado do Sistema Alto Tietê chegou a 12,7%, após registro de chuva de 1,4 mm nas represas na segunda-feira, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A pluviometria acumulada no mês subiu para 83,2 mm. No início deste mês o volume esava em 11%.
Nos dez primeiros dias de fevereiro de 2014 havia chovido apenas 0,5 mm. A média histórica de chuvas no mês é de 192 mm.
No dia 10 de fevereiro de 2014, o volume armazenado estava em 41,6%. Na época, o Estado já passava pela crise hídrica e a água do Alto Tietê tinha começado a ser usada para apoiar o Sistema Cantareira.
O nível do Rio Tietê na Estação Pedra de Afiar, em Mogi das Cruzes, está em 1,41 metro nesta terça-feira. Neste ponto é retirada a água que abastece 65% da cidade. O limite mínimo pra a captação, segundo o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), é de 1 metro. Ainda de acordo com o Semae, os outros 35% da água de Mogi são comprados da Sabesp.
A chuva do dia 5 de fevereiro foi a mais intensa do ano nas represas do Alto Tietê, com 43,88 mm, segundo a Sabesp. Neste ano, o maior índice pluviométrico tinha sido registrado no dia 7 de janeiro, de 17,2 mm.
O Sistema Alto Tietê fechou janeiro com chuva 58,72% abaixo da média. Uma lista com bairros do Alto Tietê que têm sofrido os efeitos da redução da pressão da água foi divulgada pela Sabesp.
Sistema Alto Tietê
O Sistema AltoTietê abastece 4,5 milhões de habitantes da Grande São Paulo e parte da capital. Desde dezembro de 2013, fornece água também a moradores que antes eram atendidos pelo Cantareira.
Em dezembro de 2013, a água produzida na região passou a atender parte da população que antes era abastecida pelo Sistema Cantareira, mas a medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin apenas em março de 2014.
Implantado no início da década de 1970, o sistema é formado por cinco reservatórios: Ponte Nova (Rio Tietê), no limite dos municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim; Paraitinga (Rio Paraitinga), em Salesópolis; Biritiba (Rio Biritiba), no limite dos municípios de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes; Jundiaí (Rio Jundiaí), em Mogi das Cruzes; e barragem de Taiaçupeba (Rio Taiaçupeba), no limite de Mogi e Suzano. A água do sistema é tratada na Estação de Taiaçupeba, em Suzano.

Confira o níveis dos sistemas que atendem a Grande São paulo

Cantareira: subiu de 5,9% para 6,1%;
Alto Tietê: subiu de 12,6% para 12,7%;
Guarapiranga: subiu de 53,4% para 54,2%;
Alto Cotia: subiu 33,1% para 33,3%;
Rio Grande: manteve-se em 78,8%;
Rio Claro: subiu 31,1% para 31,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.