quarta-feira, agosto 13, 2014

RIO TIETÊ:.....Próximo período de chuva pode mudar curso do rio diz geólogo.


Rio Tietê: Mirandópolis
    

Profissional percorreu o rio entre as cidades de Suzano e Itaquaquecetuba.
Segundo ele, próximo verão            decidirá futuro do rio.

             O geólogo Silvio Pomaro disse nesta terça-feira (12) que por causa do intenso perído de estiagem, o curso do Rio Tietê pode ser alterado no próximo perído do chuva. Pomaro percorreu o rio em duas cidades do Alto Tietê: Suzano e Itaquaquecetuba. "Com o avanço dessas águas e por conta da velocidade, ela pode mudar e abandonar alguns meadros, mas ela vai ter seu fluxo normal", detalha.
No trecho de Itaquaquecetuba, a reportagem da TV Diário flagrou o despejo de esgoto no rio. Para o geólogo, o impacto é forte. "São descargas das residência sendo despejadas no rio", diz.  Por conta da seca, um banco de areia se formou no meio do rio. Um cenário diferente para os moradores que vivem às margens. "Na época da enchente a água invadia as casas", diz o técnico de manutenção Lucas Francisco da Silva.
Esses pontos críticos estão a 70 quilômetros da nascente em Salesópolis. Mogi das Cruzes é uma das primeiras cidades banhadas pelo rio, responsável por 67% do abastecimento do município. Segundo o geólogo, o próximo verão pode ser definitvo para o futuro do Tietê. "Nós precisamos que chova nas cabeceiras e rio pode secar sim. Mas com o retorno das chuvas ele volta a subir", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.