segunda-feira, julho 21, 2014

AGUA:......pode haver possibilidade de utilizar volume morto do sistema Alto Tietê em agosto.

Represa da Ponte Nova, em Salesópolis
A Sabesp anunciou nesta segunda-feira (21) que pretende começar a utilizar a reserva técnica do Sistema Alto Tietê, o segundo maior da Grande São Paulo, a partir do mês de agosto. Ao todo, 25 bilhões de litros de água do volume morto deverão ser bombeados. O sistema Alto Tietê é formado por cinco represas e está com 22,4% da capacidade: 116 bilhões de litros.
"Nós estamos prevendo a utilização de uma reserva técnica no Biritiba Mirim a partir do mês de agosto, a partir de obras que vão tirar água da represa Biritiba para jogar na captação do túnel de transferência do Biritiba para o Jundiaí", explicou o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato.
Em dezembro de 2013, o Sistema Alto Tietê foi acionado para auxiliar o Sistema Cantareira, que está utilizando seu volume morto. Desde maio, o Alto Tietê vem perdendo por mês o equivalente de 5% de sua capacidade total.
Segundo a Sabesp, das cinco represas do Alto Tietê, as duas que têm reserva técnica já recuaram muito. Na Biritiba as pessoas conseguem andar pelo local que antes era alagado. "Estou aqui há 5 anos e desse estado que está é a primeira vez", diz o comerciante Nick Morimoto.
Na represa Jundiaí, construções antes submersas estão ressurgindo. A Sabesp informa que a reserva técnida da represa também poderá ser utlizada nos próximos meses. "A outra reserva técnica maior, que é a do Jundiai, nós utilizaremos somente se necessário a partir de novembro deste ano", explica Massato.
Represa da Ponte Nova, em Salesópolis

 No caso do cantareira, o volume morto começou a ser bombeado em maio, quando o nível chegou a 8%. "O maior desafio é convencer as autoridades de que não podem trabalhar só na crise, essa situação da seca é uma situação que vai passar quando vierem as chuvas e aí todo mundo vai esquecer desse problema até ele aparecer de novo", diz Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água.
Represa da Ponte Nova, em Salesópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.