quinta-feira, junho 19, 2014

PERIGO:Pipas causam desligamento de energia para 114 mil suzanenses.



Diário de Suzano ed.: 9855 - 19 de junho de 2014
Pelo menos 114 mil suzanenses foram prejudicados com a interrupção de energia elétrica em suas residências por causa das pipas na rede de fornecimento em 2013.
O número de ocorrências dessa natureza foi de 3.291 no ano passado. Deste total, 2.047 são em períodos não letivos - quando os estudantes estão em férias. Do total, 895 ocorrências foram referentes a pipas na rede elétrica.
Neste ano, o período de recesso escolar chegou mais cedo por conta da Copa do Mundo.
Por isso, neste mês será mais comum a presença das crianças nas ruas aproveitando o momento de descanso para brincar.
Empinar pipas é uma das brincadeiras preferidas. Não é por acaso que nessa época de férias o céu fica repleto das armações de madeira e plástico.
RISCOS Segundo a EDP Bandeirante, empresa concessionária de energia elétrica, mesmo uma brincadeira tão simples pode apresentar riscos para quem a pratica.
O Relações Institucionais da empresa, Marcos Scarpa, apontou dicas de cuidados que devem ser tomados na hora de brincar, permitindo assim, que se evitem acidentes graves com as crianças.
Scarpa diz que a preocupação da companhia vem desde o momento em que a pipa é adquirida. Segundo ele, a confecção indevida desses produtos pode apresentar matérias que conduzem energia.
"As rubéolas, em muitas das suas vezes, são feitas a partir de fitas cacetes e/ou VHS", disse o Scarpa
Esse material é condutor de energia e próximo a um fio elétrico que esteja desprotegido pode ocasionar em um choque.
Scarpa lembra também de um produto muito comum na mão dos adeptos da brincadeira, o cerol. A mistura de pó e vidro pode danificar os fios condutores de energia e por isso não é recomendável a utilização.
"Pedimos para que as pessoas não utilizem o cerol, ou linhas importadas, o contato delas nos fios pode cortar a danificar a rede elétrica", lembrou.
Scarpa faz ainda uma ressalva, "evitem empinar as pipas próximas a estradas, essas linhas mais grossas e com o cerol podem ferir motociclistas".
Para evitar problemas, Scarpa sugere então, alguns cuidados a serem tomados.
"Empinar pipa em lugares abertos, longe de redes elétricas, não invadir Estações de transformação de energia. Evite jogar coisas sobre os fios, os ditos ?lança-gatos??, sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.