Gelo cobre a Rua Pedra Azul, no bairro da Aclimação. (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo) |
A Prefeitura de São Paulo retirou 310 toneladas de granizo que caiu durante temporal na tarde de domingo (18). O bairro da Aclimação, na Zona Sul, foi o mais atingido e teve suas ruas liberadas apenas por volta das 19h desta segunda-feira (19).
O total de pedras de gelo retiradas equivale ao peso de mais de 44 elefantes, considerando que o peso médio do animal adulto é de sete toneladas, segundo informações do Zoológico de São Paulo.
A operação de limpeza começou por volta das 6h desta segunda e contou com 40 garis, duas escavadeiras, quatro caminhões-pipa e 20 caminhões basculantes, segundo a Prefeitura. Todo o granizo foi despejado em terreno da Subprefeitura da Sé.
Chuva de granizo, deixa ônibus e carros atolados na Zona Sul. (Foto: Marcio Hanashiro/ VC no G1) |
Fenômeno incomum
O fenômeno que cobriu ruas de São Paulo com granizo é considerado incomum durante o outono, afirmam meteorologistas ouvidos pelo G1. Segundo os especialistas, a queda concentrada ocorreu porque uma área de instabilidade maior do que as corriqueiras cobriu São Paulo no domingo.
Nuvens carregadas vindas de Mato Grosso do Sul encontrou o ar mais seco e frio que estava na Grande São Paulo. O choque entre as duas massas gerou uma área de instabilidade que levou à tempestade.
O meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), relaciona ainda o gelo que cobriu ruas com o que ele chama de "instabilidade condicionada". Segundo ele, as correntes de ar quente e frio que se movimentavam em sentido contrário na atmosfera ficaram "presas" em um espaço restrito nas camadas altas. Por fim, ventos fortes que atingiram essas "instabilidade condicionada" levaram à queda do granizo acumulado.
Garcia afirmou que esse tipo de fenômeno não é comum no outono. “É mais comum na primavera e no verão”, explicou. Segundo o Inmet, o volume de água acumulado neste domingo foi de 7,8 mm.
Temporal no domingo deixou ruas do bairro da Aclimação brancas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.