quinta-feira, dezembro 19, 2013

SUZANO:Radial acaba com integração gratuita no Terminal Norte.

Erick Paiatto
Na entrada, folha informava mudança; catracas foram retiradas e acesso está livre
Quem utiliza o transporte público municipal em Suzano foi pego de surpresa nesta semana ao chegar no Terminal de Transportes Urbanos "Vereador Diniz José dos Santos Faria", o Terminal Norte, no Parque Maria Helena, por não conseguir realizar a integração gratuita nos ônibus. O benefício foi cancelado sem ampla divulgação pela concessionária do serviço, a Radial Transporte, e causou a revolta dos passageiros. Além disso, os usuários também se depararam com o local totalmente aberto, já que as catracas foram retiradas e a bilheteria fechada.

No Terminal Norte, os fiscais da Radial ficavam atentos para impedir os "desavisados" de embarcar na porta de trás dos ônibus, como acontecia até então. As pessoas que desembarcavam de um coletivo recém-chegado já seguiam para entrar nos coletivos de acordo com o sistema de integração gratuita criado pelo governo passado, mas os fiscais logo as barravam.

Na entrada, ao lado da bilheteria desativada, apenas um pequeno aviso em folha sulfite afixado a uma placa informava que desde o último dia 15 a integração era realizada por meio do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), mas era imperceptível para a maioria, já que as pessoas entrevistadas pelo Dat reclamavam da falta de informação. No final do aviso uma frase imperativa ainda "reforçava" aos usuários: "Providencie logo o seu cartão BOM".

"Só soube da mudança quando saí para trabalhar e cheguei aqui no terminal", conta a costureira Telma Aparecida dos Santos, de 34 anos. Ela afirma que não viu nenhum comunicado nos últimos dias e que nenhum funcionário deu qualquer aviso aos passageiros.

O cortador José Nilton Ayres Firmino, 37, estava perdido quando chegou ao local e veio pedir informações para a reportagem sobre como usar o transporte. "Até ontem (segunda-feira) as catracas estavam aqui e hoje eu chego e não tem bilheteria nem catraca", diz.

Teve gente que saiu no prejuízo também. É o caso da doméstica Marlene Teixeira, 62, que precisa se deslocar do Jardim Colorado até o Jardim Varan, mas tem que fazer a integração no Terminal Norte. "Eu não pago a passagem, mas meu neto de 8 anos sim, e num dia eu gasto R$ 12 só com o ônibus, já que tenho que fazer quatro viagens", reclama. "Do jeito que estava era ótimo, agora está péssimo, mas tudo que está dando certo não dura muito tempo", desabafa.


´Desinformação´
Questionada pelo Dat, a assessoria de Imprensa da Radial confirmou que a integração tarifária no Terminal Norte só vale agora com o cartão BOM e que as reclamações "são geradas por desinformação", mas não explicou por que a divulgação da mudança não foi mais ampla nem por que a concessionária tomou a medida de retirar as catracas e cancelar o benefício no local.

O cartão BOM pode ser obtido gratuitamente pelo site www.cartaobom.net ou pela loja física em Suzano, que fica na rua Vereador João Batista Fitipaldi, 109, no Parque Maria Helena. O único valor pago é o da recarga e a integração em ônibus ou vans do transporte público municipal é válida por 90 minutos.

fonte: diário do alto tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.