terça-feira, novembro 05, 2013

MIGUEL BADRA: Moradores amanhecem em fila para tentar atendimento no miguel badra em Suzano.

(posto de saúde miguel badra suzano)
  • Pacientes chegam antes da abertura do posto para tentar consulta.
    UBS do Miguel Badra, em Suzano, distribui apenas 20 senhas por dia.

Passar por uma consulta em um posto de saúde de Suzano (SP) é uma grande batalha para os moradores do bairro Miguel Badra. Para conseguir uma das cerca de 20 senhas diárias distribuídas para agendamento de consulta, as pessoas que necessitam do atendimento formam uma fila em frente ao posto de saúde antes mesmo de amanhecer.
A aposentada Josefa Carrasco foi a primeira da fila a chegar, mas isso aconteceu de madrugada. Segundo ela, o frio e a garoa que enfrentou foi para tentar marcar uma consulta para o marido. "Cheguei às 5h para tentar pegar um número para consulta para o meu marido, porque ele está com problemas", conta.
Os portões da Unidade Básica de Saúde Miguel Badra abrem às 7h, mas segundo os pacientes são distribuídas até 20 senhas por dia. Por isso, a maioria das pessoas chega ainda de madrugada para tentar conseguir uma consulta ou medicamentos. "Já fiquei mais ou menos três horas esperando e às vezes ainda não consigo marcar. Quanto mais cedo a gente chega, melhor. Porque tem fila e corremos o risco de não conseguir pegar a senha quando o portão abre", explica a vendedora Amanda Dia
          

 Para conseguir medicamentos também não é fácil. O motorista Marcelo Guerra conta que procurou o posto de saúde para solicitar remédios. "Precisava de amoxicilina, soro para o nariz e xarope para minha filha de 6 anos. Procurei o posto e alguns remédios eles não tinham. Então paguei R$ 20 no remédio", diz. O que revolta, segundo ele, é a falta de colaboração dos funcionários do posto. "Eu poderia ter comprado em uma farmácia popular por R$ 1,50, mas nem essa informação o pessoal do posto passa. Se está com falta de medicamento eles têm que orientar onde posso conseguir."

(Amanda dias, paciente do posto)
 Segundo a Prefeitura de Suzano, as senhas são distribuídas em número limitado por causa da capacidade de atendimento do posto. A administração municipal não explicou por que esse número de atendimentos é tão pequeno. Já sobre a fila, a Prefeitura orienta que os pacientes não cheguem tanto tempo antes da abertura do posto. Sobre os medicamentos, a Prefeitura de Suzano admitiu estar com problemas na distribuição de alguns tipos de remédios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.