sexta-feira, agosto 16, 2013

RODOANEL:Nova tecnologia vai acelerar construção do Trecho Leste.

"Cimbramento móvel" preserva o meio ambiente
Ainda durante a vistoria, o governador comentou sobre a nova tecnologia utilizada para dar maior agilidade as obras do Rodoanel e que foi apresentada ontem. De acordo com a SPMar, o novos sistema de cimbramento móvel facilita a construção da estrada e faz com que os impactos ambientais sejam menores. "Essa é uma grande obra de engenharia porque são 16 quilômetros de pista levantada, mas o ritmo está acelerado. Essa nova tecnologia que estamos conhecendo hoje (ontem) permite que o trabalho feito em um mês possa ser realizado em uma semana. São 60 metros de pista por semana", destacou o governador.

Ele ressaltou também os ganhos ambientais gerados por esse novo sistema de construção. "Preserva o meio ambiente, as águas, não causa alagamentos, não interfere na macrodrenagem e preserva a flora. Nós vemos aqui que é possível fazer uma grande obra e não destruir o meio ambiente", completou.

De acordo com a SPMar, com a utilização do cimbramento móvel, estrutura de aço que dá suporte à fôrma para colocação do concreto armado e da concepção da estrutura do viaduto, torna-se possível "a concretagem da supraestrutura (vigas-longarinas, pré-laje e lajes), dentro do próprio equipamento, evitando contato com o solo e aberturas de caminhos de serviço". (C.M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.