quinta-feira, agosto 22, 2013

NOTA: atenção Consumidores do Alto Tietê.


Justiça Federal acaba com prazos para uso dos créditos nos celulares.
Operadoras devem recorrer, diz especialista em consumo.

 

Desde a semana passada, as operadoras de telefonia móvel estão proibidas de estipular um prazo para que os clientes usem os créditos dos telefones pré-pagos. A determinação é da Justiça Federal.
A decisão é válida em todo o País e se não for cumprida a operadora pode pagar multa de até R$ 50 mil reais, mas ainda cabe recurso. Além disso as empresas vão ter que reativar, no prazo de 30 dias, os serviços interrompidos por causa da expiração dos créditos e restituir a quantia exata do saldo da época da suspensão do serviço.


O especialista em consumo Dori Boucault acredita que a decisão pode sofrer mudanças. “As operadoras devem recorrer dessa decisão. Mas, enquanto isso, elas precisam cumprir o que a Justiça exige.” Ele observa ainda que a cobrança indevida é a reclamação com maior índice tanto nos telefones pré-pagos quanto nos pós-pagos.
Nas ruas os consumidores aprovam a decisão. A estudante Bianca Farias gasta mensalmente R$ 40 em créditos para o celular. “Às vezes não dá tempo de usar o crédito porque a gente fica correndo com estudo, trabalho”, diz Bianca. “Agora vai facilitar muito. Se não gastar não tem limite de tempo e vou falar mais e gastar menos”, conclui a operadora de máquina, Tatiane Medeiros.
Vitor Nitti é proprietário de uma revistaria que também oferece o serviço de recarga de celular. Ele aprova a determinação como empresário e também como consumidor. “A pessoa vai falar mais e eu vou ganhar mais também. Eu aprovo porque eu utilizo também e não é certo pagar por um valor e não usar mais”, diz Nitti.

 

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