A cada post no Twitter ou no Instagram sobre as manifestações que
acontecem em todo o país, um ponto luminoso, em uma das cores da
bandeira nacional, é marcado em um globo terrestre virtual. O ‘Sodet
Change Brazil’ (veja aqui)
foi a forma encontrada pelos desenvolvedores da agência digital
brasileira Sodet de mostrar o mapa dos protestos publicados no mundo
todo.
“Resolvemos publicar essa ferramenta, em especial, para ajudar as pessoas também a entenderem um pouco mais do comportamento coletivo”, explica Ana Barroso, sócia da agência, ao G1.
A ferramenta foi criada voluntariamente pela equipe de desenvolvedores da empresa, em três dias, no escritório de Recife (PE), com base em dados abertos e públicos de redes sociais. “A iniciativa foi bem espontânea, veio de dentro da equipe que já estava observando o que emergia nas redes, mas buscava uma forma mais contextual de apresentar os dados, criando algum significado mais tangível. Após as manifestações da segunda-feira, foi pensado, desenhado e programado em versão alpha na terça e na quarta já estava no ar”, conta.
O Twitter e o Instagram foram as fontes de informação escolhidas por conta da “capacidade de viralização através das hashtags e, claro, disponibilidade de geolocalização do conteúdo”, explica a sócia da agência.
Os principais termos que alimentam a ferramenta são #protestorj,
#protestosp, #ChangeBrazil, #PrimaveraBrasileira, #oGiganteAcordou, #changeBrazil, #MudaBrasil e #OGiganteFoiPraRua. As hashtags mais comentadas são, em ordem decrescente, #vemprarua, #oGiganteAcordou, #ChangeBrazil, #protestorj e #protestosp.
Nesta versão inicial, o globo possui a opção de zoom in e zoom out e gira em seu eixo. Basta utilizar o scroll do mouse para aproximar-se e distanciar-se dos pontos no globo. Na lateral direita, ao lado do globo virtual, são exibidas listas de fotos e tuítes relacionados aos protestos, atualizados em tempo real.
“Pelo fato de ser um protótipo, a melhor maneira de visualizar o globo é no Google Chrome, mas sabemos que também pode ser visualizado na maioria dos browsers para desktop”, informa Ana.
A equipe da agência pretende incrementar a ferramenta, considerando dados de outras redes sociais e novas funcionalidades. “Nosso objetivo agora é evoluir essa base que foi criada de maneira incremental, adicionando profundidade na navegação, filtros, mashups, melhorando a usabilidade, adicionando funções. As possibilidades são muitas”, projeta Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.