sexta-feira, março 22, 2013

ITAQUAQUECETUBA: estação do aracare pode ser transferida.


Secretaria de Planejamento diz que há estudo para avançar a estação em 300 metros, mas sem sair da cidade

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou, por meio da Secretaria de Planejamento, que não aceitará que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transfira a estação de Aracaré para o município de Poá. O governo do prefeito Mamoru Nakashima (PTN) manifestou sua posição sobre esse assunto ao ser questionado pelo Dat sobre a retomada dos estudos técnicos para mudar a estrutura de embarque de passageiros do local onde ela está atualmente para um outro ponto, um pouco mais a frente, na direção do bairro de Calmon Viana, em Poá.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Itaquá, e também a CPTM, anunciaram diversas vezes a realização de estudos técnicos para mudar a estação de lugar. Mas nada avançou. Dias atrás, a reportagem do Dat procurou a assessoria de Imprensa da CPTM para saber, entre outras coisas, sobre a elaboração dos projetos necessários para a execução de obras de melhorias nas estações de Manoel Feio, Itaquá e Aracaré.
Ao encaminhar as respostas, a Companhia reforçou a informação de que os estudos de viabilidade para a mudança de endereço da estação estão sendo feitos por técnicos da empresa e pela equipe do secretário de Planejamento da cidade, Guilherme Wendel de Magalhães.
Como na etapa final do segundo mandato do ex-prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, esse processo quase chegou a ser arquivado, o Dat perguntou a assessoria de Mamoru se, desta vez, os estudos para mudar a estação de lugar produzirão algum resultado efetivo e favorável aos usuários. 
A assessoria explicou que a prefeitura quer a estação em um outro lugar, mas dentro do município e não em outra cidade.


Sem interesse
De acordo com a Secretaria de Planejamento, "realmente há estudos para mudança da estação do Aracaré para uns 300 metros adiante, mas dentro do município de Itaquá.  A discussão é que a CPTM quer tirar a estação de dentro de Itaquá e isso o município não quer e nem tem interesse", informou a pasta.
"Queremos sim é revitalizar a região, colocando a estação em local mais viável, que possibilita a correção do percurso, além de realizar obras para tornar o local melhor para quem vive na região", completou a assessoria.


Local ideal
A CPTM, também por meio da assessoria, informou que está em tratativas com a Secretaria de Planejamento de Itaquá sobre o melhor local para a estação Aracaré, visando atender aos bairros vizinhos em termos de acesso ao novo edifício, uma vez que a estação não poderá ficar em área de curva nem de rampa. A companhia, entretanto, não revelou se pretende reconstruir o acesso para os usuários no território de Itaquá ou de Poá.

Obras
Em relação às obras de modernização nas estações Itaquaquecetuba e Manoel Feio, ambas na Linha 12, já estão sendo elaborados os projetos básicos e executivos. No entanto, a CPTM preferiu não estabelecer prazo para a conclusão dos projetos, contratação de empresas e início das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.