quarta-feira, julho 25, 2012

SUZANO: transpote coletivo e terminais agora serão monitorados.

A apresentação das diretrizes estabelecidas no edital para a escolha da nova empresa do transporte coletivo urbano municipal prevê grandes mudanças. A cidade contará com nove pontos de conexão, sendo três mini-terminais rodoviários, com sua infraestrutura sob responsabilidade da concessionária. Está previsto ainda monitoramento interno nos ônibus, por meio de câmeras, garantindo segurança aos usuários. Além disso, haverá integração com os trens. Ao todo, o prefeito Marcelo Candido (PT) listou dez itens essenciais que deverão ser implantados um ano após a nova empresa assumir.
Segundo o prefeito, a concessão da operação do sistema de transporte público coletivo municipal prevê a qualidade do serviço e infraestrutura, além de sua expansão. “Iremos criar uma rede de transporte integrado, implantando em até 12 meses”, garantiu. O projeto prevê a criação de nove pontos de conexão, de dois tipos. A construção de três maiores, instalados no Miguel Badra, Dona Benta e distrito de Palmeiras. “Serão mini-terminais. Os demais são menores e em outras regiões. Permitirão a integração tarifária”, definiu.
Cada ponto terá controle de acesso, recuperação de calçamento, piso podo-tátil, jardinagem, sinalização horizontal e vertical, o abrigo e lixeiras, além de informação ao usuário. Haverá monitoramento de segurança no Terminal Norte e a frota terá GPS. “É uma forma de controle dos horários”, especifica. Segundo o prefeito, haverá ainda monitoramento interno nos ônibus. “Isto é para a segurança dos usuários”,acrescentou.
Dentro dos veículos está previsto ainda circuito interno de TV, possibilitando informações sobre o sistema de transporte aos usuários, assim como poderá ser comercializado o espaço. Candido garantiu ainda que a frota será 100% adaptada para Portadores de Mobilidade Reduzida (PMR). “Terão 90 dias para se adaptar”, frisou. A exigência é que os veículos tenham, no máximo dez anos de uso. “A idade inicial é para ônibus de 2012, se entrar em operação este ano”, adiantou.
Outra novidade é a integração tarifária através do bilhete eletrônico com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Através de convênio com o Estado para a rede metropolitana para linha de acesso à companhia”, esclareceu. A rede de transporte terá um pequeno aumento físico. Na divisa de Suzano com Itaquá, entre a estação de trem de Aracaré e Miguel Badra, haverá circulação de ônibus.
No final da audiência, o prefeito resumiu dez itens essenciais que terão no edital. Serão 120 ônibus, 100% adaptados, dois tipos de conexão, administração dos terminais, informações nos ônibus, monitoramento interno, bilhetagem eletrônica, integração, gratuidade a idosos e PMR e descontos, visando os 5% de estudantes da cidade, que pagam meia passagem, hoje R$ 2,90 integral.
A modernização ainda permitirá a ampliação da oferta de lugares que subirá dos atuais 82.880 para 102.400. A licitação ainda prevê a possibilidade de ampliação de até 30% da frota durante a vigência do contrato. Atualmente, o sistema de transporte feito por meio de ônibus transporta 32 mil usuários/dia e possui uma frota opeonal de 80 veículos, sendo oito midibus e 17 adaptados. Os permissionários com frota de 137 vatambém com a presença do secretário, Marco Aurélio Pereira Tanoeiro, de Negócios Jurídicos, e da consultora em Transportes Públicos Urbanos, Carmen Silva de Carvalho Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.