Ponte terá passarela coberta e grades reforçadas (Foto: Codefoz / Divulgação |
Via sobre o Rio Paraná é a principal ligação entre o Brasil e o Paraguai.
Porta do turismo e do ilícito, acesso também já foi palco de manifestações.
A Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no oeste do
Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai, completou
50 anos. O aniversário é comemorado em plena reforma e melhoria do
principal acesso entre os dois países, considerada atualmente uma das
mais importantes fontes de economia da região. Porta de entrada ainda do contrabando e do tráfico de drogas e armas, estrutura já foi palco de diversas manifestações de sem-terras, de movimentos sociais, de taxistas e mototaxistas, transportadores e de servidores públicos federais.Em obras desde janeiro, as duas pistas da ponte foram liberadas para a circulação de veículos tnesta sexta. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os serviços devem ser concluídos até outubro, quando ficarão prontas as grades e cobertura para pedestres. “O trânsito deve continuar assim em duas pistas até pelo menos o feriado de Páscoa”, aponta o responsável pelo escritório local, Vicente Veríssimo.
O trânsito intenso desde a década de 1980, se deve em especial ao comércio de importados de Ciudad del Este. Conforme cálculos da Câmara de Comércio da cidade vizinha, cerca de 4 milhões de pessoas cruzam a fronteira por ano, 1,5 milhão delas para fazer compras nas lojas de importados. “Foi a ponte quem impulsionou a colonização desta região do Paraguai e possibilitou o surgimento do comércio importador e exportador na fronteira. E, desde então, segue assim, independente do ciclo, seja o do comprismo ou o do turismo de compras. Sem a ponte, este movimento seria de um terço apenas”, aponta a diretora de desenvolvimento socioeconômico, Natalia Ramirez.
O movimento que impressiona já foi muito maior entre as décadas de 1980 e 1990. Com o dólar em baixa, os preços de produtos como eletrônicos, itens de informática, brinquedos e perfumes atraiam compradores de diversas partes do Brasil. Tanto que o comércio de Ciudad del Este passou a ser considerado o “paraíso das compras”, também para contrabandistas. Desde então, o sobe e desce da moeda norte-americana e as ações de repressão da Receita e da Polícia Federal têm servido de termômetro para as vendas.
Ponte da Amizade foi inaugurada no dia 27 de março de 1965 pelos
presidentes Castelo Branco e Alfredo Stroessner (Foto: PMFI /
Divulgação) | |||||||||
Mototaxistas se aglomeram na cabeceira do lado brasileiro da Ponte da Amizade aguardando a liberação para poder cruzar a fronteira durante a reforma da pista (Foto: Erikson Rezende / RPC)
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