quinta-feira, abril 02, 2015

BRASIL: Bombeiros admitem dificuldades em controlar incêndio em Santos, SP



Tanque com 3 milhões de litros de óleo diesel se rompeu e dificulta trabalho.
Várias explosões foram registradas na área durante toda a quinta-feira.

O incêndio de grandes proporções que atinge a área industrial de Santos, no litoral de São Paulo, desde a manhã desta quinta-feira (2), está longe de terminar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos tanques que explodiu estava carregado com 3 milhões de litros de óleo diesel, o que dificulta o trabalho da corporação e pode fazer com que as chamas durem ainda alguns dias.
Segundo os bombeiros, ninguém morreu no incêndio. Pelo menos 15 pessoas que trabalhavam no local precisaram de atendimento médico. Todas já foram liberadas.
Incêndio em Santos (Foto: Arte / G1)
Em entrevista ao G1 na noite desta quinta, o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros, disse que a corporação não consegue controlar as chamas.
"É difícil. A situação, em geral, está controlada. As chamas, porém, são outra história. Não há previsão para encerrar os trabalhos. Um dos tanques que explodiu estava repleto de óleo diesel. O que podemos confirmar agora, com certeza, é que ninguém se feriu gravemente durante a explosão."
A internauta Josilayne Carvalho registrou uma das explosões no local (veja o vídeo abaixo). Por volta das 18h10, uma nova explosão causou correria entre profissionais da imprensa e bo
Resfriamento de tanques
O foco dos bombeiros, a partir de agora, é o resfriamento dos tanques que ainda não foram atingidos, afirmou o capitão Palumbo.
"Houve evacuação. Durante a tarde, um tanque acabou entrando em colapso e o combustível vazou. Tivemos que mudar de estratégia por causa desse incidente. Nosso trabalho principal é resfriar os tanques para evitar novos problemas", completou.
Segundo os Bombeiros, a temperatura média no foco principal do incêndio gira em torno dos 800 ºC, o que causou o derretimento de quatro tanques. Por causa do calor, os bombeiros ficam a uma distância de 100 metros do local das chamas para fazer a contenção do fogo.
A água não é direcionada para as labaredas, já que o líquido evapora antes de atingir o chão por causa do calor.
Fumaça
O incêndio, que atinge tanques de combustível em uma empresa particular no bairro Alemoa, começou por volta das 10h desta quinta. Durante todo o dia, uma enorme coluna de fumaça preta pode ser vista por moradores de várias cidades da Baixada Santista.
Por causa do incêndio, a entrada do Porto de Santos, pela rodovia Anchieta, precisou ser fechada. Os motoristas também encontravam lentidão, por volta das 19h50, na entrada da cidade.
mbeiros, que precisaram se reposicionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.