Calor na região da Av. Paulista neste sábado (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) |
A cidade de São Paulo registrou neste sábado (1º) 35,8°C no Mirante de Santana, na Zona Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é a maior registrada no ano e também o recorde para um mês de fevereiro desde 1943, quando começaram as medições diárias do instituto. A máxima anterior era de 34,7°C registrada em 3 de fevereiro de 1984.
A maior temperatura de 2014 havia ocorrido em 3 de janeiro: 35,4°C. A umidade relativa do ar registrada no Mirante de Santana, onde acontece a medição oficial da cidade, ficou em 24% por volta das 16h deste sábado. O número empata com o menor valor já registrado em um fevereiro pelo Inmet. A Defesa Civil do município decretou estado de alerta nesta tarde por causa do tempo seco.
Janeiro quente
Janeiro de 2014 já entrou para a história de São Paulo como o mês mais quente desde o início das medições diárias de temperatura feitas pelo Inmet. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do instituto mostra que a média das temperaturas máximas dos 31 dias do mês é 31,9ºC. Com isso, a média de janeiro deste ano ultrapassa à de fevereiro de 1984 (31,8ºC) como a maior já registrada para um mês do ano na capital.
Se comparada apenas com meses de janeiro, a média é 1ºC superior ao recorde anterior, de 1956, quando foi registrada uma média de 30,9ºC. Em apenas cinco dias do ano a máxima ficou abaixo de 30ºC – a menor delas foi no dia 16 (27,9ºC), ainda assim acima da média para um mês de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário! faça valer sua opinião.