Até agora não houve denúncias de clientes nem aplicação de multas aos bancos. |
Daniel Carvalho
Até agora não houve denúncias de clientes nem aplicação de multas aos bancos
De acordo com a lei complementar municipal nº 166/07, de autoria do vereador Denis Cláudio da Silva (DEM), o Filho do Pedrinho do Mercado, apresentado quando o parlamentar ainda era suplente do partido no mandato anterior, o atendimento da população deve ser feito em até 30 minutos em dias normais, e em até 45 minutos em véspera ou após feriados prolongados, e ainda quando ocorrer o pagamento de funcionários públicos em geral.
Além do cumprimento do novo tempo de espera em bancos, a prefeitura exige ainda que as agências afixem, "em locais visíveis, informações sobre a existência da nova lei municipal e o funcionamento da mesma", conforme informou a Secretaria de Assuntos Jurídicos em nota enviada em maio, quando a aplicação da lei ainda estava sendo preparada.
O Dat esteve em algumas agências bancárias de Suzano ao longo da semana e não constatou a presença de qualquer aviso sobre a lei. A reportagem também entrevistou clientes sobre o assunto, mas poucos sabiam sobre os prazos estabelecidos e a possibilidade de denunciar o descumprimento dos prazos para atendimento. (Leia mais nesta página)
Sem reclamações
De acordo com a Prefeitura de Suzano, a lei já está valendo, no entanto, "irregularidades só podem ser verificadas quando houver denúncias, o que ainda não chegou ao conhecimento da administração". Também foi informado ao Dat que no final de julho, foi realizada uma reunião entre a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, e gerentes de bancos de toda cidade para orientação sobre a implementação da lei.
Descumprimento
O decreto assinado pelo prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), promulgando a lei define as multas aplicadas em caso de descumprimento das regras. No caso da primeira constatação de atraso no atendimento, a agência receberá uma advertência; na segunda, será multada em 200 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a R$ 480. Na terceira ocorrência, a autuação passará para 400 UFM (R$ 960); e na quarta, será aplicada multa de 1.000 UFM (R$ 2,4 mil), cobrada em dobro a cada reincidência
Denúncia
De acordo com a pasta de Assuntos Urbanos, as pessoas que se sentirem prejudicadas pelo atendimento bancário poderão procurar a Ouvidoria de Suzano pelos telefones 0800 774 2007 ou 4743-7196 e denunciar o atraso. No caso do cidadão que não quiser se identificar, o órgão manterá o sigilo absoluto. Após as denúncias, equipes do Departamento de Fiscalização irão até os locais que apresentam problemas para realizar um trabalho de orientação ou até punitivo, se for necessário.
FONTE: (DAT)
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