quarta-feira, maio 29, 2013

TEMPESTADE NO BRASIL:Chuva, ventos fortes e granizo causam desespero em Uberlândia .

Avenida Rondon Pacheco mais uma vez foi uma das mais atingidas (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
Avenida Rondon Pacheco mais uma vez foi uma das mais atingidas (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
Depois da chuva da madrugada e da manhã desta quarta-feira (29), em que vários motoristas se acidentaram em rodovias no perímetro urbano de Uberlândia, a população viveu momentos de tensão nesta tarde e início de noite. Várias ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas e diversos acidentes foram relatados ao G1 pela população. Em um dos casos mais graves, de acordo com o Corpo de Bombeiros, uma jovem de 21 anos foi arrastada pelas águas na avenida Rondon Pacheco, próximo ao Rio Uberabinha. Ela estava com a mãe em uma motocicleta no momento da ocorrência. Os bombeiros estiveram no local e conseguiram localizar a jovem a sete quarteirões de onde ela foi arrastada. Ela foi encontrada com hiportemia e teve que ser encaminhada a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Tibery. (Veja o vídeo acima do MGTV com as cenas da chuva)




Comerciante chegou a amarrar o carro em um poste, mas ele foi levado pela enxurrada. (Foto: Vanessa Pires/G1)
Comerciante chegou a amarrar o carro em um poste, mas ele foi levado pela enxurrada. (Foto: Vanessa Pires/G1)

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia enviou uma nota informando que a Defesa Civil alerta a toda a população para permanecer em suas residências ou nos locais de trabalho até a normalização da situação. Os motoristas devem respeitar os bloqueios feitos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Também devem ficar atentos aos seguintes pontos e evitar o tráfego de veículos: avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila, Getúlio Vargas com a Paes Leme, Professora Minervina Cândida de Oliveira, Anselmo Alves dos Santos e também próximo ao Parque do Sabiá, que está interditado.
Interdição
A coordenadora da Defesa Civil em Uberlândia, Flávia Carvalho, explicou que por causa dos estragos causados pela chuva, a Avenida Rondon Pacheco será interditada ainda nesta quarta-feira. Trabalhos de limpeza e recuperação das vias terão que ser realizados na avenida.
Sobre os estragos na cidade, Flávia Carvalho ressaltou que no Bairro Shopping Park ocorreram vários desabamentos de muros de arrimo e que casas ficaram comprometidas.
Durante o caos, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) estiveram nas ruas fazendo os atendimentos.
Parque do Sabiá

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia informou nesta noite que o Parque do Sabiá ficará fechado nesta quinta e sexta-feira para limpeza e reparo da estrutura e equipamentos danificados pela chuva. Ainda conforme nota enviada pela assessoria, o alambrado próximo à pista de caminhada, em frente à BR-050, caiu com a enxurrada e muita lama foi parar no asfalto. O barro também comprometeu as piscinas, que ainda ficaram cheias de lixo. Parte do alambrado da ponte, na pista de caminhada, também caiu.  A abertura do Parque no sábado ainda depende da conclusão de todo o trabalho, que teve início ainda na noite desta quarta-feira.

Internauta registrou caos na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Pedro Henrique Caetano/Arquivo pessoal)
Internauta registrou caos na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Pedro Henrique Caetano/Arquivo pessoal)

Na Avenida Professora Minervina Cândida de Oliveira, os empresários também presenciaram os alagamentos. Próximo ao viaduto Régis Bittencourt, sentido Distrito Industrial, os motoristas encontram dificuldade para trafegar o trânsito está lento devido à água da chuva e uma colisão envolvendo quatro carros que ocorreu no local.
O comerciante Anastácio Cardoso mora próximo à Avenida Minervina e contou que quando começou a chover ele amarrou o carro em um poste, mas não adiantou. Só depois que a chuva diminuiu um pouco é que ele viu onde o carro foi parar e também acabaou encontrando peixes no local.
Segundo a professora de 29 anos, Patrícia Silva, de repente começou a chover novamente e a cair pedras enormes de granizo. Com o barulho do vento e das pedras, ela correu para a janela e foi quando avistou a Avenida Paulo Roberto Cunha alagada e com gente pedindo socorro. “Foi assustador. Vi gente pedindo socorro e não podia fazer nada para socorrer a mulher que estava lá. Tinha um outro carro prensado também, um outro encoberto pela água. Desesperador”, contou. Equipes de bombeiros já foram para o local.
No Bairro Roosevelt o telhado de um supermercado cedeu parcialmente e os carros que estavam no estacionamento do estabelecimento foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.