 |
| Moradora contabiliza prejuízos causados pela chuva, no bairro São Vicente (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
Prejuízo total. Esta é a realidade de mais de 20 famílias que moram em
um trecho da Avenida Nossa Senhora da Consolata, no Bairro São Vicente,
zona Sul de
Boa Vista.
Segundo os moradores, a chuva começou por volta das 2h da madrugada,
mas a alagação dentro das residências foi às 3h. Com a água com mais de
um metro e meio de altura, as famílias começaram a deixar as casas em
busca de ajuda.
Uma das moradoras relatou com detalhes os momentos em que a água
começou a invadir o apartamento em que mora com o filho. "Quando eu
acordei, já estava todo um tumulto e tinha muita água invadindo nosso
apartamento, estava acima da perna. Foi um desespero total. Só lembrei
de chamar meu filho para tentarmos abrir a porta. Quase não conseguíamos
sair, pois estava tudo revirado, móveis e eletrodomésticos", contou a
vendedora Rosane Aleixo.
Ela detalhou ainda que agora a situação é de muita tristeza diante da
destruição. "Alguns móveis chegaram ontem [quarta-feira (27)] e hoje não
temos mais nada. Não temos mais roupas, comidas, móveis. Acabou tudo.
Graças a Deus, temos nossas vidas", ressaltou a mulher.
 |
Chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (28) causou vários prejuízos em Boa Vista
(Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
 |
Perdi meus documentos e uma quantia que estava
juntando", disse a idosa (Foto: Neidiana Oliveira/G1) |
Idosa tem casa destruída
Moradores relataram que pessoas tiveram que destelhar as casas para
poder sair. Um casal de idosos, que mora há 23 anos no bairro, teve a
casa destruída com a chuva. Dona Maria Teresa, de 75 anos, contou que na
hora que a água começou a invadir a casa foi um momento de terror.
"Não podíamos fazer nada, apenas lutar pela nossa vida. Moro com meu
esposo de 75 anos e meu filho, que é deficiente. Graças a Deus, nada nos
aconteceu. Mas os rastros da destruição no nosso lar ficaram. Perdi
meus documentos e uma quantia que eu estava juntando. Isso tudo é muito
triste", detalhou a idosa.
Protesto
Moradores do Bairro São Vicente realizaram um ato de protesto com o
intuito de reivindicar melhorias para o bairro. Com uma televisão
danificada pela chuva, um deles ficou no meio da rua e simbolizou estar
assistindo ao horário político.
 |
Morador levou televisão danificada para o meio da
rua (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
Segundo o morador, que ficou em plena chuva protestando, a falta de
infraestrutura foi uma das questões que influenciou na destruição das
casas. O bairro está localizado em uma área central da cidade e nas
proximidades de um córrego.
 |
Família perdeu vários eletrodomésticos
(Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
"Moro aqui [São Vicente] há dois anos e a situação é a mesma. A
Prefeitura e a Caer começaram obras de asfaltamento e esgoto e não
terminaram. Nós todos os dias 'comemos poeira'. Falta saneamento básico.
Precisamos que as autoridades olhem pelo nosso bairro. Precisamos de
infraestrutura", enfatizou a moradora.
Outro bairro
Na zona Central de Boa Vista, a destruição também tomou conta das
residências. Com os portões quebrados e parte da casa transformada em
entulho, a família da assessora jurídica Norami Faitão, contabiliza o
prejuízo em torno de R$ 15 mil.
"Começou o barulho da chuva, depois foi aumentando com trovoadas e
ventanias. Então começamos a ouvir os estrondos da água invadindo a casa
e dos móveis e eletrodomésticos caindo. Quando fomos ver, a casa estava
toda destruída e com a água pelo joelho. Não tivemos tempo para nada,
somente para segurar o que estava ao nosso alcance", relatou.
Com um prejuízo na estrutura da casa e perda total dos móveis, a
moradora destacou que as festas de fim de ano não serão tão felizes como
a família imaginava.
"Vamos gastar em torno de R$ 15 mil para reconstruir e mobiliar
novamente nossa casa. Registramos um boletim de ocorrência no 1º
Distrito Policial, para tentarmos alguma solução. Com certeza, o nosso
Natal, que estávamos esperando ser bom, será diferente, mas graças a
Deus estamos todos vivos", completou a assessora jurídica.
A casa da vizinha de Norami também foi invadida pela chuva. A
proprietária da residência frisou que a família ainda está assustada com
a tragédia e não acredita no que aconteceu. "Estamos totalmente sem
saber o que fazer. Nossa casa está tomada pela lama, toras de madeira,
entulhos e sucatas. O prejuízo material é incontável. O vizinho cortou
as árvores e entupiu um bueiro no quintal, isso foi o que ajudou na
destruição das nossas casas", disse a
professora Gelvanete da Silva de Oliveira.