![]()
Hoje, na Costa do Sauipe, na Bahia, foram selecionados os grupos da
Copa do Mundo 2014 no Brasil, no sorteio que deixou a Seleção Brasileira
em um grupo moderado para a primeira fase da competição. Nesta matéria
você confere os grupos, os horários dos jogos e os locais em que serão
realizados.
![]()
O Grupo A da Seleção Brasileira ficou da seguinte forma: Croácia,
México e Camarões. O Brasil fará a sua estreia no dia 12 de junho,
contra a Croácia, no Estádio do Itaquerão a Arena Corinthians, no
horário das 17 horas.
O segundo
jogo acontece contra o México, em Fortaleza, no dia 17 de junho, a
partir das 16 horas. O último jogo da fase de grupos do Brasil acontece
no dia 23 de junho contra a seleção de Camarões, em Brasília, a partir
das 17 horas.
![]()
Grupo B
O Grupo B conta com a atual
campeã mundial a Espanha, Austrália, Holanda e Chile. O primeiro jogo
deste grupo é da Espanha contra a Holanda, em Salvador, no Estádio da
Arena Fonte Nova.
![]()
Grupo C
O Grupo C foi sorteado com a Colômbia como cabeça de chave, além de
Japão, Costa do Marfim e Grécia. O primeiro jogo acontece entre Colômbia
e Grécia, no Estádio do Mineirão, no dia 14 de junho, a partir das 13 horas.
![]()
Grupo D
O Grupo D está com as seleções do Uruguai, Inglaterra, Costa Rica e
Itália. Um grupo muito forte que terá como jogo de estreia o duelo entre
Uruguai e Costa Rica, em Fortaleza, no dia 14 de junho. Porém, o grande
duelo fica entre Itália e Inglaterra nesta primeira rodada.
![]()
Grupo E
Este grupo conta com as equipes do Equador, Suíça, França e Honduras.
O primeiro jogo será no domingo, dia 15 de junho, entre as seleções de
Suíça e Equador, em Brasília.
![]()
Grupo F
Este será o Grupo da Argentina, que terão como adversários a Bósnia,
Irã e Nigéria. O primeiro jogo será entre as equipes da Argentina e
Bósnia, dia 15 de junho, no Rio de Janeiro, no Maracanã.
![]()
Grupo G
O Grupo G ficou com Alemanha, Gana, Portugal e Estados Unidos. O
primeiro duelo será um grande jogo entre Alemanha e Portugal, em
Salvador, na Arena da Fonte Nova, no dia 16 de junho de 2014.
![]()
Grupo H
O Grupo H está com as equipes de Bélgica, Argélia, Rússia e Coréia do
Sul. O duelo que fará a estreia deste grupo fica entre as seleções de
Bélgica e Argélia, no dia 17 de junho, em Belo Horizonte, no Estádio do
Mineirão.
![]()
Fase Final da Copa do Mundo 2014
![]() |
sábado, dezembro 07, 2013
COPA DO MUNDO BRASIL 2014: Jogos e Seleções em São Paulo no Itaquerão (Arena Corinthians)
sexta-feira, dezembro 06, 2013
RIO DE JANEIRO: juíz e policia retiram moradores de suas casas em reintegração de posse.
![]() |
| Moradores tiram objetos de suas casas durante a reintegração de posse na Zona Sul (Foto: DARIO OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO) |
A Justiça determinou a reintegração de posse de 57 casas, na Rua Doutor Soter de Faria, na Vila Andrade. Segundo os moradores, eles estão na área há cerca de 40 anos. A Tropa de Choque chegou por volta das 6h40 e atirou gás de pimenta contra os moradores. Uma barricada feita com blocos na região foi derrubada pelos policiais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou a via por volta das 10h.
No chão, eles colocaram faixas com as mensagens: “Queremos moradia” e "Vandalismo é o que o governo faz com a gente, jogando as famílias na rua". Uma residência em uma rua próxima foi incendiada, como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Caminhões para transportar os pertences dos moradores também estavam no local. Os moradores gritavam palavras de ordem e batiam palmas no acesso à comunidade.
O tráfego na região do Morumbi ficou complicado. Para escapar do bloqueio, os motoristas podem seguir pelas ruas José da Silva Ribeiro e Charles Spencer Chaplin, segundo a CET.
RIO DE JANEIRO: ex-ator é pego tentando roubar casa.
Ator é detido em Santa Teresa, no Rio, por pular muro e invadir casa
César Cardadeiro ainda é acusado de agredir um policial na delegacia.
Ele foi autuado por quatro crimes nesta quinta-feira (5).
![]() |
| César Cardadeiro foi levado para a delegacia de Santa Teresa (Foto: Divulgação/PM) |
César Cardadeiro foi levado para a delegacia de
Santa Teresa (Foto: Divulgação/PM)
Santa Teresa (Foto: Divulgação/PM)
O ator César Cardadeiro, que interpretou o personagem Pedrinho em uma
das edições do Sítio do Pica-Pau Amarelo, foi detido por policiais, por
supostamente invadir uma residência em Santa Teresa, no Centro do Rio,
na manhã desta quinta-feira (5).
Ele ainda é suspeito de reagir ao ser abordado por PMs e agredir um policial civil com um soco no rosto ao chegar à 7ª DP (Santa Teresa).
O caso foi registrado na 5ª DP (Gomes Freire). De acordo com um policial, César estava no interior de uma casa na Rua Barão de Petrópolis e tentou pular o muro para fora, quando o dono do imóvel, que estava no segundo andar, gritou por socorro - o morador alegou não conhecer o ator. Pessoas que estavam no entorno chamaram a polícia. Ainda de acordo com a fonte, César não conseguiu pular o muro e o dono precisou abrir o portão para que ele saísse. César tentou reagir, mas foi detido. Nada foi roubado.
De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar à 7ª DP (Santa Teresa), para onde o caso foi inicialmente, César teria acertado um soco no rosto de um policial civil e tentado fugir. Ele chegou a ficar preso na carceragem da unidade provisoriamente, mas foi liberado.
O G1 tentou entrar em contato com César Cardadeiro, mas até a publicação desta reportagem não tinha conseguido.
César Cardadeiro foi autuado pelos crimes de desobediência, resistência, lesão corporal e invasão de domicílio. Apesar de constar no registro que o ator estava descontrolado, não há informações de que ele estaria sob uso de drogas.
Ele ainda é suspeito de reagir ao ser abordado por PMs e agredir um policial civil com um soco no rosto ao chegar à 7ª DP (Santa Teresa).
O caso foi registrado na 5ª DP (Gomes Freire). De acordo com um policial, César estava no interior de uma casa na Rua Barão de Petrópolis e tentou pular o muro para fora, quando o dono do imóvel, que estava no segundo andar, gritou por socorro - o morador alegou não conhecer o ator. Pessoas que estavam no entorno chamaram a polícia. Ainda de acordo com a fonte, César não conseguiu pular o muro e o dono precisou abrir o portão para que ele saísse. César tentou reagir, mas foi detido. Nada foi roubado.
De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar à 7ª DP (Santa Teresa), para onde o caso foi inicialmente, César teria acertado um soco no rosto de um policial civil e tentado fugir. Ele chegou a ficar preso na carceragem da unidade provisoriamente, mas foi liberado.
O G1 tentou entrar em contato com César Cardadeiro, mas até a publicação desta reportagem não tinha conseguido.
César Cardadeiro foi autuado pelos crimes de desobediência, resistência, lesão corporal e invasão de domicílio. Apesar de constar no registro que o ator estava descontrolado, não há informações de que ele estaria sob uso de drogas.
TEMPORAL:Rio tem regiões em estágio de alerta após uma hora de chuva forte.
![]() |
| Baixo Gávea alagou na noite desta quinta-feira (5) (Foto: Adriana Lins/ Arquivo pessoal) |
Pouco mais de uma hora depois do início do temporal que atingiu o Rio na noite desta quinta-feira (5), a Prefeitura emitiu estágio de alerta por volta das 22h, mas retornou ao estágio de atenção às 23h35, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura. O estágio de alerta era válido para as bacias da Baía de Guanabara e Jacarepaguá.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, houve registro de chuva muito forte na Muda (38,2mm), Tanque (25,0mm), Grajaú (22mm), Barra/Riocentro (18,0mm), Jacarepaguá/Cidade de Deus (15,0mm) e em outros sete pontos da cidade.
Houve registro de vento muito forte na estação Marambaia (97,9 km/h), segundo o Inmet, e no Aeroporto Santa Cruz (83,3km/h).
![]() |
| uas da Tijuca alagaram na noite desta quinta (Foto: Eduardo Vallim/G1 |
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou às 23h desta quinta-feira (5) que devido ao elevado índice de acumulado pluviométrico registrado na região da Grande Tijuca, Jacarepaguá e parte da Zona Sul foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio.
As sirenes das comunidades Formiga, Borel, Travessa Antonina, Comandante Luiz Souto, Barão, Rocinha e Vidigal foram disparadas a partir das 21h50 e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos pontos de apoio distribuídos pelas sete comunidades. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Na região da Grande Tijuca, choveu 88 mm em apenas uma hora.
O sistema utiliza aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura a agentes comunitários treinados pela Defesa Civil, que recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas e mudanças de estágios meteorológicos. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados. Além das mensagens de texto, em situações críticas as sirenes são utilizadas e, auxiliados pelo toque do alarme e por mensagens pré-gravadas, agentes de Defesa Civil orientam os moradores a deixarem suas casas e se dirigirem a locais seguros, previamente definidos.
As bacias da Zona Sul, Jacarepaguá e da Baía de Guanabara seguem em Estágio de Alerta, terceiro nível em uma escala de quatro, e que significa a possibilidade de chuva forte e deslizamentos nas próximas horas. A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações da Defesa Civil.
Sistema foi instalado em 2011
O sistema de sirenes de alerta para o risco de desabamentos em favelas cariocas, instalado em janeiro de 2011, foi acionado pela primeira vez no dia 26 de abril daquele ano, quando, em poucas horas, o Rio recebeu o dobro da chuva esperada para todo o mês de abril. Os alarmes soaram em 11 favelas, logo depois que a cidade entrou em "estágio de alerta", que se caracteriza por chuva forte com riscos de alagamentos e deslizamentos.
quinta-feira, dezembro 05, 2013
AFRÍCA DO SUL:Nelson Mandela morre aos 95 anos.

O líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, para
O ex-presidente vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.
Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.
A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.
Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão.
m ano depois, em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, após a convocação das primeiras eleições democráticas multirraciais no país. Sua vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na nação africana.
Ao tomar posse, o líder negro adotou um tom de reconciliação e superação das diferenças. Um exemplo disso foi a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país. O esporte era uma herança do período colonial e, por isso, boicotado pelos negros, por representar o governo dos brancos.
Nos dois anos seguintes, a Constituição definitiva e o processo de transição foram concluídos. Entre os anos de 1996 e 1998, o arcebispo Desmond Tutu liderou a Comissão de Verdade e Reconciliação para apurar crimes cometidos durante o apartheid, e foram abertos processos judiciais para pagamentos de indenizações às vítimas do regime.
Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.
Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.
terça-feira, dezembro 03, 2013
NATAL NA REGIÃO:Comércio do Alto Tietê amplia horário de atendimento para vendas de Natal.

De olho nas vendas de fim de ano, o comércio da região amplia em quatro horas o horário de atendimento a partir desta segunda-feira (29). Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) do Alto Tietê, as lojas passam a abrir das 8 às 22 horas. A ampliação no horário de funcionamento segue até o dia 31 de dezembro.
Ainda de acordo com o Sincomércio, as lojas de rede instaladas no centro de Mogi das Cruzes e Suzano devem funcionar até as 20h na primeira quinzena de dezembro e também atendem até as 22h a partir da segunda quinzena, época de pagamento. Nos dias 25 dezembro e 1º de janeiro, feriado de Natal e Ano Novo, respectivamente, o comércio não abre.
Comércio funciona das 8h às 22h a partir desta segunda (2).
Objetivo é aumentar as vendas de fim de ano em até 10%, diz Sincomércio
O shopping de Mogi das Cruzes também vai ampliar o atendimento ao público a partir do dia 12 de dezembro. As lojas passam a atender das 10h às 23h de segunda à sábado e das 12h às 22h aos domingos. Nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo, as lojas funcionam das 10h às 18h. Já nos dias 25 e 1º de janeiro, o atendimento é facultativo.

Em Suzano, o shopping amplia o atendimento a partir do dia 9 de dezembro. As lojas abrem de segunda à sábado das 10h às 23h, e aos domingos das 10h às 20h, com opção de abertura facultativa das lojas a partir das 14h. No dia 24 de dezembro, o centro de compras funciona das 10h às 18h.
Até lojas que não estão instaladas na área central , também ficarão abertas até mais tarde para atender ao público. “Muita gente deixa para comprar na última hora, então quanto mais perto do Natal, mais vantajoso é deixar a loja aberta até mais tarde”, explica o empresário Jhony Pinheiro, que tem uma loja de presentes na Rua Benedicto de Souza Branco, em Jundiapeba.
Na unidade, brinquedos e eletrônicos dominam as prateleiras durante as festas de fim de ano. “A ideia é ter presentes para todas as faixas etárias. As lembranças que custam de R$ 10 a R$ 80 são as que costumam vender mais. Normalmente quem entra na loja quer levar mais de um presente, então esses preços cabem no bolso”, destacou.
Crescimento das vendas
Uma pesquisa do Sincomércio aponta expectativa de aumento de vendas neste fim de ano entre 5 e 10% em comparação ao ano passado. Para o segmento infantil, a previsão é de um aumento de 30%, enquanto no setor de vestuário e calçados é de 20%. Lojas do segmento eletrônico, joias e presentes em geral, estimam um aumento de 10%. “Os produtos mais procurados nesta época do ano são videogames portáteis, tablets e celulares. A partir da segunda quinzena de dezembro é que a procura aumenta porque em novembro as pessoas costumam usar a primeira parcela do 13º salário para pagar dívidas”, comentou Tiago Moraes, proprietário de uma loja de eletrônicos na Rua Senador Dantas, no Centro, em Mogi.
segunda-feira, dezembro 02, 2013
INTERNACIONAL:ilha japonesa de Okinawa.
A Marinha americana enviou para Okinawa (Japão) seu novo avião de vigilância e de luta antissubmarina, em meio à escalada de tensões provocada pela criação de uma zona aérea de identificação pela China --afirmou uma fonte do governo dos Estados Unidos nesta segunda (2).
Dois aviões P-8 Poseidon, que haviam decolado da Flórida na sexta-feira, aterrissaram na base de Kadena, na ilha de Okinawa. Outras quatro aeronaves serão enviadas nos próximos dias, acrescentou a mesma funcionária que pediu para não ser identificada.
O desdobramento estava "previsto há muito tempo" e tem como objetivo substituir os antigos P-3 Orion. Segundo a mesma fonte, a movimentação não está relacionada à implantação de uma zona aérea de identificação (ZAI) por parte de Pequim, sobre o mar da China Oriental.
Ao enviar esses aviões, Washington aumenta, porém, suas capacidades na região, que engloba as ilhas Senkaku --ou Diaoyu, para os chineses--, centro das tensões entre Tóquio e Pequim. Construídos a partir da estrutura de um Boeing 737, os P-8 Poseidon dispõem de uma autonomia de voo maior e de um maior raio de ação que os P-3 e carregam torpedos e mísseis antinavio.
O desdobramento estava "previsto há muito tempo" e tem como objetivo substituir os antigos P-3 Orion. Segundo a mesma fonte, a movimentação não está relacionada à implantação de uma zona aérea de identificação (ZAI) por parte de Pequim, sobre o mar da China Oriental.
![]() |
| Ilhas de Uotsuri (acima), Minamikojima (abaixo) and Kitakojima (centro), centro da disputa entre China e Japão |
domingo, dezembro 01, 2013
ESTADOS UNIDO:Paul Walker, de 'Velozes e Furiosos', morre em acidente de carro.
| imagem do Porsche que bateu e matou Paul Walker de (velozes e furiosos) |
![]() |
| Paul Walker em maio de 2013. (Foto: Filipe Carvalho/Reuters) |
O ator Paul Walker, estrela dos filmes 'Velezoes e Furiosos' ao lado de Vin Diesel, morreu neste sábado (30), aos 40 anos, em um acidente de carro no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, informou seu publicitário na conta oficial do ator no Twitter e no Facebook.
"Lamentamos confirmar que Paul morreu em um trágico acidente de carro durante um evento benéfico para sua organização Reach Out Worldwide", disseram seus publicitários no Facebook.
"Era o passageiro no carro de um amigo, no qual ambos perderam a vida", acrescentaram.
A notícia foi publicada inicialmente pelo site especializado em noticias sobre celebridades 'TMZ'. De acordo com o site, o acidente aconteceu em Santa Clarita, ao norte de Los Angeles.
Fontes ligadas a Paul disseram ao site que ele estava em um Porsche que bateu em um poste ou árvore. Em seguida, o carro teria pegado fogo.
Segundo o departamento de Polícia do condado de Los Angeles, o acidente aconteceu por volta das 15h30 hora local.
![]() |
| Bombeiros trabalham em Porsche destruído em acidente neste sábado em Valencia - Santa Clarita, Califórnia. (Foto: AP Photo/The Santa Clarita Valley Signal, Dan Watson |
![]() |
| Paul Walker e Vin Diesel estrelam 'Velozes e furiosos 6' (Foto: Divulgação) |
VEJA O ANUNCIO PELO FACE BOOK:

sábado, novembro 30, 2013
SUZANO: paulo tokuzumi fica de licença da prefeitura.
Determinada, focada e cheia de disposição, a vice-prefeita de Suzano Viviane Galvão promete manter a Prefeitura em ordem no período em que o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), o Paulinho, como ela prefere chamar, ficará de licença da administração municipal. Em entrevista ao DS, a prefeita interina falou sobre como será sua administração nos 15 dias e ainda deu sua opinião sobre a educação na cidade e no País. Sobre a possibilidade de, um dia, engrenar mais a fundo na política e quem sabe se candidatar a prefeita ou deputada, Viviane foi reticente: "vamos deixar as coisas acontecerem no seu próprio tempo".
Diário de Suzano: Qual a sensação de se tornar a prefeita interina, sendo a primeira mulher na história política de Suzano a ter esse cargo?
Viviane Galvão: É uma emoção e uma responsabilidade muito grande. Eu recebi essa incumbência das mãos do prefeito, Paulo Tokuzumi, e assumir essa função de prefeita às vezes me assusta, mas, ao mesmo tempo, me deixa feliz. Principalmente porque sei que vou poder contar com as pessoas da equipe. São pessoas que confio e que estarão ao meu lado. Eu fico muito feliz também pela população de Suzano me dar essa oportunidade.
DS: Quais serão seus primeiros atos como prefeita interina?
Viviane: Quero deixar bem claro que eu sou a vice-prefeita e que estarei exercendo o cargo como prefeita por 15 dias. Eu não tomarei decisões que podem contrariar o Paulinho. O que eu posso fazer é escutar, observar. Aquilo que eu puder resolver em tempo, ótimo. O que não puder, eu encaminharei. Às vezes pensam que, em 15 dias, eu poderei fazer uma diferença grande, mas não. Quero deixar bem claro que isso é só uma continuação do governo Paulo Tokuzumi.
DS: Qual a diferença entre ser primeira-dama e vice-prefeita?
Viviane: É uma diferença enorme. Antes eu era a mulher do prefeito, agora eu estou como vice, que está imersa com toda a responsabilidade solitária que isso me dá. Antes eu exercia um cargo que era mais um trabalho, que tinha uma representatividade de primeira-dama. Hoje é todo um envolvimento político, administrativo em geral. Não entro no mérito de toda administração, mas atualmente sou vista como uma das partícipes desse governo.
DS: O que os suzanenses podem esperar da prefeita interina Viviane Galvão?
Viviane: Podem acreditar que a Prefeitura continuará em andamento nestes dias em que estará em minhas mãos.
sexta-feira, novembro 29, 2013
DESTRUIÇÃO:Chuva alaga casas e deixa moradores desalojados em Boa Vista.
![]() |
| Moradora contabiliza prejuízos causados pela chuva, no bairro São Vicente (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
Uma das moradoras relatou com detalhes os momentos em que a água começou a invadir o apartamento em que mora com o filho. "Quando eu acordei, já estava todo um tumulto e tinha muita água invadindo nosso apartamento, estava acima da perna. Foi um desespero total. Só lembrei de chamar meu filho para tentarmos abrir a porta. Quase não conseguíamos sair, pois estava tudo revirado, móveis e eletrodomésticos", contou a vendedora Rosane Aleixo.
Ela detalhou ainda que agora a situação é de muita tristeza diante da destruição. "Alguns móveis chegaram ontem [quarta-feira (27)] e hoje não temos mais nada. Não temos mais roupas, comidas, móveis. Acabou tudo. Graças a Deus, temos nossas vidas", ressaltou a mulher.
![]() |
| Chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (28) causou vários prejuízos em Boa Vista (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
![]() |
| Perdi meus documentos e uma quantia que estava juntando", disse a idosa (Foto: Neidiana Oliveira/G1) |
Idosa tem casa destruída
Moradores relataram que pessoas tiveram que destelhar as casas para poder sair. Um casal de idosos, que mora há 23 anos no bairro, teve a casa destruída com a chuva. Dona Maria Teresa, de 75 anos, contou que na hora que a água começou a invadir a casa foi um momento de terror.
"Não podíamos fazer nada, apenas lutar pela nossa vida. Moro com meu esposo de 75 anos e meu filho, que é deficiente. Graças a Deus, nada nos aconteceu. Mas os rastros da destruição no nosso lar ficaram. Perdi meus documentos e uma quantia que eu estava juntando. Isso tudo é muito triste", detalhou a idosa.
Protesto
Moradores do Bairro São Vicente realizaram um ato de protesto com o intuito de reivindicar melhorias para o bairro. Com uma televisão danificada pela chuva, um deles ficou no meio da rua e simbolizou estar assistindo ao horário político.
![]() |
| Morador levou televisão danificada para o meio da rua (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
Segundo o morador, que ficou em plena chuva protestando, a falta de infraestrutura foi uma das questões que influenciou na destruição das casas. O bairro está localizado em uma área central da cidade e nas proximidades de um córrego.
![]() |
| Família perdeu vários eletrodomésticos (Foto: Neidiana Oliveira/G1 RR) |
Outro bairro
Na zona Central de Boa Vista, a destruição também tomou conta das residências. Com os portões quebrados e parte da casa transformada em entulho, a família da assessora jurídica Norami Faitão, contabiliza o prejuízo em torno de R$ 15 mil.
"Começou o barulho da chuva, depois foi aumentando com trovoadas e ventanias. Então começamos a ouvir os estrondos da água invadindo a casa e dos móveis e eletrodomésticos caindo. Quando fomos ver, a casa estava toda destruída e com a água pelo joelho. Não tivemos tempo para nada, somente para segurar o que estava ao nosso alcance", relatou.
Com um prejuízo na estrutura da casa e perda total dos móveis, a moradora destacou que as festas de fim de ano não serão tão felizes como a família imaginava.
"Vamos gastar em torno de R$ 15 mil para reconstruir e mobiliar novamente nossa casa. Registramos um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial, para tentarmos alguma solução. Com certeza, o nosso Natal, que estávamos esperando ser bom, será diferente, mas graças a Deus estamos todos vivos", completou a assessora jurídica.
A casa da vizinha de Norami também foi invadida pela chuva. A proprietária da residência frisou que a família ainda está assustada com a tragédia e não acredita no que aconteceu. "Estamos totalmente sem saber o que fazer. Nossa casa está tomada pela lama, toras de madeira, entulhos e sucatas. O prejuízo material é incontável. O vizinho cortou as árvores e entupiu um bueiro no quintal, isso foi o que ajudou na destruição das nossas casas", disse a
professora Gelvanete da Silva de Oliveira.
BAHIA:lhéus decreta emergência e Defesa Civil faz reunião para definir atuação.
Ilhéus decreta estado de emergência por conta das chuvas na Bahia (Foto: Alfredo Filho/Secom Ilhéus)De acordo com Salvador Brito, superintendente estadual da Defesa Civil, as prefeituras estão fazendo o levantamento dos estragos e adianta que localidades como Itacaré, Nilo Peçanha, Valença e Itaperoá estão em situação grave. "Esses locais estão com muitos problemas de alagamento, deslizamento e enxurradas. Uma rodovia estadual que dá acesso à Valença foi interditada porque o rio encheu muito. A chuva não para", afirma.

Em Ilhéus, a prefeitura informa que decretou situação de emergência para viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas. Além disso, foi criada a Central de Operações no Estádio Mário Pessoa, um órgão que reúne Defesa Civil e secretarias como a de esenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social.
Na cidade de Itabuna, também no sul da Bahia, mais de 200 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil de Itabuna, já choveu cerca 40mm na cidade e a estimativa é que chova mais 60mm ainda nesta quinta-feira. São 20 casas toalmente destruidas.
Brito afirma que, na reunião, a Defesa Civil vai ter conhecimento sobre
as necessidades de cada cidade afetada. "Vamos mobilizar recursos
existentes, seja para apoio em equipamento para desobstruir ruas e
canais, além de estabelecer acessos e apoiar a manutenção de abrigos
públicos. Vamos identificar isso agora à noite", relata o gestor da
Defesa Civil.![]() |
| Teto de escola desaba e atinge cinco alunos (Foto: Site Teixeira News/ Divulgação) |
![]() |
| Barranco desaba e atinge casa no interior (Foto: Site Amarelinho10) |
quinta-feira, novembro 28, 2013
GUARULHOS-SP:Dois carros foram prensados entre uma carreta e um ônibus.
|
Um grave acidente envolvendo quatro veículos provocou a morte de
três pessoas na altura do km 227 da rodovia Presidente Dutra, sentido
São Paulo, na região de Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (28). Dois
carros foram prensados entre uma carreta e um ônibus e ficaram
completamente destruídos. O acidente interrompeu a circulação na pista
expressa da rodovia no sentido São Paulo
Leia mais em: http://zip.net/bslDxk
ACIDENTE:Estrutura cai em obra do estádio do Corinthians em sp.
Questionado, o presidente do Sinacon e deputado não deu detalhes sobre qual seria o risco apontado pelo técnico e não deu nome do funcionário. Entretanto, ele afirmou que a comunicação da suspeita do técnico e do engenheiro de segurança foi protocolada na obra.
Segundo Ramalho, o funcionário sinalizou, por algum motivo, que o guindaste tinha indício de problemas. “O técnico disse eu chamei o meu engenheiro de segurança, que concordou comigo que estava inseguro, que havia sinais de que esta torre iria tombar. O nosso engenheiro chamou o engenheiro de produção para dizer que estava muito perigoso", disse Antonio de Sousa.
"O engenheiro perdeu um certo tempo conversando com ele e ainda brincou: você é engenheiro de segurança do trabalho eu sou engenheiro civil. Isso é responsabilidade da engenharia civil e eu acho que isso aqui está 100% seguro, não há risco nenhum.”
Investigação da Polícia Civil
Falha humana, defeito no guindaste e instabilidade do terreno são as principais hipóteses investigadas pela Polícia Civil de São Paulo para tentar encontrar a causa do acidente que matou dois operários na quarta-feira (27) nas obras do estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste, local escolhido para a abertura da Copa do Mundo, em junho de 2014.
“Tem que apurar se houve falha humana, problema mecânico ou instabilidade do terreno”, disse nesta quinta-feira (28) ao G1 o delegado Luiz Antonio da Cruz, titular do 65º Distrito Policial, Artur Alvim.

O delegado e seus investigadores apuram as circunstâncias e eventuais responsabilidades pela queda de parte da cobertura do estádio que era içada por um guindaste que tombou, derrubando a peça de cerca de 400 toneladas sobre dois funcionários. O motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, que estava dormindo num caminhão, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, que estava perto de um banheiro químico, foram atingidos e morreram.
O delegado e seus investigadores apuram as circunstâncias e eventuais responsabilidades pela queda de parte da cobertura do estádio que era içada por um guindaste que tombou, derrubando a peça de cerca de 400 toneladas sobre dois funcionários. O motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, que estava dormindo num caminhão, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, que estava perto de um banheiro químico, foram atingidos e morreram
nquérito policial apura o crime previsto nos artigos 256 e 258 do Código Penal que tratam, respectivamente, de "causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo de vida, a integridade física ou patrimônio de outrem", e "se do crime doloso de perigo comum resulta lesão corporal de natureza grave, a pena privativa de liberdade é aumentada de metade; se resulta morte, é aplicada em dobro. No caso de culpa, se do fato resulta lesão corporal, a pena aumenta-se de metade; se resulta morte, aplica-se a pena cominada ao homicídio culposo, aumentada de um terço”.
No caso de condenação, o artigo 256 determina que a pena vai de um a quatro anos de prisão.
Para tentar esclarecer as causas do acidente, a polícia vai ouvir depoimentos, entre eles de testemunhas, sobreviventes, operários, representantes das empresas responsáveis pela obra, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Também irá requisitar documentos técnicos da construção e aguardar o resultado dos laudos periciais da Polícia Técnico-Científica.
Peritos do Instituto de Criminalística (IC) deverão ir ao estádio para analisar e determinar o que provocou o acidente. Geralmente, o resultado dos trabalhos é feito em 30 dias. Quem determina a causa da morte dos funcionários é o Instituto Médico Legal (IML), que deverá apontar esmagamento das vítimas.
Cinco pessoas já foram ouvidas pela polícia na quarta-feira, segundo o delegado: três empregados da Odebrecht, empresa responsável pela construção da obra, e dois policiais militares que realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente.
“Desses depoimentos, o mais importante foi de um engenheiro que informou que esse guindaste já havia colocado todas as outras peças e iria colocar a última parte da peça metálica”, disse o delegado Luiz Antonio da Cruz, que também ouviu uma administradora e um técnico de segurança do trabalho da Odebrecht.
Ele não pretende ouvir depoimentos nesta quinta. Para tentar saber se houve falha humana, a polícia quer falar, entre esta sexta-feira (29) e segunda-feira (2), com o operador do guindaste, José Walter Joaquim, de 56 anos. Procurada pela equipe de reportagem, a assessoria de imprensa da Locar, dona da máquina, o funcionário trabalha na empresa, mas “está abalado e só irá falar com a polícia”.
Assinar:
Postagens (Atom)

























