segunda-feira, novembro 04, 2013

BOLIVIA:Oito morrem e 9 ficam feridos em acidente aéreo na Bolívia, diz jornal.

Acidente Bolívia  (Foto: Presidência boliviana )Aeronave pega fogo após acidente aéreo na Bolívia (Foto: Presidência boliviana)
Pelo menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas em um acidente aéreo na Bolívia. Um avião da empresa Aerocon teve problemas durante a aterrissagem e explodiu próximo à pista do aeroporto de Riberalta (1 mil km da capital La Paz), no departamento de Beni, segundo o jornal boliviano 'La Razón'.

O acidente aconteceu por volta das 16h no horário local (18h no horário de Brasília) durante o trajeto da aeronave que ia de Trinidad até Riberalta. Entre os mortos estão três funcionários do governo de Beni, segundo declaração do ex-governador Ernesto Suárez em sua conta no Twitter.

“Pedi uma profunda investigação”, afirmou o presidente boliviano Evo Moraels após o acidente em entrevista divulgada no site oficial da Presidência.  
Segundo o jornal 'La Razón', imagens de televisão mostram que dezenas de pessoas trabalharam no resgate dos corpos das vítimas e dos feridos, como no combate ao incêndio produzido após a explosão do avião.
  •  
Acidente Bolívia  (Foto: Presidência bolviana )Moradores ajudam no combate ao incêndio provocado pela explosão do avião durante aterrissagem
(Foto: Presidência bolviana)
publicidade

RIO GRANDE DO SUL:Após acidente no RS, número de feridos em estado grave cai para 5.

Acidente deixou 4 mortos em Passo Fundo (Foto: João Altair e Idoli Girelli/Rádio Planalto)Acidente deixou 4 mortos em Passo Fundo (Foto: João Altair e Idoli Girelli/Rádio Planalto)
Mais de 14 horas depois do acidente com um ônibus que matou 4 pessoas e deixou 33 feridas no km 3 da ERS-135, em Passo Fundo, cinco pessoas seguem em estado grave nos hospitais do município da Região Norte do Rio Grande do Sul na noite deste domingo (3). O veículo capotou e caiu em um barranco de mais de 25 metros durante a manhã.
No Hospital São Vicente de Paulo, para onde 23 sobreviventes foram levados, três estão na CTI em estado grave, de acordo com a instituição. Dois pacientes receberam alta do local por volta das 19h, e os que estão na emergência apresentam quadro estável.
Já o Hospital da Cidade de Passo Fundo recebeu dez pacientes, todos mulheres. Duas permanecem na UTI em estado grave, duas estão no bloco cirúrgico inspirando por cuidados e outras 6 estão na emergência em estado regular. Nenhuma delas teve alta neste domingo.
Acidente deixou 4 mortos em Passo Fundo (Foto: João Altair e Idoli Girelli/Rádio Planalto)Acidente deixou 4 mortos em Passo Fundo
(Foto: João Altair e Idoli Girelli/Rádio Planalto)
A polícia investiga as causas do acidente e aguarda confirmação sobre a velocidade do ônibus no momento do acidente. Para isto, o tacógrafo do veículo foi recolhido e analisado.
O motorista fez o teste de bafômetro, que deu negativo para uso de álcool. Em relato às pessoas que ajudaram no resgate dos passageiros, o homem que dirigia o ônibus disse que o veículo aquaplanou na pista. A delegada Carolina Goulart, responsável pelo caso, não descarta esta possibilidade, já que chovia muito na região na hora do acidente.
"Estas confirmações só vão poder ser feitas após a verificação do tacógrafo e com o resultado da perícia que foi feita no local. O laudo deve ser divulgado em até 10 dias", disse ao G1 a delegada.

sábado, novembro 02, 2013

ESTADOS UNIDOS:Tiroteio deixa morto e feridos no aeroporto de Los Angeles.


Um tiroteio com "múltiplos disparos" ocorreu no aeroporto de Los Angeles, no estado americano da Califórnia, na manhã desta sexta-feira (1º), deixando 1 morto e 7 feridos, segundo as autoridades.
A TSA (Agência de Segurança de Transporte) confirmou que um de seus agentes morreu e outro ficou ferido no incidente. O morto é um homem de cerca de 40 anos, segundo um porta-voz do departamento legista do condado de Los Angeles.


Seis dos feridos foram hospitalizados, segundo os bombeiros.
O suspeito abriu fogo com um rifle de assalto próximo ao controle de segurança do terminal 3, foi atingido pela polícia do aeroporto e está sob custódia.
Ele foi identificado como Paul Ciancia, de 23 anos, um morador da região, disse a congressista Loretta Sanchez à CNN. Sanchez, democrata da Califórnia, integra o comitê de Segurança Nacional.
Ainda de acordo com a CNN, investigações encontraram informações que ligam o suspeito a um "sentimento antigoverno e raiva da Administração de Segurança do Transporte", segundo um oficial.
A polícia disse que o atirador agiu sozinho e descartou a existência de mais suspeitos. Não há confirmação sob seu estado de saúde.
O suspeito sacou a arma e começou a atirar quando apresentava os documentos no ponto de checagem de segurança, segundo Patrick Gannon, chefe da polícia do aeroporto.

SUZANO: Pinheiro Fróes e Marques Figueira podem ganhar corredores de ônibus.

avenidas Antônio Marques Figueira Suzano-sp.
 Ao menos três importantes vias de Suzano poderão ganhar corredores de ônibus exclusivos em 2014. Entre elas, as avenidas Antônio Marques Figueira, na área central, Major Pinheiro Fróes (SP-66) e a Vereador João Batista Fittipaldi, na região da Vila Maluf e Parque Maria Helena.
A informação foi passada ontem pelo secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, durante evento de entrega final dos últimos 15 novos ônibus municipais à frota total de 120 veículos . O evento aconteceu no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador.
Major Pinheiro Fróes (SP-66)Suzano-sp.
O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), presente no local, atentou para o fato de a implantação dos corredores ainda não estar confirmada. Tanto é que o secretário destacou que antes de mais nada, a administração precisará realizar um estudo, o que deve acontecer a partir do início de 2014. “Está para haver um novo contrato de equipamentos, materiais e vai ser incluso o engenheiro de tráfego”, disse, referindo-se que o profissional será o responsável pelas avaliações. Apesar da espera, Ferreira observou que a Prefeitura tem “pressa”, em especial porque está prevista para março a entrega do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21).

sexta-feira, novembro 01, 2013

INTERNACIONAL:Níger diz que 92 imigrantes foram encontrados mortos no Saara.

Voluntários e militares observam os corpos retirados da areia do Saara, ao norte de Arlit, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)
Voluntários e militares observam os corpos retirados da areia do Saara, ao norte de Arlit, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)

Os corpos de 92 imigrantes, a maioria mulheres e crianças que morreram de sede, foram encontrados no norte do Níger, depois que um dos caminhões em que estavam quebrou quando tentavam atravessar o deserto do Saara, disseram autoridades nesta quinta-feira (31).
Os imigrantes haviam partido em meados de outubro em dois caminhões da cidade mineira mais ao norte do Níger, Arlit, para atravessar o deserto na direção de Tamanrasset, na Argélia, mas se dispersaram para procurar água depois que um veículo quebrou.
O prefeito de Arlit, Maouli Abdouramane, disse que 92 corpos foram recuperados após dias de buscas --52 crianças, 33 mulheres e sete homens.

 As buscas continuam", disse o prefeito à Reuters por telefone. Ele disse que todas as vítimas são do Níger, mas que seu destino final ainda não estava claro.
Uma autoridade militar disse que cerca de 20 pessoas do grupo sobreviveram à tragédia. Cinco delas andaram quilômetros pelo deserto escaldante de volta para Arlit, onde informaram as autoridades sobre o ocorrido.
A rota através do Saara ainda é usada por muitos emigrantes da região e de áreas mais distantes.
Mais de 32 mil imigrantes chegaram este ano ao sul da Europa, vindos da África, embora não esteja claro se esse era o destino desse grupo.
Centenas dos que tentaram chegar à Europa pelo Mediterrâneo morreram afogados durante a travessia nos últimos meses.



Voluntários ajudam no resgate de corpos de imigrantes no Saara, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/ AP)
Voluntários ajudam no resgate de corpos de imigrantes no Saara, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)

Mulheres e crianças estão entre maioria das vítimas, segundo autoridades.
Governo suspeita que imigrantes estavam a caminho da Argélia.

CURITIBA PARANA:Garoto de 13 anos morre baleado em frente à universidade de Curitiba.


Garoto de 13 anos morre baleado em frente à universidade de Curitiba

Bombeiros chegaram a socorrer o garoto, mas ele não resistiu.
Polícia acredita que guerra entre traficantes pode ser motivo do crime.

Do G1 PR
64 comentários
Em menos de uma semana, cinco pessoas morreram no Prado Velho (Foto: João Carlos Frigério/Estadão Conteúdo)Em menos de uma semana, cinco pessoas
morreram baleadas no Prado Velho
(Foto: João Carlos Frigério/Estadão Conteúdo)
Um garoto de 13 anos morreu após ser baleado em frente à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no bairro Prado Velho, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (31). De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 9h.
O Corpo de Bombeiros chegou a atender o garoto, que foi levado até o Hospital Cajuru, mas ele não resistiu aos ferimentos. De acordo com o delegado Fábio Amaro, que investiga o caso, a morte pode estar vinculada a uma disputa de duas facções de traficantes que atuam na região.
Desde sábado (26) até esta quinta-feira, cinco pessoas foram baleadas e mortas no Prado Velho. Conforme o delegado, três armas de fogo foram apreendidas nesta quinta, para confrontar as informações dos revólveres com a bala encontrada no corpo do garoto. Até às 17h15, nenhum suspeito foi detido.
Amaro disse ainda que a Polícia Militar já intensificou o patrulhamento na região, para evitar novos crimes, mas o trabalho da polícia fica dificultado em virtude do silêncio dos moradores, que temem represálias dos traficantes.

RIO DE JANEIRO:Criança e PM morrem em tiroteio dentro do fórum de Bangu, no Rio.

Polícia e Corpo de Bombeiros isolam área em frente ao fórum de Bangu, onde uma tentativa frustrada de resgate de dois traficantes provocou tiroteio e terminou com uma criança morta e 4 feridos (Foto: Jadson Marques/ Parceiro/ Ag. O Globo)
Polícia e Corpo de Bombeiros isolaram área
(Foto: Jadson Marques/ Parceiro/ Ag. O Globo)

Uma criança e um policial militar morreram durante um tiroteio iniciado dentro do fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira (31), após uma tentativa frustrada de libertar dois criminosos que prestavam depoimento no local. Outro PM e uma mulher foram baleados e estão internados no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o morto é um menino de 8 anos, identificado como Kayo da Silva Costa, que jogava futebol na escolinha do Bangu e vestia o uniforme do clube quando foi atingido por um disparo. O PM que morreu foi identificado apenas como sargento Oliveira. A Divisão de Homicídios vai investigar as mortes.
Segundo a sala de polícia do Hospital Albert Schweitzer, a mulher ferida é uma idosa, foi baleada no abdômen dentro de um ônibus, passa bem e tem quadro de saúde estável. Segundo o porta-voz da PM, Cláudio Costa, o policial ferido passava por cirurgia para retirada de bala na cabeça por volta das 20h30 e seu estado de saúde é gravíssimo.
 Tiroteio em Bangu (GloboNews)  (Foto: Reprodução Globo News)
 De acordo com testemunhas, o menino havia acabado de sair do treino quando ocorreu o tiroteio. O técnico do time dele, Luis Manoel Ávila, foi ao local e passou mal. O atleta Guilherme Pinajé treina no clube e falou sobre Kayo: “Era um menino educado e que chegava cedo para treinar".
Rua 12 de fevereiro

quinta-feira, outubro 31, 2013

TRANSPORTE COMPLEMENTAR:Transporte público é alvo de reclamações em Suzano.

Passageiros dizem que andam em veículos lotados.
Motoristas reclamam de falta de respeito às leis de trânsito.


Os passageiros do transporte público de Suzano reclamam da qualidade do serviço prestado pelas vans. “Muitas vezes vai cheio. A gente tem que ficar empurrando as pessoas. Fica ruim!”, diz o ajudante geral Paulo Sérgio Rufino.
Além disso, alguns condutores de vans não respeitam as regras de trânsito. O Diário TV mostrou nesta quinta-feira (31) uma van parada no meio da rua para as pessoas descerem, com risco de um carro bater atrás ou de um passageiro ser atropelado. Outro motorista aproveitou o sinal fechado para deixar os passageiros descerem, mas depois o semáforo ficou verde e o cobrador ainda ficou em pé do lado de fora da van para dar o troco para uma passageira. Já o condutor de outra van parou na esquina e deixou os passageiros descerem. Depois ele simplesmente ligou a seta, mudou de faixa e fechou o carro que vinha logo atrás.
Os flagrantes ocorreram na esquina das ruas Campos Sales e Benjamin Constant, no Centro. Há uma câmera de monitoramento no local e a ferramenta poderia ajudar na fiscalização.
Para o empresário Volmar Silva, os abusos só ocorrem porque faltam fiscais nas ruas. “Não tem fiscalização. Eles cortam, não dão seta”, reclama.
A Prefeitura de Suzano informou que agentes de trânsito fazem a fiscalização. Além disso, o Conselho Municipal de Transportes denuncia irregularidades e quem descumprir as exigências, como boas condições dos veículos e cumprimento dos itinerários, pode perder a licença para trabalhar.
A administração municipal ainda explicou que as vans não precisam parar nos pontos de ônibus e podem alterar o trajeto de acordo com a necessidade dos passageiros. A Prefeitura infomou que estuda a alteração da lei que regulamenta o transporte alternativo.
Segundo a administração municipal, para reduzir a superlotação foram entregues 55 novos ônibus neste ano.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 4746-1166.





SUZANO: A partir de segunda-feira, começará a valer a bilhetagem eletrônica no transporte público.

Mais 15 ônibus foram entregues ontem; Radial passa a ter cem coletivos em circulação e 20 de reserva

Mais de 11 mil pessoas já se cadastraram para receber o Bilhete Único Suzanense (BUS), que passará a valer na próxima segunda-feira e permitirá ao usuário do transporte público trafegar em diferentes linhas municipais por até 90 minutos pagando apenas o valor de uma passagem. O dado foi informado ontem pelo gerente operacional da Radial Transporte, Wellington Rost Vidal, que participou da apresentação de 15 novos ônibus que irão compor a frota da cidade.

Segundo ele, a empresa, que tem a concessão do serviço em Suzano, atende uma demanda de aproximadamente 30 mil pessoas por dia. "Temos essa média de 11 mil pessoas cadastradas e que utilizarão o BUS. Todos os ônibus e vans do transporte complementar já estão com os validadores instalados. Esse trabalho terminou hoje (ontem) para que o novo sistema passe a operar na segunda-feira", destacou. No total, a cidade conta com cem coletivos em circulação, 20 de reserva e 151 vans do sistema alternativo, que também aceitarão o cartão.

O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), que participou do evento de entrega dos coletivos, lembrou que a integração faz parte do processo de modernização do transporte público de Suzano. "Estamos cumprindo o cronograma de ações estabelecido e, dessa forma, conseguimos melhorar as condições do serviço oferecido na cidade. Tenho certeza de que a população está satisfeita com essas melhorias", acrescentou.

O tucano explicou ainda que a integração poderá ser feita em qualquer linha e que ela valerá somente para um destino (ida). "Esse sistema vai valer para quem pega duas conduções para ir trabalhar, por exemplo, mas não para ir e voltar. O cartão não será aceito neste segundo caso", acrescentou.


Passes
Os passes emitidos pela Radial serão aceitos somente até o próximo dia 30. Isso porque o sistema está sendo uniformizado por meio do BUS. Segundo o gerente operacional da concessionária, esse prazo poderá ser estendido, caso todos os bilhetes ainda não tenham sido trocados.

Para utilizar a bilhetagem eletrônica em Suzano, os usuários terão que adquirir o cartão Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), já que o sistema de operação BUS será o mesmo. Qualquer pessoa poderá efetuar o cadastro para receber o cartão nas lojas BOM ou pelo site www.cartaobom.net. Ao se inscrever pela Internet, o passageiro receberá o cartão em casa, pelos Correios.

SUZANO MAIS MÉDICO: Médicos estrangeiros atuarão em sete UBSs de bairros da periferia.

Seis médicos cubanos e três argentinos vão trabalhar em Suzano; UBS do Miguel Badra terá profissionais
Os nove profissionais encaminhados para Suzano por meio do programa do governo federal "Mais Médicos" devem começar a trabalhar na cidade a partir da próxima semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim São José, Jardim Alterópolis, Miguel Badra, Eduardo Nakamura (Miguel Badra), Vila Fátima, Jardim Europa e Jardim do Lago.


De acordo com a prefeitura, todos os médicos são estrangeiros, sendo seis cubanos e três argentinos. "Representantes da Secretaria de Saúde do município foram até a cidade de São Pedro, no interior paulista, para buscar os profissionais que estavam finalizando a participação em um curso exigido pelo Ministério da Saúde", informou a prefeitura, em nota.
"Eles passarão por um processo de acolhimento na rede pública e depois irão começar a trabalhar nas estruturas do município", explicou a secretária de Saúde,Valéria Riccio Genovezzi Fernandes. Segundo ela, os profissionais ainda precisam do registro do Ministério da Saúde para começarem a clinicar oficialmente no Brasil.

Além desses nove médicos estrangeiros, Suzano já tinha recebido uma profissional brasileira por meio do programa. "A médica chegou ao município em setembro, no entanto, pela falta de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), ela passou as últimas semanas tomando contato com a comunidade e se inteirando sobre a forma de trabalho na Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo", acrescentou a secretária.


Auxílio
Na sessão da última quarta-feira, a Câmara de Suzano aprovou o projeto de lei que concede auxílio-moradia e auxílio-alimentação para os nove médicos enviados pelo governo federal. Casa profissional receberá da administração municipal R$ 2,5 mil para despesas com a locação de um imóvel e R$ 500 para a compra de alimentos. Os valores dos benefícios serão reajustados anualmente e valerão enquanto o médico estiver vinculado ao programa.

SUZANO:Estevam quer apoio para derrubar veto de Alckmin.

Estevam: ´Projeto vai favorecer moradores

O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) se reunirá na próxima terça-feira com os líderes partidários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para propor a derrubada do veto ao projeto de lei nº 965/2011, de sua autoria, que prevê a regularização de áreas em Suzano, beneficiando bairros como Parque Residencial Casa Branca, Jardim Casa Branca, Jardim Caxangá, Jardim da Saúde e região.
A proposta foi aprovada por unanimidade no Legislativo em setembro. Encaminhada para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu veto total, que foi recebido ontem pela Alesp para que, em breve, seja mantido ou derrubado pelos parlamentares.

"Entendo que é um projeto de extrema relevância para os moradores de Suzano, em especial os da região da Casa Branca, que não podem regularizar seus imóveis devido à defasagem da legislação que rege o assunto. Vou trabalhar pela derrubada do veto. Acredito que os demais deputados entenderão a necessidade da propositura e apoiarão nossa iniciativa, sancionando a lei", afirmou o deputado.

O projeto altera a lei nº 898/75, que disciplina o uso do solo para proteção dos mananciais, cursos e reservatórios de água e demais recursos hídricos de interesse da Região Metropolitana de São Paulo.

Estevam destacou que a região da Casa Branca ainda é regida por essa legislação. "Há mais de 40 anos o rio Guaió foi considerado área de manancial, pois fazia o abastecimento de água em Suzano. Hoje isso não acontece mais", explicou.

HABITAÇÃO:Tokuzumi anuncia 6,8 mil até 2016.

O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) afirmou que pretende entregar 6,8 mil moradias até o fim de seu mandato. O pronunciamento foi feito ontem, durante o evento de sorteio das unidades do empreendimento Topázio do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo Tokuzumi, sua meta é de atingir quantidades expressivas de entrega de moradias para famílias de baixa
renda em Suzano.
O prefeito também disse que o município é carente e precisa de mais empreendimentos. “Temos um déficit de pelo menos 10 mil moradias”, apontou Tokuzumi.
“Hoje entregamos 378 residências pelo sorteio do Minha Casa, Minha Vida, mas sabemos que muitas famílias continuarão sem suas casas”.
Segundo Tokuzumi, as 378 unidades sorteadas ontem fazem parte de um total de 1.740 residências para famílias carentes, cujo restante já está em construção ou tratativas.
“Também conseguimos viabilizar mais 500 unidades para o Jardim Europa, no empreendimento Bosque das Flores”, disse o prefeito.
Tokuzumi comentou ainda sobre a solicitação do município para outras 1,2 mil casas no Distrito de Palmeiras, onde haverá um conjunto habitacional, mas não forneceu detalhes de como estas moradias serão distribuídas.
“É importante ressaltar que toda esta evolução na distribuição de moradias para a população carente vem através de programas federais, como o Minha Casa, Minha Vida, estaduais, como o Casa Paulista e, principalmente, de muito esforço da nossa administração, por meio da Secretaria de Assuntos Urbanos, pelo Departamento de Habitação, no qual a secretária Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, tem trabalhado muito para viabilizar estes projetos, assim como os vereadores que compõem a Câmara e todos os secretários”.
Para Tokuzumi, implantar as moradias e promover a distribuição e a mobilização necessária para que as unidades cheguem ao povo não é suficiente.
“É aí que entra o principal trabalho da Prefeitura”, explica o prefeito. “As pessoas não podem apenas morar. Elas precisam de condições básicas mínimas de atendimento, com postos de saúde, escolas, creches, transporte, tudo perto de casa. Os serviços precisam manter-se em proximidade com a população para que o empreendimento seja bem sucedido. É nisso que temos trabalhado incessantemente”.
Tokuzumi foi o primeiro a realizar o sorteio de uma unidade do empreendimento Topázio. Depois, cada vereador sorteou uma das pessoas que compareceram para receber a moradia. O primeiro mandato de Tokuzumi termina em 2016.

                      FONTE: (DIÁRIO DE SUZANO)

CURIOSIDADE:BMW Z4 vira dragão na China.

China Car Times/Reprodução

                             Modelo recebe customização bizarra para figurar em salão chinês

O roadster BMW Z4 passa longe de ser um carro feio. Na verdade, trata-se de um modelo com desenho bastante interessante e, principalmente, que dispensa qualquer necessidade de aprimoramento.
Não é o que alguns chineses pensam, entretanto. Durante um salão automotivo na cidade de Guangzhou, no sul da China, um BMW Z4 caracterizado como um dragão estava exposto.
Além da discutível pintura dourada na carroceria e nas rodas, o carro ganhou portas tesoura adornadas por asas. A decoração se estende pela carroceria, transformando o modelo em uma espécie de carro alegórico. Dispensável.