sábado, setembro 28, 2013

SUZANO: fim das pipas com serol.

Conselho de Segurança propõe campanha para proibir uso do cerol

Diário de Suzano ed.: 9630 - 27 de setembro de 2013
Suzano deve aprimorar a lei que proíbe o uso de cerol e iniciar campanha. O assunto foi discutido ontem durante reunião do Conselho Municipal de Segurança e Defesa Social (Comsedes). Foi apresentou vídeo que deverá ser usado na campanha contra o uso do cerol. A iniciativa deve ser realizada em toda a rede de ensino de Suzano a partir de novembro.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil e Social e presidente do conselho, Luiz Higashi, agora serão feitas algumas alterações no material. "O que apresentamos tem apenas imagem e música ambiente. Esperamos complementar esse material com voz. Essa campanha será realizada em novembro durante o período pré-férias. Queremos, com isso, conscientizar as crianças e adolescentes", explica Higashi.
Ele também adianta que há proposta de modificações na lei.
FISCALIZAÇÃO Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai fazer a fiscalização do uso do cerol nas próximas férias. "Existem alguns locais que estaremos reforçando a fiscalização", conta.
Atualmente, é proibido o uso e a comercialização do cerol em São Paulo.
O objetivo do Consedes é que em Suzano a lei seja igual. Isso porque no município apenas é punido por lei aquele que for pego usando o produto.
INCENTIVO Entre os assuntos discutidos no encontro de ontem estava a Zona Azul. Segundo o conselho, a implantação de novas vagas vai acontecer em 2014. No entanto, foi divulgada a possibilidade de reduzir o valor do talão aos comerciantes suzanenses para que estes se interessem em vender o serviço.
Hoje os comerciantes pagam R$ 9 pela cartela e a revendem por R$ 10. Dessa forma, a margem de lucro é de R$ 1.
"Quanto mais pontos de venda tivermos, melhor será, tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores. Nós poderemos propor essa iniciativa à categoria e oferecer também um adesivo que identifique os locais que vendem o serviço", complementa o gerente administrativo da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rudamir Fernandes.
Outros membros do conselho também sugeriram a implantação de mais postos móveis da Zona Azul. Além de a Prefeitura também poder comercializar o serviço.

sexta-feira, setembro 27, 2013

VENEZUELA: animal com aparência humana assusta moradores de cidade venezuelana

Criatura que teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela (Foto: Reprodução/Live Leak/mysteryhistorytv)
Criatura teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela (Foto: Reprodução/Live Leak/mysteryhistorytv)

Ramón Morales disse ter achado a criatura no dia 8 de setembro.
Para alguns, trata-se do 'chupacabra', criatura que atacaria outros animais.


Uma criatura que teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela, provocou medo entre os moradores.
Ramón Morales disse, em entrevista ao site "Canal de Notícia", que encontrou a criatura no bairro Los Castores no dia 8 de setembro. Ele postou a foto em seu Facebook e logo a imagem se tornou viral no país.
Alguns chegaram a dizer que se tratava do mítico "chupacabra", criatura que atacaria outros animais em áreas rurais em várias partes das Américas. Outros, no entanto, acreditam que a criatura misteriosa seria um ser extraterrestre.
Imagens do animal foram postadas em um vídeo no site LiveLeak no dia 13 de setembro. Assista.

quinta-feira, setembro 26, 2013

VIOLENCIA:Crimes crescem mais no Boa Vista. Homicídio fica estável no Centro.

imagem reciclada: blog.aconteceu no badra:

A região do Boa Vista teve maior crescimento de criminalidade entre janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice de aumento chega a 41,18%. O Centro teve o segundo maior crescimento com 28,35% e em Palmeiras foi de 19,8%. Em contrapartida, a região central não teve aumento no número de homicídios. Nas duas outras regiões houve crescimento. Os números foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Entre janeiro e agosto deste ano, o Boa Vista registrou 1.810 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 1.282. Na região central foram registrados 2.680 casos neste ano e 2.028 registros no ano passado. Já em Palmeiras, foram 423 casos neste ano contra 353 do ano passado.
Com relação ao número de homicídios somente o Centro conseguiu manter o mesmo número: sete casos nos dois anos. Palmeiras apresentou o maior crescimento com dois homicídios no ano passado e quatro neste ano. Um crescimento de 100%. No Boa Vista, o aumento foi de 60%.
GERAIS Considerado o total de registros, o aumento na cidade foi de 21,8%. No ano passado, a SSP aponta o registro de 4.303 crimes nos oito primeiros meses do ano. Em 2013, o número aumentou para 5.243.
O mês de agosto também não pode ser considerado positivo. A cidade registrou 732 crimes. Esta é a maior quantia desde quando os números da SSP passaram a ser divulgados mensalmente, ou seja, janeiro de 2011. Suzano já tinha registrado 700 crimes duas outras vezes no ano: em janeiro e abril.
Somente três crimes tiveram redução na quantidade de casos: lesão corporal dolosa, tráfico de entorpecentes e roubo a banco. Os casos de homicídio culposo se mantiveram estáveis.
imagem reciclada: blog.aconteceu no badra:
   

SUZANO:Medicamentos são despejados na beira do rio Una, em Suzano.

Descarte de remédios em Suzano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Suzano)
A Guarda-municipal de Suzano apreendeu dezenas de embalagens de medicamentos despejados irregularmente à beira do Rio Una na Avenida Governador Mário Covas. O caso será investigado pela Vigilância Sanitária do município.
Os guardas chegaram até o local, na altura do campo Vila Sol Nascente, após uma denúncia anônima. Foram encontradas dezenas de embalagens de remédios e luvas. Até o começo da tarde desta terça-feira (24), o local foi preservado pela Polícia Técnica Científica que realizou perícia e preservação do local. O caso de crime contra o meio ambiente foi registrado na Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente.
Segundo a Prefeitura de Suzano, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) será notificada sobre o caso. A administração municipal irá retirar os medicamentos do local após autorização da polícia.
 Guarda Municipal flagrou embalagens de remédios em Suzano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Suzano)

Guarda-municipal flagrou dezenas de embalagens após denúncia anônima.
Cetesb e Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente vão investigar o caso.

quarta-feira, setembro 25, 2013

SÍRIA:Diplomatas dizem que Conselho de Segurança chegou a acordo sobre Síria; Rússia nega.




Diplomatas que participaram nesta quarta-feira (25) de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmaram que Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido haviam chegado a um consenso sobre uma resolução do Conselho de Segurança para a destruição do arsenal químico da Síria.
A informação teria sido passada a agências de notícias --em condição de anonimato-- por ministros das Relações Exteriores de dois dos cinco países que são membros permanentes do Conselho. Eles afirmaram, ainda, que o projeto de resolução poderia ser apresentado em breve ao conselho completo, formado por 15 países.
Leia mais em: http://zip.net/bpk16n
A Rússia, no entanto, negou que tenha havido acordo. "Este é apenas o pensamento positivo deles [diplomatas]", disse o porta-voz da delegação russa na ONU. "Isso não é a realidade. O trabalho sobre o projeto de resolução ainda está em andamento", disse, segundo a Reuters.
Um importante ponto de discórdia entre a Rússia e as potências ocidentais tem sido a inclusão na resolução do Capítulo 7 da Carta da ONU, que trata sobre ações militares e não militares para restabelecer a paz.

A Rússia, país aliado do presidente sírio Bashar Assad, deixou claro que não aceitaria uma resolução inicial nas formas do Capítulo 7 e que quaisquer medidas punitivas teriam de ser aprovadas em uma nova resolução do Conselho de Segurança a partir da comprovação clara de que a Síria tenha desrespeitado o acordo.
Os cinco membros permanentes se reunirão novamente na próxima sexta-feira (27) para discutir uma proposta de conferência de paz para a Síria, em Genebra.
A equipe de inspetores da ONU que apura o uso de armas químicas na Síria voltou a Damasco nesta quarta-feira para completar a investigação. Relatório da organização divulgado neste mês já apontou uso de gás sarin em um ataque ocorrido em agosto no subúrbio da capital.

SUZANO:Glicério e SP-66 serão refeitas e terão ciclovias.

Diário de Suzano ed.: 9628 - 25 de setembro de 2013

A Rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66) e o trecho final da Rua General Francisco Glicério serão totalmente refeitas. As vias vão ganhar faixas de rolamento adequadas ao fluxo de veículos, além de calçadas com acessibilidade, ciclovias e possíveis áreas de recuos.
O projeto foi debatido ontem, em São Paulo, entre o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB) e representantes da diretoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A ação faz parte das obras de intervenções que devem ser realizadas na proximidades da nova estação de trem de Suzano.
Segundo a Prefeitura de Suzano, alguns trechos de ruas principais terão o projeto revisto para que, paralelamente ao funcionamento da estação, o tráfego de veículos de passeio e coletivos flua normalmente, sem causar danos como lentidão no trânsito.
"Essa foi mais uma reunião bastante produtiva. Temos grandes avanços pela frente, principalmente no que se diz à mobilidade urbana, sendo que pretendemos dar uma maior vazão aos veículos que passam pela Prudente de Moraes e também pela Major Pinheiro Fróes. Desde o começo das conversas no início do mandato, fomos muito bem recepcionados pela diretoria da CPTM e faremos outra reunião em breve para que possamos acertar outras questões importantes como a definição das áreas que irão ocupar o bicicletário e outros equipamentos que irão complementar ainda mais a nova estação", ressaltou o prefeito.
Ainda na reunião, Tokuzumi mostrou aos diretores da companhia os detalhes do projeto de implantação do passe livre para estudantes, bem como a modernização no transporte público municipal. "Vamos providenciar também os trabalhos para que a partir de 2014, com a nova estação em funcionamento, a população possa fazer a integração dos trens com o transporte municipal e os estudantes possam utilizar de todas as benfeitorias que estão previstas no local", comentou Silvestre. A nova estação de trem da cidade vai ser entregue no próximo ano.
Além do diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro e o gerente de projetos civis, Osvaldo Fonte Basso, a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, também participou do diálogo.

terça-feira, setembro 24, 2013

BAHIA:Torcedor que ficou preso na Bolívia é ferido em troca de tiros com PM.

Carteira da Gaviões da Fiel de Raphael Castilho, baleado na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Carteira da Gaviões da Fiel de Raphael Castilho, baleado na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

Um dos torcedores do Corinthians preso na Bolívia após a morte de um adolescente em um jogo realizado pela Libertadores no estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro, foi preso novamente, desta vez na em Santo Estevão, na Bahia, na noite de sexta-feira (20).
Segundo informações do tenente Wilson, da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Raphael Machado Castilho de Aráujo, que é de Santos (SP) e mora em Praia Grande (SP), estava acompanhado de Alex Nascimento da Silva, 23 anos, em uma moto. Segundo a PM, um dos dois teria atirado contra uma viatura que fazia uma blitz pela cidade.
De acordo com o tenente, a polícia reagiu aos tiros e perseguiu os dois suspeitos, que acabaram baleados e detidos. Raphael foi atingido no braço e acima do peito, do lado esquerdo e levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador. Já Alex, que é de Santo Estevão, foi atingido nas nádegas e está no Hospital Municipal da cidade.

Documento que mostra saída de Raphael da bolívia foi encontrado com ele na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

 ocumento que mostra saída de Raphael da Bolívia foi encontrado com ele na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

O tenente Wilson informou que foi apreendido com os rapazes um revólver calibre 38, de modelo especial. Com Raphael, a polícia encontrou documentos que comprovam a entrada e saída dele na Bolívia. Também foi encontrada uma carteira da torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel, em nome de Raphael. A polícia informou que os dois suspeitos não correm risco de morte. Nenhum policial ficou ferido durante a troca de tiros.
De acordo com informações da 57ª CIPM, Alex tem passagens pela polícia por porte ilegal de armas, aliciamento de menores e é suspeito de envolvimento de tráfico de drogas. Ainda segundo a polícia, o baiano teria dito a PMs que Raphael estava morando em Santo Estevão há cerca de um mês.
Raphael estava no primeiro grupo de corintianos libertado pelo governo boliviano, e chegou ao Brasil em 9 de junho. A mãe do torcedor, Valcineia Machado dos Santos, confirmou ao G1 que o filho foi hospitalizado na Bahia, mas não quis dar mais detalhes sobre o ocorrido.
O caso foi registrado no Complexo Policial de Feira de Santana, de onde deve ser encaminhado para uma delegacia local.
Arma apreendida com torcedor corintiano e outro rapaz na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Revólver 38 foi apreendido com corintiano e baiano
após troca de tiros com a PM (Foto: PM/ Divulgação)
 

Raphael Machado Castilho foi baleado em Santo Estevão, na Bahia.
Ele foi internado em estado grave na cidade de Feira de Santana, diz PM.


TOCANTINS:Batida envolvendo três caminhões causa explosão na BR-153.

Com a explosão, o trânsito na BR-153 ficou congestionado (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)
Pelo menos três pessoas morreram carbonizadas depois que dois caminhões carregados de combustível se chocaram e explodiram, na tarde desta terça-feira (24), na BR-153, a cerca de 15 km de Paraíso do Tocantins. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que ainda está no local para a retirada dos corpos das vítimas, após o acidente, um caminhão que seguia atrás, bateu nos veículos e também pegou fogo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente pode ter provocado outras mortes. Por enquanto ainda não é possível afirmar se as três pessoas que morreram eram motoristas dos três caminhões. Os nomes também não foram informados.

 Bombeiros foram chamados para tentar conter as chamas causadas pela explosão na BR-153 (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)
As chamas do incêndio chegaram a cerca de 10 metros de altura. O Corpo de Bombeiros seguiu ao local no momento do acidente, mas não pôde se aproximar. Os bombeiros tiveram que aguardar as chamas baixarem. De acordo com a PRF, um caminhão do Departamento de Trânsito do Tocantins (Dertins) está no local para fazer o resfriamento das ferragens e assim auxiliar os bombeiros na retirada dos corpos.
A BR-153, que está interditada desde o momento do acidente, só deve ser liberada no meio da noite desta terça-feira (24).
Dois acidentes na BR-153
Algumas horas antes da explosão dos caminhões, outro acidente envolvendo seis vítimas, duas fatais, provocou a interdição da BR-153 entre Pugmil e Paraíso do Tocantins. O ex-vereador de Paraíso, membro do PMDB e assessor da prefeita de Pugmil, Bento Mendes, morreu no local. A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente pode ter sido ocasionado por uma ultrapassagem indevida.
 A explosão teria sido causada por carreta cheia de produtos químicos que trafegava pela BR-153 (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)

REGIÃO:Poá é o melhor município do País em gestão fiscal pelo 2º ano consecutivo.

Poá é o melhor município do Brasil pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

Após sete anos recebendo nota "A" em todas as categorias analisadas, Poá é o melhor município do Brasil pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Este é o segundo ano consecutivo em que a cidade da região atinge a classificação. Desta vez, o município teve nota máxima em dois dos cinco itens analisados e faz parte de 1,6% das cidades brasileiras classificadas como excelentes. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) faz a medição baseando-se na pesquisa de qualidade em gestão fiscal tendo como referência 2011.
Os melhores pontos de Poá foram nas categorias Receita Própria e Investimentos. O primeiro diz respeito à arrecadação da cidade, enquanto o segundo é referente ao total de investimentos relativos a receita líquida. Poá teve nota 1 em ambos. Esta é a pontuação máxima que um município pode alcançar pela tabela da Firjan.
O município também se saiu bem em Liquidez, a relação entre as contas acumuladas e o montante disponível para pagá-las, com 0,9981 pontos. Em Custo da Dívida, que mede a quantidade destacada do orçamento para pagamento de dívidas e juros, o município alcançou 0,9264 pontos. A categoria menos pontuada pelo município foi em Gastos com Pessoal, que diz respeito ao pagamento de funcionários. Ainda assim, Poá teve 0,8650 pontos, que ainda é conceito nota "A" pela tabela.
Apenas 84 municípios - 1,6% - dos 5.164 analisados em todo o País chegaram à classificação de nota "A". A maior parte das cidades do País, 45,1%, com 2.328 municípios, ficou com classificação "C". Mais de mil tiveram classificação "D", representando 21,1% do Brasil. O conceito "B" ficou para as 1.662 cidades que compõem os 32,2% restantes. A nota geral da Firjan para Poá foi de 0,9618, de uma graduação que vai de zero a 1.
AVALIAÇÃO O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, destacou que a quitação das dívidas públicas tornaram a Prefeitura mais capacitada para receber os recursos, tanto do governo do Estado, quanto do governo federal. "O que proporcionou também a questão de grandes investimentos foram os pregões eletrônicos para aquisição de materiais, como material escolar, uniformes, materiais hospitalares, medicamentos. Isso fez com que a Prefeitura pudesse também utilizar bem e fazer grandes investimentos".
Acerca dos investimentos no município, Testinha destacou a educação e a saúde. "Foram construídas escolas e creches com amplas estruturas, inclusive unidades de ensino com piscinas e com demais espaços voltados para cursos, como dança e música, além de um sistema de ensino qualificado. Também novas unidades de saúde com tratamentos essenciais, como o ambulatório de feridas e tratamento de varizes, programa antitabagismo entre outros".
O pedetista destacou ainda obras e investimentos como o Cantinho da Melhor Idade, a construção de um piscinão e novas creches como importantes na contribuição para a boa avaliação da cidade no indicador.

                FONTE:                       (DIÁRIO DE SUZANO)

segunda-feira, setembro 23, 2013

BRASIL: tronado atinge interior de cidade brasileira.



Tornado deixou rastro de destruição em Taquarituba (SP) (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Tornado deixou rastro de destruição em Taquarituba, SP (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Parecia que tinham bombardeado tudo', contou Ricardo Ossandon.
Fenômeno climático no interior de SP matou 2 pessoas e feriu mais de 60.

 

O pastor chileno Ricardo Ossandon, de 51 anos, foi uma das testemunhas do tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, na tarde do último domingo (22). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Avaré, foram confirmados 2 mortos, um adolescente e um motorista de ônibus, e mais de 60 feridos.
“Foi terrível, destruiu muita coisa. Casas, telhados, silos onde se armazena milho, cereais”, contou Ricardo por telefone ao G1, lembrando que estava acompanhado de alguns fiéis assim que o fenômeno ocorreu, a cerca de 1 km de distância.
Força do vento fez com que caminhão virasse durante tornado (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

 Força do vento fez com que caminhão virasse durante tornado (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

“Vimos que a coisa estava fora dos padrões e começamos a orar. O vento atingiu onde estávamos, mas o epicentro (sic) da coisa foi a 1 km de distância. Parecia que tinham bombardeado tudo”, contou o pastor.
Ossandon relatou também que conhece quatro famílias que foram muito prejudicadas pelo fenômeno. “Conheço uma moça que caiu a casa inteira, outra a parede caiu em cima do carro, outro o telhado saiu e o João de Matos”, pontuou o senhor, relembrando que este último escapou por pouco ao se refugiar em um barraco, localizado próximo a um posto de gasolina que foi totalmente destruído elo tornado.
“João mora a uns 100 m do posto. Como na casa dele tem um barracão, ele estava lá na hora e começou a estourar os vidros, e então ele se trancou no banheiro. Quando saiu, estava tudo destruído”, contou o Ricardo, informando também que a mulher de João, Pâmela de Matos, teve o rosto machucado em consequência do fenômeno.

Terminal rodovíario de Taquarituba ficou completamente destruído após o femômeno no último domingo (22), que deixou mortos e mais de 60 feridos (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Terminal rodovíario de Taquarituba ficou completamente destruído após o femômeno no último domingo (22), que deixou mortos e mais de 60 feridos (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Apesar de toda a destruição, o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular garantiu que não ficou muito assustado com o fenômeno, já que tinha experiências com terremotos em sua terra natal. “Não me assustei muito porque no Chile tem muito terremoto, já passei por dois lá”, relembrou Ossandon, destacando que teme mais os tremores de terra do que o vento forte. “O tornado não me assustou porque ele tem um caminho a percorrer, e o terremoto está em todo lugar. Fiquei tranquilo”, apontou o senhor.
Mesmo com a comunicação parcialmente restabelecida na cidade, com exceção dos celulares que não funcionam corretamente, o pastor afirma que o local mais atingido pelo tornado ainda não possui energia elétrica, e que os bombeiros estão trabalhando na limpeza da área, permitindo apenas a entrada de moradores da rua. “Acredito que vai demorar”, disse Ossandon.
Resgate aos feridos
Segundo a polícia, um esquema especial  foi montado no hospital da cidade para atender as vítimas, inclusive com o auxílio de médicos da região.
O Corpo de Bombeiros não soube informar para onde as pessoas desalojadas serão encaminhadas. Não há ainda o número total de pessoas que ficarão fora de casa por conta da destruição.
Segundo a Somar Meteorologia, o temporal que atingiu a região foi resultado de uma frente fria que veio do Sul do país e trouxe nuvens carregadas à região.
 Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Árvores foram arrancadas e casas foram destruídas após a passagem do tornado em Taquarituba (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)Árvores foram arrancadas e casas foram destruídas após a passagem do tornado em Taquarituba (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Cobertura metálica é vista presa em poste. Pastor afirma que região mais afetada ainda não possui energia elétrica (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)Cobertura metálica é vista presa em poste. Pastor afirma que região mais afetada ainda não possui energia elétrica (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
tópicos:

sexta-feira, setembro 20, 2013

CASO DOROTHY:Fazendeiro é condenado a 30 anos de prisão por morte de missionária.

Vitalmiro é julgado pela quarta vez em Belém (Foto: Tarso Sarraf / Estadão Conteúdo)
Vitalmiro é julgado pela quarta vez em Belém
(Foto: Tarso Sarraf / Estadão Conteúdo)
Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado a 30 anos de prisão pelo juiz Moises Alves Flexa por volta das 23h45 desta quinta-feira (19), após mais de 13 horas de julgamento no Tribunal de Justiça do Pará. O condenado não poderá recorrer em liberdade, devendo ser custodiado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).
O juiz disse que Bida foi condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, pela "forma fria, corvarde e premeditada" e por ter articulado a morte da vítima, colocando questões patrimoniais e territoriais acima da vida de Dorothy. "Foi reconhecida a responsabilidade do acusado e em face da decisão dos jurados, ele está condenado nas penas previstas na lei do Código Penal Brasileiro", declarou o juiz.
Este foi o quarto julgamento de Vitalmiro. Ele foi julgado pela primeira vez em 2007 e condenado a 30 anos de prisão. Naquele ano, quem recebia pena superior a 20 anos tinha direito a um novo júri. Em maio de 2008, Bida voltou a sentar no banco dos réus e foi absolvido. O Ministério Público recorreu da sentença e o julgamento foi anulado.
Um novo júri foi marcado para março de 2010 e adiado para abril do mesmo ano porque a defesa do fazendeiro não compareu ao julgamento. No terceiro julgamento, Bida foi condenado novamente a 30 anos de prisão.
Em maio deste ano, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por três votos a dois, anular a condenação de Vitalmiro Bastos de Moura, em julgamento de 2010. O Supremo entendeu que houve cerceamento à defesa do acusado, que foi condenado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, a 30 anos de prisão. Foi a segunda vez que o julgamento dele foi anulado, a primeira pela Justiça do Pará.



Entenda o caso
A missionária americana da ordem de Notre Dame Dorothy Mae Stang foi morta aos 73 anos em Anapu, sudoeste do Pará, em 12 de fevereiro de 2005. Ela trabalhava junto a comunidades de Anapu em projetos de desenvolvimento sustentável, o chamado PDS Esperança.
Segundo o Ministério Público, a morte da missionária foi encomendada pelos fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Galvão, o Taradão, que aguarda julgamento de recurso. Amair Feijoli da Cunha, o Tato, foi condenado a 18 anos de prisão como intermediário do crime.
Rayfran das Neves Sales, condenado a 27 anos de prisão por ser assassino confesso da missionária norte-americana Dorothy Stang, deixou o regime fechado para cumprir o restante da pena em prisão domiciliar em julho deste ano. Clodoaldo Carlos Batista, acusado de ser comparsa de Rayfran, foi condenado a 17 anos de prisão deixou a Casa do Albergado, localizada em Belém, em fevereiro de 2011 e está foragido.
O crime ganhou repercussão internacional, chamando a atenção de entidades ligadas aos direitos humanos e a reforma agrária. "A nossa expectativa é que esse julgamento confirme o anterior, isto é, com a condenação do réu. Não nos conformamos com a injustiça", disse Paulinho Joamil, da CNBB.


quinta-feira, setembro 19, 2013

NÁVIO CONCORDIA:Veja fotos do resgate do Costa Concordia.


Operários preparam a megaoperação que irá endireitar o navio de cruzeiro italiano Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro de 2012, na ilha de Giglio (Itália), com 4.000 pessoas a bordoEfe



Conjunto de imagens compara a posição do navio Costa Concordia antes e depois do início da operação de retirada da embarcação nesta segunda-feira (16), na Itália. O transatlântico naufragou em 2012 na ilha de Giglio (Itália), matando 32 pessoas



Integrantes da empresa norte-americana Titan Salvage e da companhia italiana Micoperi finalizam os últimos preparativos para o início da operação para endireitar o navio de cruzeiro Costa Concordia, que naugrafou em 2012 na ilha de Giglio (Itália). Na época, 32 pessoas morreram. A operação custou 600 milhões de euros à empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navioAndreas Solaro/AFP


A operação para içar o cruzeiro Costa Concordia começou aproximadamente às 9h no horário local (4h de Brasília), após três horas de atraso, e deve demorar cerca de 12 horas. Ela custou 600 milhões de euros à empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio. A embarcação naufragou em 2012 na ilha de Giglio (Itália), matando 32 pessoas.Tony Gentile/Reuters

Banhistas aproveitam o dia de sol em frente ao navio Costa Concordia, no Porto de Giglio, na Itália. O julgamento do então capitão da embarcação, Francesco Schettino, considerado o principal responsável pelo incidente que matou 32 pessoas, em janeiro do ano passado, foi iniciado nesta quarta-feira (17), em Grosseto, na Itália

quarta-feira, setembro 18, 2013

MORRE MÉDICO:Falso médico morre em Mogi das Cruzes.

Marcel Carlos Nery se passava por pediatra com o nome e registro de um médico de São Paulo (Foto: Carolina Paes/G1)
Marcel Carlos Nery se passava por pediatra com o nome e registro de um médico de São Paulo (Foto: Carolina Paes/G1)

Marcel Carlos Neriy estava preso no CDP desde abril.
Ele era investigado por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

 Marcel Carlos Neriy, que se passava por médico em Mogi das Cruzes, faleceu na segunda-feira (16) no Hospital Luzia de Pinho Melo. A informação é da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele foi preso em abril quando atuava em um hospital da cidade.



Segundo a polícia, Neriy se passava por pediatra e usava o nome de um médico de São Paulo há pelo menos um ano. Para trabalhar em Mogi, o suposto pediatra usava o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico Marcel Deligi. Os policiais chegaram até ele por meio do advogado do verdadeiro doutor Deligi.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o falso médico estava detido desde 26 de abril no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Taboão. Quanto a causa da morte, a secretaria informou que ela será apontada por um laudo. O órgão informou ainda que o inquérito policial que investigava o exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica foi concluído com o indiciamento de  Marcel Carlos Neriy.