quarta-feira, setembro 25, 2013

SÍRIA:Diplomatas dizem que Conselho de Segurança chegou a acordo sobre Síria; Rússia nega.




Diplomatas que participaram nesta quarta-feira (25) de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmaram que Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido haviam chegado a um consenso sobre uma resolução do Conselho de Segurança para a destruição do arsenal químico da Síria.
A informação teria sido passada a agências de notícias --em condição de anonimato-- por ministros das Relações Exteriores de dois dos cinco países que são membros permanentes do Conselho. Eles afirmaram, ainda, que o projeto de resolução poderia ser apresentado em breve ao conselho completo, formado por 15 países.
Leia mais em: http://zip.net/bpk16n
A Rússia, no entanto, negou que tenha havido acordo. "Este é apenas o pensamento positivo deles [diplomatas]", disse o porta-voz da delegação russa na ONU. "Isso não é a realidade. O trabalho sobre o projeto de resolução ainda está em andamento", disse, segundo a Reuters.
Um importante ponto de discórdia entre a Rússia e as potências ocidentais tem sido a inclusão na resolução do Capítulo 7 da Carta da ONU, que trata sobre ações militares e não militares para restabelecer a paz.

A Rússia, país aliado do presidente sírio Bashar Assad, deixou claro que não aceitaria uma resolução inicial nas formas do Capítulo 7 e que quaisquer medidas punitivas teriam de ser aprovadas em uma nova resolução do Conselho de Segurança a partir da comprovação clara de que a Síria tenha desrespeitado o acordo.
Os cinco membros permanentes se reunirão novamente na próxima sexta-feira (27) para discutir uma proposta de conferência de paz para a Síria, em Genebra.
A equipe de inspetores da ONU que apura o uso de armas químicas na Síria voltou a Damasco nesta quarta-feira para completar a investigação. Relatório da organização divulgado neste mês já apontou uso de gás sarin em um ataque ocorrido em agosto no subúrbio da capital.

SUZANO:Glicério e SP-66 serão refeitas e terão ciclovias.

Diário de Suzano ed.: 9628 - 25 de setembro de 2013

A Rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66) e o trecho final da Rua General Francisco Glicério serão totalmente refeitas. As vias vão ganhar faixas de rolamento adequadas ao fluxo de veículos, além de calçadas com acessibilidade, ciclovias e possíveis áreas de recuos.
O projeto foi debatido ontem, em São Paulo, entre o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB) e representantes da diretoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A ação faz parte das obras de intervenções que devem ser realizadas na proximidades da nova estação de trem de Suzano.
Segundo a Prefeitura de Suzano, alguns trechos de ruas principais terão o projeto revisto para que, paralelamente ao funcionamento da estação, o tráfego de veículos de passeio e coletivos flua normalmente, sem causar danos como lentidão no trânsito.
"Essa foi mais uma reunião bastante produtiva. Temos grandes avanços pela frente, principalmente no que se diz à mobilidade urbana, sendo que pretendemos dar uma maior vazão aos veículos que passam pela Prudente de Moraes e também pela Major Pinheiro Fróes. Desde o começo das conversas no início do mandato, fomos muito bem recepcionados pela diretoria da CPTM e faremos outra reunião em breve para que possamos acertar outras questões importantes como a definição das áreas que irão ocupar o bicicletário e outros equipamentos que irão complementar ainda mais a nova estação", ressaltou o prefeito.
Ainda na reunião, Tokuzumi mostrou aos diretores da companhia os detalhes do projeto de implantação do passe livre para estudantes, bem como a modernização no transporte público municipal. "Vamos providenciar também os trabalhos para que a partir de 2014, com a nova estação em funcionamento, a população possa fazer a integração dos trens com o transporte municipal e os estudantes possam utilizar de todas as benfeitorias que estão previstas no local", comentou Silvestre. A nova estação de trem da cidade vai ser entregue no próximo ano.
Além do diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro e o gerente de projetos civis, Osvaldo Fonte Basso, a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, também participou do diálogo.

terça-feira, setembro 24, 2013

BAHIA:Torcedor que ficou preso na Bolívia é ferido em troca de tiros com PM.

Carteira da Gaviões da Fiel de Raphael Castilho, baleado na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Carteira da Gaviões da Fiel de Raphael Castilho, baleado na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

Um dos torcedores do Corinthians preso na Bolívia após a morte de um adolescente em um jogo realizado pela Libertadores no estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro, foi preso novamente, desta vez na em Santo Estevão, na Bahia, na noite de sexta-feira (20).
Segundo informações do tenente Wilson, da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Raphael Machado Castilho de Aráujo, que é de Santos (SP) e mora em Praia Grande (SP), estava acompanhado de Alex Nascimento da Silva, 23 anos, em uma moto. Segundo a PM, um dos dois teria atirado contra uma viatura que fazia uma blitz pela cidade.
De acordo com o tenente, a polícia reagiu aos tiros e perseguiu os dois suspeitos, que acabaram baleados e detidos. Raphael foi atingido no braço e acima do peito, do lado esquerdo e levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador. Já Alex, que é de Santo Estevão, foi atingido nas nádegas e está no Hospital Municipal da cidade.

Documento que mostra saída de Raphael da bolívia foi encontrado com ele na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

 ocumento que mostra saída de Raphael da Bolívia foi encontrado com ele na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)

O tenente Wilson informou que foi apreendido com os rapazes um revólver calibre 38, de modelo especial. Com Raphael, a polícia encontrou documentos que comprovam a entrada e saída dele na Bolívia. Também foi encontrada uma carteira da torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel, em nome de Raphael. A polícia informou que os dois suspeitos não correm risco de morte. Nenhum policial ficou ferido durante a troca de tiros.
De acordo com informações da 57ª CIPM, Alex tem passagens pela polícia por porte ilegal de armas, aliciamento de menores e é suspeito de envolvimento de tráfico de drogas. Ainda segundo a polícia, o baiano teria dito a PMs que Raphael estava morando em Santo Estevão há cerca de um mês.
Raphael estava no primeiro grupo de corintianos libertado pelo governo boliviano, e chegou ao Brasil em 9 de junho. A mãe do torcedor, Valcineia Machado dos Santos, confirmou ao G1 que o filho foi hospitalizado na Bahia, mas não quis dar mais detalhes sobre o ocorrido.
O caso foi registrado no Complexo Policial de Feira de Santana, de onde deve ser encaminhado para uma delegacia local.
Arma apreendida com torcedor corintiano e outro rapaz na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Revólver 38 foi apreendido com corintiano e baiano
após troca de tiros com a PM (Foto: PM/ Divulgação)
 

Raphael Machado Castilho foi baleado em Santo Estevão, na Bahia.
Ele foi internado em estado grave na cidade de Feira de Santana, diz PM.


TOCANTINS:Batida envolvendo três caminhões causa explosão na BR-153.

Com a explosão, o trânsito na BR-153 ficou congestionado (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)
Pelo menos três pessoas morreram carbonizadas depois que dois caminhões carregados de combustível se chocaram e explodiram, na tarde desta terça-feira (24), na BR-153, a cerca de 15 km de Paraíso do Tocantins. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que ainda está no local para a retirada dos corpos das vítimas, após o acidente, um caminhão que seguia atrás, bateu nos veículos e também pegou fogo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente pode ter provocado outras mortes. Por enquanto ainda não é possível afirmar se as três pessoas que morreram eram motoristas dos três caminhões. Os nomes também não foram informados.

 Bombeiros foram chamados para tentar conter as chamas causadas pela explosão na BR-153 (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)
As chamas do incêndio chegaram a cerca de 10 metros de altura. O Corpo de Bombeiros seguiu ao local no momento do acidente, mas não pôde se aproximar. Os bombeiros tiveram que aguardar as chamas baixarem. De acordo com a PRF, um caminhão do Departamento de Trânsito do Tocantins (Dertins) está no local para fazer o resfriamento das ferragens e assim auxiliar os bombeiros na retirada dos corpos.
A BR-153, que está interditada desde o momento do acidente, só deve ser liberada no meio da noite desta terça-feira (24).
Dois acidentes na BR-153
Algumas horas antes da explosão dos caminhões, outro acidente envolvendo seis vítimas, duas fatais, provocou a interdição da BR-153 entre Pugmil e Paraíso do Tocantins. O ex-vereador de Paraíso, membro do PMDB e assessor da prefeita de Pugmil, Bento Mendes, morreu no local. A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente pode ter sido ocasionado por uma ultrapassagem indevida.
 A explosão teria sido causada por carreta cheia de produtos químicos que trafegava pela BR-153 (Foto: Elvecino Benício/Arquivo Pessoal)

REGIÃO:Poá é o melhor município do País em gestão fiscal pelo 2º ano consecutivo.

Poá é o melhor município do Brasil pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

Após sete anos recebendo nota "A" em todas as categorias analisadas, Poá é o melhor município do Brasil pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Este é o segundo ano consecutivo em que a cidade da região atinge a classificação. Desta vez, o município teve nota máxima em dois dos cinco itens analisados e faz parte de 1,6% das cidades brasileiras classificadas como excelentes. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) faz a medição baseando-se na pesquisa de qualidade em gestão fiscal tendo como referência 2011.
Os melhores pontos de Poá foram nas categorias Receita Própria e Investimentos. O primeiro diz respeito à arrecadação da cidade, enquanto o segundo é referente ao total de investimentos relativos a receita líquida. Poá teve nota 1 em ambos. Esta é a pontuação máxima que um município pode alcançar pela tabela da Firjan.
O município também se saiu bem em Liquidez, a relação entre as contas acumuladas e o montante disponível para pagá-las, com 0,9981 pontos. Em Custo da Dívida, que mede a quantidade destacada do orçamento para pagamento de dívidas e juros, o município alcançou 0,9264 pontos. A categoria menos pontuada pelo município foi em Gastos com Pessoal, que diz respeito ao pagamento de funcionários. Ainda assim, Poá teve 0,8650 pontos, que ainda é conceito nota "A" pela tabela.
Apenas 84 municípios - 1,6% - dos 5.164 analisados em todo o País chegaram à classificação de nota "A". A maior parte das cidades do País, 45,1%, com 2.328 municípios, ficou com classificação "C". Mais de mil tiveram classificação "D", representando 21,1% do Brasil. O conceito "B" ficou para as 1.662 cidades que compõem os 32,2% restantes. A nota geral da Firjan para Poá foi de 0,9618, de uma graduação que vai de zero a 1.
AVALIAÇÃO O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, destacou que a quitação das dívidas públicas tornaram a Prefeitura mais capacitada para receber os recursos, tanto do governo do Estado, quanto do governo federal. "O que proporcionou também a questão de grandes investimentos foram os pregões eletrônicos para aquisição de materiais, como material escolar, uniformes, materiais hospitalares, medicamentos. Isso fez com que a Prefeitura pudesse também utilizar bem e fazer grandes investimentos".
Acerca dos investimentos no município, Testinha destacou a educação e a saúde. "Foram construídas escolas e creches com amplas estruturas, inclusive unidades de ensino com piscinas e com demais espaços voltados para cursos, como dança e música, além de um sistema de ensino qualificado. Também novas unidades de saúde com tratamentos essenciais, como o ambulatório de feridas e tratamento de varizes, programa antitabagismo entre outros".
O pedetista destacou ainda obras e investimentos como o Cantinho da Melhor Idade, a construção de um piscinão e novas creches como importantes na contribuição para a boa avaliação da cidade no indicador.

                FONTE:                       (DIÁRIO DE SUZANO)

segunda-feira, setembro 23, 2013

BRASIL: tronado atinge interior de cidade brasileira.



Tornado deixou rastro de destruição em Taquarituba (SP) (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Tornado deixou rastro de destruição em Taquarituba, SP (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Parecia que tinham bombardeado tudo', contou Ricardo Ossandon.
Fenômeno climático no interior de SP matou 2 pessoas e feriu mais de 60.

 

O pastor chileno Ricardo Ossandon, de 51 anos, foi uma das testemunhas do tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, na tarde do último domingo (22). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Avaré, foram confirmados 2 mortos, um adolescente e um motorista de ônibus, e mais de 60 feridos.
“Foi terrível, destruiu muita coisa. Casas, telhados, silos onde se armazena milho, cereais”, contou Ricardo por telefone ao G1, lembrando que estava acompanhado de alguns fiéis assim que o fenômeno ocorreu, a cerca de 1 km de distância.
Força do vento fez com que caminhão virasse durante tornado (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

 Força do vento fez com que caminhão virasse durante tornado (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

“Vimos que a coisa estava fora dos padrões e começamos a orar. O vento atingiu onde estávamos, mas o epicentro (sic) da coisa foi a 1 km de distância. Parecia que tinham bombardeado tudo”, contou o pastor.
Ossandon relatou também que conhece quatro famílias que foram muito prejudicadas pelo fenômeno. “Conheço uma moça que caiu a casa inteira, outra a parede caiu em cima do carro, outro o telhado saiu e o João de Matos”, pontuou o senhor, relembrando que este último escapou por pouco ao se refugiar em um barraco, localizado próximo a um posto de gasolina que foi totalmente destruído elo tornado.
“João mora a uns 100 m do posto. Como na casa dele tem um barracão, ele estava lá na hora e começou a estourar os vidros, e então ele se trancou no banheiro. Quando saiu, estava tudo destruído”, contou o Ricardo, informando também que a mulher de João, Pâmela de Matos, teve o rosto machucado em consequência do fenômeno.

Terminal rodovíario de Taquarituba ficou completamente destruído após o femômeno no último domingo (22), que deixou mortos e mais de 60 feridos (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Terminal rodovíario de Taquarituba ficou completamente destruído após o femômeno no último domingo (22), que deixou mortos e mais de 60 feridos (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Apesar de toda a destruição, o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular garantiu que não ficou muito assustado com o fenômeno, já que tinha experiências com terremotos em sua terra natal. “Não me assustei muito porque no Chile tem muito terremoto, já passei por dois lá”, relembrou Ossandon, destacando que teme mais os tremores de terra do que o vento forte. “O tornado não me assustou porque ele tem um caminho a percorrer, e o terremoto está em todo lugar. Fiquei tranquilo”, apontou o senhor.
Mesmo com a comunicação parcialmente restabelecida na cidade, com exceção dos celulares que não funcionam corretamente, o pastor afirma que o local mais atingido pelo tornado ainda não possui energia elétrica, e que os bombeiros estão trabalhando na limpeza da área, permitindo apenas a entrada de moradores da rua. “Acredito que vai demorar”, disse Ossandon.
Resgate aos feridos
Segundo a polícia, um esquema especial  foi montado no hospital da cidade para atender as vítimas, inclusive com o auxílio de médicos da região.
O Corpo de Bombeiros não soube informar para onde as pessoas desalojadas serão encaminhadas. Não há ainda o número total de pessoas que ficarão fora de casa por conta da destruição.
Segundo a Somar Meteorologia, o temporal que atingiu a região foi resultado de uma frente fria que veio do Sul do país e trouxe nuvens carregadas à região.
 Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Fenômeno assustou moradores da pequena cidade no interior de São Paulo (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Árvores foram arrancadas e casas foram destruídas após a passagem do tornado em Taquarituba (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)Árvores foram arrancadas e casas foram destruídas após a passagem do tornado em Taquarituba (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Cobertura metálica é vista presa em poste. Pastor afirma que região mais afetada ainda não possui energia elétrica (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)Cobertura metálica é vista presa em poste. Pastor afirma que região mais afetada ainda não possui energia elétrica (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
tópicos:

sexta-feira, setembro 20, 2013

CASO DOROTHY:Fazendeiro é condenado a 30 anos de prisão por morte de missionária.

Vitalmiro é julgado pela quarta vez em Belém (Foto: Tarso Sarraf / Estadão Conteúdo)
Vitalmiro é julgado pela quarta vez em Belém
(Foto: Tarso Sarraf / Estadão Conteúdo)
Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado a 30 anos de prisão pelo juiz Moises Alves Flexa por volta das 23h45 desta quinta-feira (19), após mais de 13 horas de julgamento no Tribunal de Justiça do Pará. O condenado não poderá recorrer em liberdade, devendo ser custodiado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).
O juiz disse que Bida foi condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, pela "forma fria, corvarde e premeditada" e por ter articulado a morte da vítima, colocando questões patrimoniais e territoriais acima da vida de Dorothy. "Foi reconhecida a responsabilidade do acusado e em face da decisão dos jurados, ele está condenado nas penas previstas na lei do Código Penal Brasileiro", declarou o juiz.
Este foi o quarto julgamento de Vitalmiro. Ele foi julgado pela primeira vez em 2007 e condenado a 30 anos de prisão. Naquele ano, quem recebia pena superior a 20 anos tinha direito a um novo júri. Em maio de 2008, Bida voltou a sentar no banco dos réus e foi absolvido. O Ministério Público recorreu da sentença e o julgamento foi anulado.
Um novo júri foi marcado para março de 2010 e adiado para abril do mesmo ano porque a defesa do fazendeiro não compareu ao julgamento. No terceiro julgamento, Bida foi condenado novamente a 30 anos de prisão.
Em maio deste ano, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por três votos a dois, anular a condenação de Vitalmiro Bastos de Moura, em julgamento de 2010. O Supremo entendeu que houve cerceamento à defesa do acusado, que foi condenado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, a 30 anos de prisão. Foi a segunda vez que o julgamento dele foi anulado, a primeira pela Justiça do Pará.



Entenda o caso
A missionária americana da ordem de Notre Dame Dorothy Mae Stang foi morta aos 73 anos em Anapu, sudoeste do Pará, em 12 de fevereiro de 2005. Ela trabalhava junto a comunidades de Anapu em projetos de desenvolvimento sustentável, o chamado PDS Esperança.
Segundo o Ministério Público, a morte da missionária foi encomendada pelos fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Galvão, o Taradão, que aguarda julgamento de recurso. Amair Feijoli da Cunha, o Tato, foi condenado a 18 anos de prisão como intermediário do crime.
Rayfran das Neves Sales, condenado a 27 anos de prisão por ser assassino confesso da missionária norte-americana Dorothy Stang, deixou o regime fechado para cumprir o restante da pena em prisão domiciliar em julho deste ano. Clodoaldo Carlos Batista, acusado de ser comparsa de Rayfran, foi condenado a 17 anos de prisão deixou a Casa do Albergado, localizada em Belém, em fevereiro de 2011 e está foragido.
O crime ganhou repercussão internacional, chamando a atenção de entidades ligadas aos direitos humanos e a reforma agrária. "A nossa expectativa é que esse julgamento confirme o anterior, isto é, com a condenação do réu. Não nos conformamos com a injustiça", disse Paulinho Joamil, da CNBB.


quinta-feira, setembro 19, 2013

NÁVIO CONCORDIA:Veja fotos do resgate do Costa Concordia.


Operários preparam a megaoperação que irá endireitar o navio de cruzeiro italiano Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro de 2012, na ilha de Giglio (Itália), com 4.000 pessoas a bordoEfe



Conjunto de imagens compara a posição do navio Costa Concordia antes e depois do início da operação de retirada da embarcação nesta segunda-feira (16), na Itália. O transatlântico naufragou em 2012 na ilha de Giglio (Itália), matando 32 pessoas



Integrantes da empresa norte-americana Titan Salvage e da companhia italiana Micoperi finalizam os últimos preparativos para o início da operação para endireitar o navio de cruzeiro Costa Concordia, que naugrafou em 2012 na ilha de Giglio (Itália). Na época, 32 pessoas morreram. A operação custou 600 milhões de euros à empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navioAndreas Solaro/AFP


A operação para içar o cruzeiro Costa Concordia começou aproximadamente às 9h no horário local (4h de Brasília), após três horas de atraso, e deve demorar cerca de 12 horas. Ela custou 600 milhões de euros à empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio. A embarcação naufragou em 2012 na ilha de Giglio (Itália), matando 32 pessoas.Tony Gentile/Reuters

Banhistas aproveitam o dia de sol em frente ao navio Costa Concordia, no Porto de Giglio, na Itália. O julgamento do então capitão da embarcação, Francesco Schettino, considerado o principal responsável pelo incidente que matou 32 pessoas, em janeiro do ano passado, foi iniciado nesta quarta-feira (17), em Grosseto, na Itália

quarta-feira, setembro 18, 2013

MORRE MÉDICO:Falso médico morre em Mogi das Cruzes.

Marcel Carlos Nery se passava por pediatra com o nome e registro de um médico de São Paulo (Foto: Carolina Paes/G1)
Marcel Carlos Nery se passava por pediatra com o nome e registro de um médico de São Paulo (Foto: Carolina Paes/G1)

Marcel Carlos Neriy estava preso no CDP desde abril.
Ele era investigado por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

 Marcel Carlos Neriy, que se passava por médico em Mogi das Cruzes, faleceu na segunda-feira (16) no Hospital Luzia de Pinho Melo. A informação é da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele foi preso em abril quando atuava em um hospital da cidade.



Segundo a polícia, Neriy se passava por pediatra e usava o nome de um médico de São Paulo há pelo menos um ano. Para trabalhar em Mogi, o suposto pediatra usava o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico Marcel Deligi. Os policiais chegaram até ele por meio do advogado do verdadeiro doutor Deligi.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o falso médico estava detido desde 26 de abril no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Taboão. Quanto a causa da morte, a secretaria informou que ela será apontada por um laudo. O órgão informou ainda que o inquérito policial que investigava o exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica foi concluído com o indiciamento de  Marcel Carlos Neriy.


 

SUZANO:Prefeitura entregará mais 22 coletivos novos amanhã.

Passes antigos serão aceitos pela Radial até o próximo dia 30; cartão BUS será implementado em outubro
Daniel Carvalho
Passes antigos serão aceitos pela Radial até o próximo dia 30; cartão BUS será implementado em outubro
A Prefeitura de Suzano entregará pelo menos mais 22 novos ônibus amanhã. Os coletivos, que já estavam previstos no plano de modernização do transporte público, serão idênticos aos outros 30 já apresentados no mês passado.

No final de agosto, o governo do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) apresentou uma série de mudanças no sistema de transporte municipal, dentre as quais o anúncio de 70 novos ônibus equipados com GPS e itens de acessibilidade. Na ocasião, ficou prevista para o mês de setembro a entrega de 22 coletivos, mas, conforme apurado pelo Dat, é possível que outros três carros sejam disponibilizados pela Radial Transportes, que detém a concessão do serviço.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) da administração municipal, confirmou, por telefone, que a prefeitura apresentará os novos ônibus amanhã, mas ponderou que, por enquanto, existem 22 veículos confirmados.
Caso a entrega dos 25 coletivos aconteça, os usuários do transporte coletivo de Suzano passarão a contar com 55 veículos zero quilômetro.
Passes
Ainda em relação ao sistema de transporte coletivo, a Radial informou ontem que aceitará os passes da Comprevale até o dia 30 de setembro. A prorrogação do prazo, que inicialmente terminaria no último dia 15, foi definida em função de um pedido da prefeitura.

O fim da utilização dos passes também faz parte da modernização do sistema, já que, a partir de outubro, haverá a implementação do Bilhete Único Suzanense (BUS), que permitirá a utilização de linhas diferentes pagando apenas uma passagem. Durante a fase de implantação da bilhetagem eletrônica, a própria Radial irá fornecer os passes aos usuários.
A compra pode ser feita no guichê da empresa, localizado no Terminal de Transportes Urbanos Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte. Em caso de dúvidas, o usuário pode procurar o Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Radial, pelo número (011) 4744-0290.

terça-feira, setembro 17, 2013

GUERRA:'É o inferno', diz fugitivo sírio no Brasil.


Pelo menos 242 deslocados da guerra na Síria pediram refúgio no país, que deve receber mais



Seus filhos têm a idade da guerra, que parecia distante até bater à porta, em março de 2012. Nos 18 meses desde então, S.B., de 40 anos, fugiu quatro vezes, fazendo malas às pressas e mudando-se sempre em direção a Damasco - a última vez, para um hotel perto do palácio presidencial, área cercada pelas forças de Bashar Assad e supostamente mais segura. Mas o conflito parecia segui-lo. Na semana passada, desembarcou no Brasil. "Não existe mais lugar seguro na Síria, só o cemitério!"
S.B. escapou de dois atentados a bomba e viu sua rua convertida em campo de batalha. O basta veio com o ataque químico de 21 de agosto, que matou 1.429 pessoas, entre elas 426 crianças, em Ghouta, a 2 km da casa onde cresceu e para a qual tinha decidido voltar sozinho.
Naquele março de 2012, um bombardeio atingiu a frente do prédio; com o impacto, a mãe caiu e quebrou as costelas. Foi a primeira vez que presenciava o conflito tão perto. Ele levou a família a um local mantido em segredo e, desde então, não vê os pais, a mulher e os filhos, agora com dois anos e meio.
"Fiquei sozinho. No início, ia vê-los de avião, mas avenida até o aeroporto ficou perigosa demais, com confrontos e bombardeios diários. Era a avenida mais bonita de Damasco, hoje é uma terra de ninguém", diz. "Comecei a visitá-los carro, mas os conflitos bloqueavam as estradas e há gangues que roubam e sequestram os motoristas. Sobreviver em Damasco, hoje, é questão de sorte."
S.B. passou a atravessar para o Líbano, onde podia pegar estradas mais seguras, para então entrar novamente na Síria - o percurso de 4 horas levava 20. "Mas a situação se complicou com tantos refugiados e o Líbano restringiu a entrada."
Ele pediu visto a países do Golfo. "Mas estes países fecharam as portas aos sírios e não obtive o visto. É estranho que só encontraria uma chance de viver com segurança e paz a 30 mil quilômetros de casa", diz.
A fuga de 2 milhões no total provocou tensões políticas na Jordânia, Líbano e Turquia. A ONU negocia o reassentamento em países como o Brasil.
Pelo menos 242 sírios já pediram refúgio ao Brasil desde o início da guerra civil, segundo a ONU. Mas estima-se que muitos mais estejam no país como turistas, abrigados em casas de famílias. E, como S.B., temem pedir refúgio. "Poderia significar uma espécie de traição ao governo de Assad", diz.
POR QUE?
"Eu fumava um cigarro com um amigo e ele comentou sobre as crianças de Daraa (cidade síria onde pelo menos 15 foram presas por pichações antigoverno nos muros de uma escola, em 2011, dando início aos protestos). Perguntei: o que tem Daraa? Eu tinha me esquecido! Nós nos esquecemos de como tudo isso começou! Ambos os lados do conflito se esqueceram de por que estão lutando. Só estão preocupados em eliminar o outro e deixaram de lado o povo", diz. "Não é mais sobre democracia e liberdade!"
Para ele, a Primavera Árabe falhou. "Líbia e Tunísia continuam voláteis e o Egito... Odeio a Irmandade Muçulmana, tudo o que são e dizem, eu os acho uns tolos! Mas (Mohamed) Morsi foi eleito. E o que aconteceu? De seu lado, tentou impor um governo islâmico ignorando parte da população que não queria isso. Então, o que fez a oposição? Voltou para as ruas, ignorando outra parcela da população e o derrubou de forma tão antidemocrática. Isso não é primavera, é o inferno árabe!"

BENJAMIN CONSTANT SUZANO: jovem é morto em assalto por criminosos.

Caso foi transferido para a Delegacia de Homicídios.
Testemunhas devem prestar depoimento nos próximos dias.

O estudante Thomas Augusto Nogueira Fais, de 21 anos, foi sepultado no Cemitério São Sebastião, em Suzano no final da tarde desta segunda-feira (16). Ele morreu com um tiro nas costas na noite de domingo em uma tentativa de assalto no centro da cidade. O caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios que marcará o depoimento de testemunhas.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na delegacia central, a vítima teria parado o carro na Rua Benjamin Constant quando sofreu uma tentativa de assalto. Imagens de duas câmeras de monitoramento da Prefeitura devem ajudar a polícia a identificar os criminosos.

Por volta das 22h, o estudante e mais dois amigos teriam parado em uma lanchonete, Ao descerem do carro, os amigos foram abordados por dois homens armados. Assustados os jovens correram. Diante da reação, Thomas foi atingido pelas costas por um dos criminosos.
De acordo com parentes, toda a família do estudante está bastante abalada já que ele era um rapaz tranquilo. A vítima também nunca tinha sido assaltada. Além de estudar ele fazia estágio em uma empresa na capital.  A menos de 100 metros do local do crime existem duas câmeras de monitoramento da Prefeitura. Com base nessas imagens, o delegado Fátimo Aparecido Rodrigues espera identificar os criminosos “A dificuldade de todo crime de roubo é a identificação dos autores e as imagens podem ajudar".
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios, em Mogi das Cruzes.

segunda-feira, setembro 16, 2013

NÁVIO NAUFRAGADO:Costa Concordia emerge quatro metros; operação deve durar mais que o previsto.

 Uma megaoperação foi iniciada nesta segunda-feira (16) para desvirar o cruzeiro Costa Concórdia está encalhado, na ilha de Giglio, na Itália. Há 21 meses, a embarcação sofreu um acidente que matou 32 pessoas
 A imagem mostra o cruzeiro Costa Concordia, que está encalhado perto da ilha de Giglio, na Itália, durante o pôr do sol, nesta segunda-feira (16). Uma megaoperação foi iniciada para desvirar a embarcação. Há 21 meses, ela sofreu um
Equipe de engenheiros e técnicos iniciaram nesta segunda-feira (16) uma megaoperação para desvirar o cruzeiro Costa Concórdia, que está encalhado na ilha de Giglio, na Itália, há 21 meses, quando sofreu um acidente que matou 32 pessoas