quarta-feira, setembro 18, 2013

SUZANO:Prefeitura entregará mais 22 coletivos novos amanhã.

Passes antigos serão aceitos pela Radial até o próximo dia 30; cartão BUS será implementado em outubro
Daniel Carvalho
Passes antigos serão aceitos pela Radial até o próximo dia 30; cartão BUS será implementado em outubro
A Prefeitura de Suzano entregará pelo menos mais 22 novos ônibus amanhã. Os coletivos, que já estavam previstos no plano de modernização do transporte público, serão idênticos aos outros 30 já apresentados no mês passado.

No final de agosto, o governo do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) apresentou uma série de mudanças no sistema de transporte municipal, dentre as quais o anúncio de 70 novos ônibus equipados com GPS e itens de acessibilidade. Na ocasião, ficou prevista para o mês de setembro a entrega de 22 coletivos, mas, conforme apurado pelo Dat, é possível que outros três carros sejam disponibilizados pela Radial Transportes, que detém a concessão do serviço.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) da administração municipal, confirmou, por telefone, que a prefeitura apresentará os novos ônibus amanhã, mas ponderou que, por enquanto, existem 22 veículos confirmados.
Caso a entrega dos 25 coletivos aconteça, os usuários do transporte coletivo de Suzano passarão a contar com 55 veículos zero quilômetro.
Passes
Ainda em relação ao sistema de transporte coletivo, a Radial informou ontem que aceitará os passes da Comprevale até o dia 30 de setembro. A prorrogação do prazo, que inicialmente terminaria no último dia 15, foi definida em função de um pedido da prefeitura.

O fim da utilização dos passes também faz parte da modernização do sistema, já que, a partir de outubro, haverá a implementação do Bilhete Único Suzanense (BUS), que permitirá a utilização de linhas diferentes pagando apenas uma passagem. Durante a fase de implantação da bilhetagem eletrônica, a própria Radial irá fornecer os passes aos usuários.
A compra pode ser feita no guichê da empresa, localizado no Terminal de Transportes Urbanos Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte. Em caso de dúvidas, o usuário pode procurar o Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Radial, pelo número (011) 4744-0290.

terça-feira, setembro 17, 2013

GUERRA:'É o inferno', diz fugitivo sírio no Brasil.


Pelo menos 242 deslocados da guerra na Síria pediram refúgio no país, que deve receber mais



Seus filhos têm a idade da guerra, que parecia distante até bater à porta, em março de 2012. Nos 18 meses desde então, S.B., de 40 anos, fugiu quatro vezes, fazendo malas às pressas e mudando-se sempre em direção a Damasco - a última vez, para um hotel perto do palácio presidencial, área cercada pelas forças de Bashar Assad e supostamente mais segura. Mas o conflito parecia segui-lo. Na semana passada, desembarcou no Brasil. "Não existe mais lugar seguro na Síria, só o cemitério!"
S.B. escapou de dois atentados a bomba e viu sua rua convertida em campo de batalha. O basta veio com o ataque químico de 21 de agosto, que matou 1.429 pessoas, entre elas 426 crianças, em Ghouta, a 2 km da casa onde cresceu e para a qual tinha decidido voltar sozinho.
Naquele março de 2012, um bombardeio atingiu a frente do prédio; com o impacto, a mãe caiu e quebrou as costelas. Foi a primeira vez que presenciava o conflito tão perto. Ele levou a família a um local mantido em segredo e, desde então, não vê os pais, a mulher e os filhos, agora com dois anos e meio.
"Fiquei sozinho. No início, ia vê-los de avião, mas avenida até o aeroporto ficou perigosa demais, com confrontos e bombardeios diários. Era a avenida mais bonita de Damasco, hoje é uma terra de ninguém", diz. "Comecei a visitá-los carro, mas os conflitos bloqueavam as estradas e há gangues que roubam e sequestram os motoristas. Sobreviver em Damasco, hoje, é questão de sorte."
S.B. passou a atravessar para o Líbano, onde podia pegar estradas mais seguras, para então entrar novamente na Síria - o percurso de 4 horas levava 20. "Mas a situação se complicou com tantos refugiados e o Líbano restringiu a entrada."
Ele pediu visto a países do Golfo. "Mas estes países fecharam as portas aos sírios e não obtive o visto. É estranho que só encontraria uma chance de viver com segurança e paz a 30 mil quilômetros de casa", diz.
A fuga de 2 milhões no total provocou tensões políticas na Jordânia, Líbano e Turquia. A ONU negocia o reassentamento em países como o Brasil.
Pelo menos 242 sírios já pediram refúgio ao Brasil desde o início da guerra civil, segundo a ONU. Mas estima-se que muitos mais estejam no país como turistas, abrigados em casas de famílias. E, como S.B., temem pedir refúgio. "Poderia significar uma espécie de traição ao governo de Assad", diz.
POR QUE?
"Eu fumava um cigarro com um amigo e ele comentou sobre as crianças de Daraa (cidade síria onde pelo menos 15 foram presas por pichações antigoverno nos muros de uma escola, em 2011, dando início aos protestos). Perguntei: o que tem Daraa? Eu tinha me esquecido! Nós nos esquecemos de como tudo isso começou! Ambos os lados do conflito se esqueceram de por que estão lutando. Só estão preocupados em eliminar o outro e deixaram de lado o povo", diz. "Não é mais sobre democracia e liberdade!"
Para ele, a Primavera Árabe falhou. "Líbia e Tunísia continuam voláteis e o Egito... Odeio a Irmandade Muçulmana, tudo o que são e dizem, eu os acho uns tolos! Mas (Mohamed) Morsi foi eleito. E o que aconteceu? De seu lado, tentou impor um governo islâmico ignorando parte da população que não queria isso. Então, o que fez a oposição? Voltou para as ruas, ignorando outra parcela da população e o derrubou de forma tão antidemocrática. Isso não é primavera, é o inferno árabe!"

BENJAMIN CONSTANT SUZANO: jovem é morto em assalto por criminosos.

Caso foi transferido para a Delegacia de Homicídios.
Testemunhas devem prestar depoimento nos próximos dias.

O estudante Thomas Augusto Nogueira Fais, de 21 anos, foi sepultado no Cemitério São Sebastião, em Suzano no final da tarde desta segunda-feira (16). Ele morreu com um tiro nas costas na noite de domingo em uma tentativa de assalto no centro da cidade. O caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios que marcará o depoimento de testemunhas.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na delegacia central, a vítima teria parado o carro na Rua Benjamin Constant quando sofreu uma tentativa de assalto. Imagens de duas câmeras de monitoramento da Prefeitura devem ajudar a polícia a identificar os criminosos.

Por volta das 22h, o estudante e mais dois amigos teriam parado em uma lanchonete, Ao descerem do carro, os amigos foram abordados por dois homens armados. Assustados os jovens correram. Diante da reação, Thomas foi atingido pelas costas por um dos criminosos.
De acordo com parentes, toda a família do estudante está bastante abalada já que ele era um rapaz tranquilo. A vítima também nunca tinha sido assaltada. Além de estudar ele fazia estágio em uma empresa na capital.  A menos de 100 metros do local do crime existem duas câmeras de monitoramento da Prefeitura. Com base nessas imagens, o delegado Fátimo Aparecido Rodrigues espera identificar os criminosos “A dificuldade de todo crime de roubo é a identificação dos autores e as imagens podem ajudar".
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios, em Mogi das Cruzes.

segunda-feira, setembro 16, 2013

NÁVIO NAUFRAGADO:Costa Concordia emerge quatro metros; operação deve durar mais que o previsto.

 Uma megaoperação foi iniciada nesta segunda-feira (16) para desvirar o cruzeiro Costa Concórdia está encalhado, na ilha de Giglio, na Itália. Há 21 meses, a embarcação sofreu um acidente que matou 32 pessoas
 A imagem mostra o cruzeiro Costa Concordia, que está encalhado perto da ilha de Giglio, na Itália, durante o pôr do sol, nesta segunda-feira (16). Uma megaoperação foi iniciada para desvirar a embarcação. Há 21 meses, ela sofreu um
Equipe de engenheiros e técnicos iniciaram nesta segunda-feira (16) uma megaoperação para desvirar o cruzeiro Costa Concórdia, que está encalhado na ilha de Giglio, na Itália, há 21 meses, quando sofreu um acidente que matou 32 pessoas

GUERRA:EUA dizem que Síria sofrerá "consequências" caso não cumpra acordo.

menino trabalha na construção de armas para os rebeldes na síria.
O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que o regime do ditador Bashar Assad deve se preparar para enfrentar "consequências" caso descumpra os termos do acordo de Genebra para entregar suas armas químicas.

Falando nesta segunda-feira (16) em Paris ao lado dos chanceleres da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, William Hague, o americano disse que não tolerará qualquer tentativa de evasão do acordo.
"Nós não vamos tolerar evasão ou nada menos do que a plena conformidade do regime de Assad [com o acordo]. Se Assad não cumprir os termos deste acordo a tempo, não se enganem, estamos todos de acordo - e isso inclui a Rússia - que haverá consequências", disse Kerry.
França, Estados Unidos e Reino Unido pediram ao Conselho de Segurança (CS) da ONU que aprove uma "resolução forte" sobre o conflito na Síria "que preveja consequências sérias" em caso de descumprimento dos acordos de Genebra. Os três se reuniram em Paris depois do acordo obtido no sábado por Rússia e Estados Unidos sobre o desarmamento químico da Síria.

Falando nesta segunda-feira (16) em Paris ao lado dos chanceleres da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, William Hague, o americano disse que não tolerará qualquer tentativa de evasão do acordo.
"Nós não vamos tolerar evasão ou nada menos do que a plena conformidade do regime de Assad [com o acordo]. Se Assad não cumprir os termos deste acordo a tempo, não se enganem, estamos todos de acordo - e isso inclui a Rússia - que haverá consequências", disse Kerry.
França, Estados Unidos e Reino Unido pediram ao Conselho de Segurança (CS) da ONU que aprove uma "resolução forte" sobre o conflito na Síria "que preveja consequências sérias" em caso de descumprimento dos acordos de Genebra. Os três se reuniram em Paris depois do acordo obtido no sábado por Rússia e Estados Unidos sobre o desarmamento químico da Síria.
soldados rebeldes desfavorável o regime de Assad
"O anúncio que fizemos em Genebra não tem sentido até que seja ratificado pelas Nações Unidas nos mais fortes termos possíveis, e até que seja implementado e cumprido pelo regime de Assad", disse Kerry. "Faremos todo o possível para ajudar o povo sírio a sair do caos e da violência", completou.
As autoridades sírias "estão pressionadas para que apliquem integralmente este acordo. O mundo deve estar disposto a tirar conclusões se não o fizerem", afirmou o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague.
O ministro de Relações Exteriores francês, Laurent Fabius anunciou paralelamente a organização na próxima semana em Nova York de uma "grande reunião internacional" ao redor da opositora Coalizão Nacional Síria.
"Devemos fazer o regime compreender que não há mais perspectiva que a mesa de negociações e que para negociar uma solução política é necessária uma oposição forte", disse.
"Contamos por isto reforçar nosso apoio à Coalizão Nacional Síria e com esta ideia será organizada em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, uma grande reunião com o organismo opositor", completou. (Com agências internacionais)

AFEGANISTÃO:Consulado dos EUA no Afeganistão é alvo de ataque de talebans.

Forças de segurança afegãs carregam o corpo de colega morto em ataque ao consulado dos EUA em Herat, oeste do Afeganistão. Segundo as autoridades, ao menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas - entre elas quatro policiais - com a explosão de um carro-bomba seguida de tiroteio na cidade a 650 km de Cabul Leia mais em: http://zip.net/bskWf2

EUA:tiroteio em prédio da Marinha deixa mortos e feridos.

Imagem mostra pessoa sendo socorrida após o tiroteio no prédio da Marinha norte-americana, em Washington. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. Segundo autoridades há ao menos quatro mortos e dez feridos. A polícia afirmou que o atirador está "confinado", mas ainda não está em custódia. Já um porta-voz da Marinha ouvido pela CNN disse que dois atiradores foram baleados, sem detalhar o estados de saúde deles. Mais

domingo, setembro 15, 2013

GUERRA NA SÍRIA: pessoas se escondem em túneis debaixo da terra para escapar das bombas.


Moradores de Deir al-Zor, na Síria, escavam túnel para ser usado como abrigo antibomba. As forças de segurança do regime de Bashar al-Assad retomaram ataques na capital do país neste domingo (15), um dia após acordo ser firmado entre os Estados Unidos e a Rússia.

MÉXICO:Furacão Ingrid e tempestade Manuel causa estragos no México.

Veículo é danificado após forte chuva que atingiu Acapulco, México. O furacão Ingrid e a tempestade tropical Manuel trouxeram chuvas pesadas ao Golfo do México e à costa do Pacífico do país

ESTADOS UNIDOS:Mais de 500 pessoas são consideradas desaparecidas em inundações no Colorado

 "É possível que haja mais perdas humanas", disse à imprensa o xerife do condado de Boulder, Joe Pelle, mas, "com um exército de voluntários e o socorro aéreo, esperamos chegar a todos o mais rápido possível", acrescentou.

Reforços são esperados depois de o presidente Barack Obama ter decretado estado de emergência no Colorado e ordenado o envio de socorristas e mais equipamentos para ajudar as autoridades locais.
 Mais de 500 pessoas foram consideradas desaparecidas neste domingo (15) no Estado do Colorado, no oeste dos Estados Unidos, devido às inundações que deixaram pelo menos cinco mortos, anunciaram as autoridades.
Equipes de socorristas mobilizadas em grande escala tentavam localizar mais de 500 pessoas, enquanto novas chuvas eram registradas durante o dia neste Estado, que recebeu em poucos dias o mesmo volume de chuva do que o que registrado normalmente em vários meses.
Um registro provisório indica cinco mortos. Uma mulher arrastada por uma correnteza no sábado na cidade de Boulder foi a última vítima registrada, informaram as autoridades locais. Na quinta-feira (12), os socorristas recuperaram três corpos, e na sexta-feira (13) um quarto corpo foi encontrado no condado de Boulder.



Reforços são esperados depois de o presidente Barack Obama ter decretado estado de emergência no Colorado e ordenado o envio de socorristas e mais equipamentos para ajudar as autoridades locais.
Mas estas já advertiram que levará vários dias para que as equipes de resgate tenham acesso às áreas mais isoladas. Além disso, as chuvas torrenciais continuarão "por mais vários dias", indicaram os meteorologistas.

Os trabalhos dos socorristas eram prejudicados pela destruição de diversas torres de telefonia móvel. Além disso, foram registradas várias quedas de luz e as ruas se transformaram em rios.

Cerca de 250 pessoas foram registradas como desaparecidas só no condado de Larimer, onde cerca de quinhentos moradores foram retirados de suas casas, informou o gabinete do xerife.

No condado vizinho de Boulder, 231 pessoas estão desaparecidas, de acordo com a rede de notícias CNN, mas as autoridades advertiram que esses dados são muito flutuantes.

De qualquer forma, "isto é, sem dúvida alguma, um acontecimento histórico, que vemos uma vez a cada 500 ou 1000 anos, disse ao jornal Denver Post Sean Conway, uma autoridade do condado de Weld.

sexta-feira, setembro 13, 2013

PIAUÍ:Pescador piauiense fisga peixe com mais de 2 metros e pesando 110 quilos.

Peixe pirarucu pesava 110 quilos e 2,20 metros de comprimento (Foto: Jailton Silva/ portaldeuruçui)
Peixe pirarucu pesava 110 quilos e tinha 2,20 metros de comprimento (Foto: Jailton Silva/ portaldeuruçui)
O pescador piauiense Joacir Vieira, 49 anos, fisgou um peixe pirarucu de 110 quilos e 2,20 metros de comprimento no Rio Parnaíba, na localidade Tucuns, cidade de Uruçuí, a 453 Km ao Sul de Teresina.

De acordo com Joacir Vieira, ele lutou por aproximadamente uma hora com o peixe e precisou da ajuda de quatro pessoas para retirar o pescado da água. ”Precisei chamar amigos para  me ajudar a colocá-lo no barco”, disse.

Ainda segundo o pescador, essa é a primeira vez que um peixe dessa tamanho é pescado na região. “Fiquei bastante assustado e ao mesmo tempo emocionado por conseguir fisgar esse peixe. Desde os seis anos de idade que pesco e nunca tinha visto isso”, relatou.

Por algumas horas a casa do pescador se tornou um dos pontos mais atrativos da cidade, já que muita gente quis tirar fotos ao lado do peixe. “Muita gente veio aqui na minha casa para tirar fotos com o peixe. Agora posso dizer que essa não é história de pescador”, brincou Joacir, que manteve o pescado no freezer e pretende dividir com a família.

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce e conhecido também como o bacalhau da Amazônia. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 quilos.




PIAUÍ:Irmão do ex-goleiro Bruno é preso por suspeita de abuso sexual no Piauí

O irmão do ex-goleiro Bruno, Rodrigo Fernandes das Dores de Sousa, foi preso nessa quarta-feira (11), por volta das 21h, acusado de abusar sexualmente de uma jovem de 18 anos no bairro Alto da Ressureição, Zona Sudeste de Teresina. Esta é a segunda vez que o suspeito é detido pelo mesmo crime, ele já responde por estupro a uma professora no estado do Maranhão.
 

Rodrigo Fernandes teria ameaçado com uma arma e abusado jovem de 18 anos em Teresina (Foto: Gil Oliveira/G1)Rodrigo Fernandes teria ameaçado com uma arma
e abusado da jovem de 18 anos em Teresina
(Foto: Gil Oliveira/G1)
 
 
Segundo o tenente do Ronda Cidadão Idálio Pinheiro, Rodrigo tentava há algum tempo se aproximar da vítima que é vendedora ambulante. O suspeito a abordou com a justificativa de oferecer emprego em um supermercado da capital.
O policial informou que a garota relatou ter marcado um encontro com o suspeito por volta das 15h, porque ele prometeu levá-la até a casa do gerente da rede de supermercado.
"Os dois saíram de moto e ao chegar próximo a um matagal do Alto da Ressureição, Rodrigo parou o veículo alegando falta de combustível, mas logo em seguida sacou uma arma e a levou para um local escondido. A vítima declarou que chegou a ser ameaçada pelo suspeito, que lhe abusou de todas as formas", disse o tenente.
De acordo com Idálio Pinheiro, após o crime, a jovem conseguiu pedir ajuda a um homem que passava pelo local que a levou para casa. De lá, a mãe a acompanhou até a delegacia para prestar queixa. "Levamos a vítima até a Central de Flagrantes e ela nos revelou que era virgem. Os exames comprovaram o estupro. Ao descrever como era o acusado, associamos ao perfil do Rodrigo e ao mostrar algumas fotos dele, a jovem o identificou", destacou.

Ele comentou que em uma das aproximações o irmão do goleiro Bruno deu o número do seu celular para vendedora. Na tentativa de prender Rodrigo, a polícia pediu para a vítima marcar um novo encontro com o suspeito no supermercado por volta das 16h30, mas ele não apareceu. Depois de esperar uma hora, os policiais do Ronda Cidadão foram até uma pizzaria no bairro São João, onde o suspeito trabalha e conseguiram prendê-lo.
"Ele confirmou ter tido relação com a vítima, mas negou o crime falando que foi com o consentimento da garota. Rodrigo também declarou ter armas, mas elas não foram encontradas. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes e a jovem para o Hospital de Doenças Infectocontagiosas para tomar medicamentos", explicou o tenente.
O delegado Josimar Brito afirma que Rodrigo Fernandes diz estar muito abalado e que continua a negar o crime. A equipe de reportagem do G1 tentou falar com o suspeito, mas não foi autorizada pelo delegado. Até o momento nenhum advogado assumiu o caso do irmão do ex-goleiro.

quarta-feira, setembro 11, 2013

ABSORDO!:Menina de 8 anos morre em lua de mel com marido de 40.


Menina de 8 anos morre em lua de mel com marido de 40 Uma criança de oito anos morreu no último sábado (07/09) no Iêmen após a lua de mel com o marido de 40 anos, informaram nesta segunda-feira (09/09) as agências dpa e AFP. Segundo os médicos, a menina morreu com ferimentos internos no útero.
 
 
A jovem, chamada Rawan, foi vendida pelo padrasto para um saudita por cerca de R$ 6 mil, segundo o jornal alemão Der Tagesspiegel. A morte aconteceu na área tribal de Hardh, na fronteira com a Arábia Saudita.
 
 
Ativistas de direitos humanos pressionam para que o saudita e a família da menina sejam responsabilizados pela morte.
 
 
“Após este caso horrível, repetimos nossa exigência para uma lei que restrinja o casamento para maiores de 18 anos”, afirmou um membro do Centro Iemenita de Direitos Humanos para a dpa.
 
 
Em 2010, outra garota de 13 anos já havia morrido com sangramentos internos cinco dias após o casamento (forçado), de acordo com outra organização de direitos humanos que atua na região.
 
 
Há quatro anos, uma lei tentou colocar a idade mínima de 17 anos para o casamento. No entanto, ela foi rejeitada por parlamentares conservadores, que a classificaram de “não islâmica”.