quarta-feira, setembro 04, 2013

SESC: tentativa de ocupação é frustrada.



segundas informação passada ao portal, cerca de 20 famílias tentaram invadir um terreno particular que fica localizado nas mediação do sesc, precisamente na subida do morro.
mais a tentativa foi em vão logo foi acionada a guarda civil que dispersou as famílias sem haver nem um confronto, parcialmente área permanece coberta por matos e lixo fazendo um convite para réptil e outras pragas.  

IBIRAPUERA SP:Moradores tentam barrar decisão de Haddad de abrir Ibirapuera 24 horas.

Ibirapuera vai abrir 24h no fim de semana
link Segurança não é empecilho para manter o Parque do Ibirapuera aberto 24 horas

 SÃO PAULO - Moradores do entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, pretendem entrar com representações no Ministério Público Estadual (MPE) para tentar barrar uma decisão da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), de abrir a área verde 24 horas nos finais de semana. A ação, segundo revelou o Estado, será colocada em prática a partir do dia 21, com a Virada Esportiva.


O próprio conselho gestor do parque, que conta com membros da sociedade civil, além de uma parcela de representantes indicados pelo governo municipal, afirmou que protocolará ainda nesta segunda-feira, 2, uma representação na Promotoria de Habitação e Urbanismo contra a medida.
O entorno do Parque do Ibirapuera é composto por bairros ricos, como o Jardim Lusitânia, a Vila Nova Conceição e a Vila Mariana. Atualmente, o parque já é visitado por cerca de 300 mil pessoas de todas as regiões da cidade aos finais de semana. A área verde abre, hoje em dia, das 5h à meia-noite.
Um dos membros do conselho, Otávio Villares de Freitas, que também preside a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), que fica ao lado do Ibirapuera, afirma que a decisão de Haddad é "populista". "Já estou articulando com outras associações de bairro e inclusive o Movimento Defenda São Paulo. Tem uma coisa que a gente não admite, em absoluto, que é autoritarismo."

Parque já é visitado por cerca de 300 mil pessoas de todas as regiões da cidade nos fins de semana - Luiza Wolf/AE
Parque já é visitado por cerca de 300 mil pessoas de todas as regiões da cidade nos fins de semana
Um dos membros do conselho, Otávio Villares de Freitas, que também preside a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), que fica ao lado do Ibirapuera, afirma que a decisão de Haddad é "populista". "Já estou articulando com outras associações de bairro e inclusive o Movimento Defenda São Paulo. Tem uma coisa que a gente não admite, em absoluto, que é autoritarismo."
Para Freitas, há outras prioridades para o parque, como a questão de o Autorama ficar aberto após a meia-noite. "Lá tem tráfico de drogas e prostituição infantil. É um absurdo aquilo, fora a barulheira de madrugada. Outra coisa é que o mercado de ambulantes não é regularizado no Ibirapuera."
De acordo com ele, o conselho gestor do parque, que tem 18 integrantes, é deliberativo. Mas o entendimento de alguns funcionários da Prefeitura é de que ele é só consultivo. Freitas sustenta, no entanto, que o conselho tem as duas funções. "O doutor Fernando Haddad vai cair do cavalo se ele entrar nessa briga."
Iluminação. "Existe uma coisa de que a natureza precisa descansar. Até a iluminação do parque é prejudicial. Tanto a flora quanto a fauna precisam de descanso. Não existe em lugar nenhum do mundo parques do porte do Ibirapuera abertos 24 horas. Essa é a primeira questão", diz ele. A Sojal deverá entrar com uma representação própria no MPE na quarta-feira, 4, após uma reunião do conselho gestor do parque, prevista para as 9h.
Uma moradora do entorno do parque e ex-membro do conselho gestor afirmou que Haddad "quer fazer demagogia com o parque". "O parque não é do Haddad. O parque é da população. Com tanto problema de segurança que o parque está enfrentando, abri-lo 24 horas é um contrassenso", afirmou ela, que pediu para não ser identificada.
O representante Freitas diz ainda que, em gestões passadas, o Ibirapuera sempre esteve fora das edições da Virada Cultural e de outros grandes eventos públicos. "Para os bairros no entorno, isso é um caos. Há algumas semanas, houve um show de jazz na arena de eventos do parque e foi um caos. O bairro ficou dominado por veículos. Até o pessoal da Vila Nova Conceição me ligou perguntando se tivemos problema com isso. Não é nem uma visão elitista, porém é preciso ter infraestrutura para isso."
Para ele, quanto maior a movimentação, maior a atração de ambulantes, flanelinhas. "E isso acaba em furtos e em uma série de ocorrências que não são desejadas."
A ideia da Prefeitura é que a segurança do parque seja feita por policiais militares da Operação Delegada ou por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Até 2016, a gestão Haddad espera ter 32 equipamentos, entre parques e clubes, abertos ininterruptamente aos sábados e domingos.

ESPIONAGEM AMERICANA:Microsoft e Google juntos contra governo americano.

Google e Microsoft processam o governo norte-americano com a finalidade de conseguir o direito de revelar mais detalhes sobre as informações publicadas de usuários na internet.
O assunto do momento não poderia ser outro: espionagem nos meios de comunicação. Na luta contra o fato, Google e Microsoft deram trégua na rivalidade e se uniram para conseguir o direito de expor ao mundo o que sabem sobre a espionagem norte-americana.
As companhias estão processando o governo dos EUA, reclamando da censura que foi imposta a todas as empresas de tecnologia.  Vale notar que as companhias estão proibidas de informar os detalhes das informações que foram solicitados pela NSA (Agência de Segurança Nacional) dos internautas.
Brad Smith, que faz parte do conselho-geral da Microsoft, no blog da companhia, informa que o processo já foi enviado em junho deste ano. De acordo ainda com o executivo, nas últimas semanas, o Departamento de Justiça pediu, por seis vezes, mas tempo para responder aos processos da empresa.


Microsoft e Google juntos contra governo americano"Ao longo das últimas semanas a Microsoft e a Google promoveram essas conversações em consultoria com outras empresas do sector tecnológico", afirma Smith. "Com o fracasso das nossas negociações recentes vamos avançar com a litigância na esperança de que os tribunais possam apoiar o nosso direito a falar abertamente".
O executivo disse ainda que as várias negociações para chegar a um acordo falharam. Assim, todas as empresas irão continuar com processos para ter mais liberdade de informação. Tanto o Google quanto a Microsoft foram acusados de dividir informações de usuários com o governo dos EUA.
O governo americano informa que irá começar a publicar o número exato de pedidos sobre informações sobre usuários no último ano. “Mas o público merece, e a Constituição garante mais do que esse primeiro passo. Por exemplo, nós acreditamos que é vital publicar informações que revelam claramente o número de solicitações da segurança nacional pelo conteúdo do usuário, como as mensagens de um email”, diz Smith.
“Esperamos que o Congresso continue a pressionar pelo direito das empresas de tecnologia divulgarem informações relevantes do jeito certo”, conclui. 



terça-feira, setembro 03, 2013

CHACINA:Laudos apontam Marcelo Pesseghini como responsável por chacina de PMs, afirma delegado-geral de SP.

Reprodução/FacebookA Polícia Civil de São Paulo informou nesta terça-feira (3) que os laudos sobre as mortes de um casal de PMs, do filho deles de 13 anos e de outros dois parentes, ocorridas no mês de agosto na Brasilândia, zona norte da capital, apontam que o garoto Marcelo Pesseghini --o filho dos policiais-- foi o responsável pelos crimes.

"Os laudos se alinham com a investigação policial no sentido da autoria e do suicídio", disse o delegado-geral em entrevista à rádio CBN.
Segundo ele, 48 pessoas foram ouvidas durante a investigação sobre as mortes que ocorreram no dia 5 de agosto. A principal linha da investigação policial é de que o garoto de 13 anos, filho do casal, cometeu os crimes e se matou.
"Os laudos corroboram aquilo que está sendo investigado. Entretanto, todos precisam ser devidamente analisados e, se necessário, solicitaremos complementação, seja dos laudos ou da oitiva de testemunhas", acrescentou.
De acordo com o DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), órgão responsável pela apuração do caso, os delegados analisam nove laudos e 25 relatórios dos Institutos de Criminalística e Médico Legal.

Morreram na chacina o pai do estudante, o sargento da Rota (tropa de elite da Polícia Militar) Luís Marcelo Pesseghini, a mãe, a cabo da PM Andréia Bovo Pesseghini, a avó, Benedita Bovo, 65, e a tia-avó, Bernadete Bovo, 55.
Segundo informações divulgadas na tarde de hoje pela rádio Bandeirantes, os laudos entregues na segunda-feira (2) ao DHPP indicam que o pai e a avó do estudante foram assassinados enquanto dormiam. Já a mãe e a tia-avó do garoto estavam acordadas ao receberam disparo de arma de fogo que as matou.

RIO DE JANEIRO:Um trem foi incendiado por passageiros após parar por apresentar problemas.

Um trem foi incendiado por passageiros após parar por apresentar problemas mecânicos em estação da zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (3)
Um trem da Supervia, concessionária que administra o transporte ferroviário no Rio de Janeiro, foi incendiado na manhã desta terça-feira (3) após parar na estação de Quintino, na zona norte da capital fluminense.
Revoltados com a interrupção da viagem, segundo a Supervia, passageiros teriam ateado fogo em um dos vagões da composição a fim de protestar. A empresa informou que "não existe nenhum material inflamável nos trens e, por isso, suspeita de que o fogo foi criminoso". A Polícia Civil investigará se houve, de fato, uma ação criminosa.
Em função da ocorrência, as estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz precisaram ser fechadas, mas reabriram às 9h45. A circulação ainda se dá de forma irregular.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou equipes para apagar o incêndio. Dois passageiros ficaram feridos, dos quais um foi liberado no local. Uma mulher passou mal e foi levada para o hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, zona norte. Não há informações sobre o estado de saúde dela.


A concessionária divulgou nota na qual informou que "alguns passageiros não seguiram a orientação de andarem 60 metros até plataforma da estação Engenho de Dentro e permanecem na linha férrea, dificultando a retomada da circulação."
"Por medida de segurança, as estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz precisaram ser fechadas. A Supervia acionou o Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão da área para tomar as providências necessárias. Neste momento, os trens dos ramais Japeri estão circulando pela linha auxiliar e a circulação dos ramais Santa Cruz e Deodoro está acontecendo até a estação Deodoro", diz a nota.

LOCAL E REGIÃO: tudo pronto para a segunda etapa.

 terminado o segundo cimbramento  móvel do lado direito do viaduto que passa pela região badra, aracaré.
 logo mais avenida miguel badra sentido rio verde, ficará fechada nessa altura para execução das obras.
 últimos ajuste, para mais um início da passagem das obras por esse local, inovação em tecnologia inédita!
lembrando que essa tecnologia, é inédita!...foi criada somente para esse fim, especialmente nesse trecho.

SUZANO:Prudente de Moraes terá alça de ligação à Marginal do Una.



Futura alça de acesso e obra na galeria do rio Una vão aumentar a largura das pistas da avenida marginal
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu licitação para contratar uma empresa especializada que fará o projeto executivo do acesso que ligará a rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66) com a avenida Governador Mário Covas Jr., a Marginal do Una, em Suzano. A concorrência também prevê um projeto para aumento da capacidade da galeria do rio Una, no trecho entre a rua Padre Eustáquio, na Vila Amorim, e a avenida Jorge Bey Maluf, na Vila Theodoro. De acordo com a Prefeitura de Suzano, as obras deverão resultar no aumento da largura das pistas da marginal.

O acesso foi solicitado ao governo do Estado pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) para requalificação da Marginal do Una. "Informações mais específicas sobre o assunto serão conhecidas após a realização do projeto executivo, no entanto já podemos adiantar que esse projeto deverá contemplar o aumento da largura das pistas da via, um estudo sobre o trânsito local, realização de drenagem do rio Una (estuda-se uma tubulação), calçadas, mobilidade, entre outros itens", destacou a administração municipal, em nota enviada ao Dat. O valor orçado do projeto é de R$ 1,2 milhão.

Sobre o aumento da capacidade da galeria do rio Una, o DER informou que o alargamento do canal se dará sob a SP-66 e sob a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "O objetivo é aumentar a capacidade de vazão da galeria de drenagem da região, para que ela seja compatível com o tramo do canal do projeto já concluído. Este procedimento é fundamental para minimizar a ocorrência de enchentes no local", detalhou o órgão, também em nota.

A previsão do DER é de que os projetos executivos sejam entregues em oito meses, contados a partir da contratação da empresa vencedora. A licitação foi aberta na modalidade tomada de preço. O edital pode ser adquirido ao custo de R$ 10, na avenida do Estado, em São Paulo. As propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 9 de outubro.
                                                          FONTE: (DAT)

segunda-feira, setembro 02, 2013

JAPÃO:Tornado fere dezenas pessoas em Koshigaya.

Jovem passa de bicicleta por baixo de um poste caído durante a passagem de um tornado em Koshigaya, no Japão. Dezenas de pessoas ficaram feridas em decorrência do fenômeno, segundo a mídia local. (Foto: AP/Kyodo)

Jovem passa de bicicleta por baixo de um poste caído durante a passagem de um tornado em Koshigaya, no Japão.  (Foto: AP/Kyodo)
Um tornado atingiu nesta segunda-feira (2) os arredores de Tóquio, ferindo 60 pessoas e destruindo casas e edifícios, anunciaram a polícia e os meios de comunicação.

 "Há telhas espalhadas em todas as direções, policiais e bombeiros estão em todos os lugares", relatou um jornalista da AFP em Koshigaya, a cidade mais afetada.
"Todos os habitantes precisaram sair de seus imóveis e agora observam suas casas destruídas. Eles dizem que foram proibidos de voltar para casa pelo risco de desabamento", acrescentou.
Imagens impressionantes exibidas pela televisão mostram o tornado carregando e lançando objetos, carros capotando e escolas com janelas quebradas em Saitama (norte de Tóquio) .
Um armazém foi literalmente levado pelo vento, rodopiando e sendo catapultado sobre outros edifícios.
A polícia registrou 63 feridos na região de Saitama (67 de acordo com a imprensa), pelo menos um deles gravemente. Cerca de 110 casas foram total ou parcialmente destruídas. Postes foram arrancados.
Destruição provocada por tornado em Koshigaya nesta segunda-feira (2) (Foto: Kyodo/AP)
Destruição provocada por tornado em Koshigaya nesta segunda-feira (2) (Foto: Kyodo/AP)
tópicos:
"Estamos preparando abrigos e provisões" para as vítimas, indicou à AFP um oficial dos bombeiros em Koshigaya.
Às 21h local (9h no horário de Brasília), cerca de vinte mil casas do município de Saitama e áreas adjacentes ficaram sem eletricidade (60.000 logo após a passagem do tornado), informou a empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco).
Tornados ocorrem a cada ano no Japão principalmente durante o verão. A Agência Meteorológica advertiu nas últimas semanas para o risco de fenômenos imprevisíveis, que surgem de repente em terrenos planos quando o tempo está muito instável, com altas temperaturas e ar seco.

domingo, setembro 01, 2013

LOS ANGELES EUA: têm protestos contra possível ação militar do país na Síria.


Manifestantes protestam contra possível ação militar dos EUA na Síria em Los Angeles neste sábado (31) (Foto: Joe Klamar/AFP)Manifestantes foram às ruas dos Estados Unidos na tarde deste sábado (31) depois que o presidente Barack Obama disse estar convicto de que uma intervenção militar na Síria é necessária, após evidências do uso de armas químicas pelo país, e afirmar que está buscando apoio do Congresso.

Manifestantes foram às ruas na tarde deste sábado após fala de Obama.
Presidente dos EUA decidiu fazer ataque, mas quer apoio do Congresso.

Em Nova York, os protestos contra a possível ação militar dos EUA na Síria ocorreu na Times Square. Manifestações também ocorreram no centro de Los Angeles.
Mais cedo, Obama afirmou haver ter conversado com líderes congressistas e acreditar que o tema deva ser debatido.

"Apesar de acreditar que eu tenha autoridade para realizar [um ataque] sem a autorização do Congresso, nosso país vai ser mais forte se nós fizermos [a discussão]", disse.
"Nós estamos preparados para atacar, em qualquer momento que escolhermos", afirmou Obama. O Congresso está atualmente em recesso e deve voltar aos trabalho no dia 9 de setembro.

A intervenção pode ser realizada "amanhã, daqui uma semana ou daqui um mês", ressaltou Obama, sem especificar quando deve ocorrer. "Não podemos e não iremos fechar os olhos para o que aconteceu em Damasco", disse.
Mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas na ação, um terço delas crianças, em mais de uma dezena de bairros na periferia de Damasco, ainda segundo a Casa Branca. Trata-se do "pior ataque químico do século 21", afirmou Obama, atribuindo a ação ao regime de Assad.
Em Nova York protestos ocorreram na Times Square (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
Em Nova York protestos ocorreram na Times Square (Foto: Carlo Allegri/Reuters)

ESTADOS UNIDOS:Obama decide fazer ataque à Síria, mas quer apoio do Congresso.

Obama, ao lado do vice-presidente Joe Biden, anuncia ações contra a Síria em discurso neste sábado (31) (Foto: AP/Charles Dharapak)
Obama, ao lado do vice-presidente Joe Biden, anuncia ações contra a Síria em discurso neste sábado (31) (Foto: AP/Charles Dharapak)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em discurso transmitido neste sábado (31) ter convicção de que uma intervenção militar na Síria é necessária, após evidências do uso de armas químicas pelo país, mas afirmou que está buscando apoio do Congresso.
O presidente afirmou haver conversado com líderes congressistas e acreditar que o tema deva ser debatido. "Apesar de acreditar que eu tenha autoridade para realizar [um ataque] sem a autorização do Congresso, nosso país vai ser mais forte se nós fizermos [a discussão]", disse.
"Nós estamos preparados para atacar, em qualquer momento que escolhermos", afirmou Obama. O Congresso está atualmente em recesso e deve voltar aos trabalho no dia 9 de setembro.



"Não vai ser uma intervenção por terra, não vamos colocar nossas botas no chão", completou o presidente dos EUA. Ele avaliou que a operação militar deve ser de duração limitada.
A intervenção pode ser realizada "amanhã, daqui uma semana ou daqui um mês", ressaltou Obama, sem especificar quando deve ocorrer. "Não podemos e não iremos fechar os olhos para o que aconteceu em Damasco", disse.
"Estou preparado para tomar essa ordem", afirmou o presidente americano, que enfatizou ser necessário dar uma resposta ao ataque com armas químicas realizado nos arredores de Damasco, que de acordo com o governo americano foi realizado pelas forças de Bashar al-Assad.
Mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas na ação, um terço delas crianças, em mais de uma dezena de bairros na periferia de Damasco, ainda segundo a Casa Branca. Trata-se do "pior ataque químico do século 21", afirmou Obama, atribuindo a ação ao regime de Assad.
O discurso ocorreu após a Casa Branca divulgar uma avaliação de seu serviço de inteligência que afirma que o governo americano tem "muita confiança" de que o regime de Assad foi o responsável pelo ataque, ocorrido em 21 de agosto.

sábado, agosto 31, 2013

SUZANO:População desconhece lei de espera em bancos .

Até agora não houve denúncias de clientes nem aplicação de multas aos bancos.
Daniel Carvalho
Até agora não houve denúncias de clientes nem aplicação de multas aos bancos
Apesar de decretada em abril e aplicada no início de julho, a nova lei que regula o tempo de espera para atendimento nas instituições bancárias de Suzano ainda não rendeu qualquer denúncia de clientes descontentes ou aplicação de multas aos bancos por não atenderem a população no prazo de até 30 minutos, de acordo com o que prevê a legislação. Conforme o Dat apurou, a baixa eficácia da nova determinação se deve ao desconhecimento da população e à falta de divulgação dos prazos exigidos em grande parte das agências.

De acordo com a lei complementar municipal nº 166/07, de autoria do vereador Denis Cláudio da Silva (DEM), o Filho do Pedrinho do Mercado, apresentado quando o parlamentar ainda era suplente do partido no mandato anterior, o atendimento da população deve ser feito em até 30 minutos em dias normais, e em até 45 minutos em véspera ou após feriados prolongados, e ainda quando ocorrer o pagamento de funcionários públicos em geral.

Além do cumprimento do novo tempo de espera em bancos, a prefeitura exige ainda que as agências afixem, "em locais visíveis, informações sobre a existência da nova lei municipal e o funcionamento da mesma", conforme informou a Secretaria de Assuntos Jurídicos em nota enviada em maio, quando a aplicação da lei ainda estava sendo preparada.

O Dat esteve em algumas agências bancárias de Suzano ao longo da semana e não constatou a presença de qualquer aviso sobre a lei. A reportagem também entrevistou clientes sobre o assunto, mas poucos sabiam sobre os prazos estabelecidos e a possibilidade de denunciar o descumprimento dos prazos para atendimento. (Leia mais nesta página)

Sem reclamações
De acordo com a Prefeitura de Suzano, a lei já está valendo, no entanto, "irregularidades só podem ser verificadas quando houver denúncias, o que ainda não chegou ao conhecimento da administração". Também foi informado ao Dat que no final de julho, foi realizada uma reunião entre a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, e gerentes de bancos de toda cidade para orientação sobre a implementação da lei.

Descumprimento
O decreto assinado pelo prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), promulgando a lei define as multas aplicadas em caso de descumprimento das regras. No caso da primeira constatação de atraso no atendimento, a agência receberá uma advertência; na segunda, será multada em 200 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a R$ 480. Na terceira ocorrência, a autuação passará para 400 UFM (R$ 960); e na quarta, será aplicada multa de 1.000 UFM (R$ 2,4 mil), cobrada em dobro a cada reincidência

Denúncia
De acordo com a pasta de Assuntos Urbanos, as pessoas que se sentirem prejudicadas pelo atendimento bancário poderão procurar a Ouvidoria de Suzano pelos telefones 0800 774 2007 ou 4743-7196 e denunciar o atraso. No caso do cidadão que não quiser se identificar, o órgão manterá o sigilo absoluto. Após as denúncias, equipes do Departamento de Fiscalização irão até os locais que apresentam problemas para realizar um trabalho de orientação ou até punitivo, se for necessário.
                                           FONTE:   (DAT)

sexta-feira, agosto 30, 2013

CRIME DE CRIANÇA:Suspeitos de matar menino boliviano são achados mortos em cadeia.

Brayan (Foto: Rede Globo)
Brayan tinha cinco anos (Foto: Reprodução/Rede
Globo)


Dois homens suspeitos de participar do assassinato do garoto boliviano Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, morreram dentro de uma cadeia em São Paulo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) diz que Paulo Ricardo Martins, de 19 anos, e Felipe dos Santos Lima, de 18, foram encontrados mortos nesta sexta-feira (30) por volta das 14h30.
O garoto Brayan foi assassinado na madrugada de 28 de junho na região de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A prisão de Felipe Lima ocorreu no mesmo dia do crime, enquanto Paulo Martins foi preso no dia seguinte.
Os dois cumpriam prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no ABC, onde aguardariam julgamento. Eles tinham chegado à unidade faz quatro dias. Antes, eles cumpriam prisão temporária em carceragem da Polícia Civil.

Pais do menino Brayan, assassinado na Zona Leste de SP (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Pais do menino Brayan, assassinado na Zona Leste
de SP (Foto: Kleber Tomaz/G1)

De acordo com integrante da administração estadual ouvido pelo G1, a dupla foi vítima de envenenamento. Eles foram obrigados a tomar uma mistura de cocaína, viagra e álcool, que teria causado a morte quase imediata dos presidiários.

A dupla não estava em ala reservada, porque suspostamente não havia ameaça contra eles. O crime ocorreu em um pátio da unidade.
A Secretaria diz que outros presos solicitaram atendimento de urgência. A SAP informa que imediatamente os agentes de segurança penitenciária os levaram à enfermaria da unidade penal, onde já chegaram sem vida.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que o caso será apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário. Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar, para apontar a causa da morte e elas serão comunicadas Vara de Execução Criminal, à Polícia Civil e à perícia.
Além da dupla que foi encontrada morta no CDP, um adolescente foi detido pelo crime. Entretanto, outros dois acusados são considerados foragidos: Diego Rocha Freitas Campos, de 20 anos,  e Wesley Soares Pedroso, de 19 anos. Segundo as investigações, Diego foi o autor do disparo que matou a criança.


O assassinato de Brayan
No dia do crime, os cinco criminosos usavam máscaras para não ser identificados e estavam armados com revólveres e facas. O grupo rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, na madrugada de sexta.  De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.
Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil à quadrilha, que não se deu por satisfeita e passou a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebesse mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.
A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matassem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos em 6 de julho.

Logo após o assassinato do garoto, bolivianos realizaram protestos em ruas de São Paulo. Eles pediam a prisão dos criminosos e mais segurança para os estrangeiros que moram na capital paulista.

SUZANO:Plano de modernização do sistema de transporte vai instituir o Bilhete Único Suzanense (BUS) em outubro.

Primeiros 30 ônibus da nova leva de veículos da Radial foram apresentados   
As vans do transporte alternativo de Suzano farão parte do novo sistema de integração, o Bilhete Único Suzanense (BUS), e também do programa de passe livre para os estudantes do município. Os passageiros que apresentarem o cartão poderão utilizar diferentes linhas operadas pelas vans no período de uma hora e meia pagando apenas o valor de uma passagem, assim como os alunos poderão circular por meio do sistema alternativo para ir até as instituições de ensino sem arcar com o custo da tarifa.
 A novidade foi anunciada ontem, durante evento para apresentação do plano de modernização do sistema de transporte municipal. A cerimônia, realizada no Parque Municipal Max Feffer, foi comandada pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e contou com a participação do gerente operacional da Radial Transporte, Wellington Rost Vidal, além de secretários municipais e vereadores.
Segundo o tucano, todas as vans contarão com validadores que permitirão a leitura do cartão BUS, que passará a valer a partir de outubro. "As vans serão constantemente fiscalizadas e não poderão sair de suas rotas. Eles seguirão as normas do novo sistema e os motoristas passarão por reciclagens constantes", destacou Tokuzumi.

Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, os permissionários das 151 vans autorizadas a circular pela cidade assinarão contratos com a Radial a partir de hoje oficializando a instalação dos validadores. Em seguida, os veículos receberão uma adesivagem especial.

Passe livre
Durante o evento, o prefeito fez questão de ressaltar a importância do passe livre que será concedido pela prefeitura aos alunos a partir de fevereiro de 2014 e destacou que o benefício valerá também para aqueles que utilizam as vans do transporte alternativo. "Suzano é pioneiro nesta ação. Não tenho conhecimento de alguma cidade grande como Suzano que ofereça o passe livre. Queremos dar condição para o estudante, porque eu já fui um deles e sei como é difícil ter que caminhar, gastar dinheiro com a condução para poder estudar", ressaltou.

Sobre os alunos que poderão receber a gratuidade, Tokuzumi explicou que o passe livre atenderá todos os alunos de instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). "Lembrando que somente as passagens de ida e volta serão gratuitas. O benefício será dado também àqueles que fazem dois cursos, por exemplo", ressaltou.


Custo
O impacto financeiro gerado pela implantação do passe livre e o número de estudantes que serão beneficiados não foi divulgado pelo prefeito. "Prefiro não falar em valores agora, temos uma estimativa, mas ainda precisamos de mais levantamentos e cálculos. O que possa adiantar é que cortaremos alguns custos de outras pastas para conseguir oferecer a passagem gratuita aos estudantes", explicou.


Novos ônibus
Ainda no evento, Tokuzumi apresentou 30 novos ônibus que já circulam desde o início da manhã. A ampliação da frota se dará de maneira gradativa até o final deste ano, quando a cidade terá 70 coletivos novos e outros 50 de 2012, totalizando 120 veículos. Todos terão ar-condicionado e rede Wi-Fi (somente a partir do próximo ano), além de sistema que controla a emissão de poluentes.



      terminais ganharam painéis digitais
  "vans também terão passe livre para estudantes e integração".  


O novo ponto de integração de ônibus que será instalado no distrito de Palmeiras, em Suzano, além do Terminal de Transportes Urbanos Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, contarão com painéis eletrônicos que informarão os horários de partidas e chegadas de cada linha municipal. A ação faz parte do plano de modernização do sistema de transporte municipal anunciado ontem pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).

Segundo ele, o objetivo da prefeitura é dar "outra cara para o transporte público da cidade" e para isso estão sendo feitas mudanças que beneficiarão o atendimento dos passageiros. "Nós teremos esses painéis, que informarão o usuário. Ele saberá qual ônibus vai chegar e em quanto tempo. Isso vai começar a ser feito em março de 2014", explicou.
O prefeito também anunciou a troca dos pontos de ônibus da cidade. No total, Suzano contará com 300 novos abrigos até março do ano que vem. A instalação das estruturas e também dos painéis será responsabilidade da Radial Transporte, que venceu a licitação e administra o serviço na cidade.


Corredores
Sobre a melhoria nos corredores de ônibus, Tokuzumi afirmou que os trabalhos já estão sendo feitos. "Desde o início do ano estamos cortando a vegetação que invade a pista e fechando os buracos que aparecem no pavimento. Vamos continuar fazendo isso", destacou. Ele também afirmou já ter solicitado ao Ministério das Cidades verba para recapear todos os corredores existentes na cidade. (C.M.)
fonte: (dat)