 |
| Primeiros 30 ônibus da nova leva de veículos da Radial foram apresentados | | | |
As vans do transporte alternativo de Suzano farão parte do novo sistema
de integração, o Bilhete Único Suzanense (BUS), e também do programa de
passe livre para os estudantes do município. Os passageiros que
apresentarem o cartão poderão utilizar diferentes linhas operadas pelas
vans no período de uma hora e meia pagando apenas o valor de uma
passagem, assim como os alunos poderão circular por meio do sistema
alternativo para ir até as instituições de ensino sem arcar com o custo
da tarifa.
A novidade foi anunciada ontem, durante evento para apresentação do
plano de modernização do sistema de transporte municipal. A cerimônia,
realizada no Parque Municipal Max Feffer, foi comandada pelo prefeito
Paulo Tokuzumi (PSDB) e contou com a participação do gerente operacional
da Radial Transporte, Wellington Rost Vidal, além de secretários
municipais e vereadores.
Segundo o tucano, todas as vans contarão
com validadores que permitirão a leitura do cartão BUS, que passará a
valer a partir de outubro. "As vans serão constantemente fiscalizadas e
não poderão sair de suas rotas. Eles seguirão as normas do novo sistema e
os motoristas passarão por reciclagens constantes", destacou Tokuzumi.
Segundo
o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos,
os permissionários das 151 vans autorizadas a circular pela cidade
assinarão contratos com a Radial a partir de hoje oficializando a
instalação dos validadores. Em seguida, os veículos receberão uma
adesivagem especial.
Passe livre
Durante o evento, o prefeito
fez questão de ressaltar a importância do passe livre que será
concedido pela prefeitura aos alunos a partir de fevereiro de 2014 e
destacou que o benefício valerá também para aqueles que utilizam as vans
do transporte alternativo. "Suzano é pioneiro nesta ação. Não tenho
conhecimento de alguma cidade grande como Suzano que ofereça o passe
livre. Queremos dar condição para o estudante, porque eu já fui um deles
e sei como é difícil ter que caminhar, gastar dinheiro com a condução
para poder estudar", ressaltou.
Sobre os alunos que poderão
receber a gratuidade, Tokuzumi explicou que o passe livre atenderá todos
os alunos de instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da
Educação (MEC). "Lembrando que somente as passagens de ida e volta serão
gratuitas. O benefício será dado também àqueles que fazem dois cursos,
por exemplo", ressaltou.
Custo
O impacto financeiro gerado
pela implantação do passe livre e o número de estudantes que serão
beneficiados não foi divulgado pelo prefeito. "Prefiro não falar em
valores agora, temos uma estimativa, mas ainda precisamos de mais
levantamentos e cálculos. O que possa adiantar é que cortaremos alguns
custos de outras pastas para conseguir oferecer a passagem gratuita aos
estudantes", explicou.
Novos ônibus
Ainda no evento,
Tokuzumi apresentou 30 novos ônibus que já circulam desde o início da
manhã. A ampliação da frota se dará de maneira gradativa até o final
deste ano, quando a cidade terá 70 coletivos novos e outros 50 de 2012,
totalizando 120 veículos. Todos terão ar-condicionado e rede Wi-Fi
(somente a partir do próximo ano), além de sistema que controla a
emissão de poluentes.
terminais ganharam painéis digitais
"vans também terão passe livre para estudantes e integração".
O
novo ponto de integração de ônibus que será instalado no distrito de
Palmeiras, em Suzano, além do Terminal de Transportes Urbanos Diniz José
dos Santos Faria, o Terminal Norte, contarão com painéis eletrônicos
que informarão os horários de partidas e chegadas de cada linha
municipal. A ação faz parte do plano de modernização do sistema de
transporte municipal anunciado ontem pelo prefeito Paulo Tokuzumi
(PSDB).
Segundo ele, o objetivo da prefeitura é dar "outra cara
para o transporte público da cidade" e para isso estão sendo feitas
mudanças que beneficiarão o atendimento dos passageiros. "Nós teremos
esses painéis, que informarão o usuário. Ele saberá qual ônibus vai
chegar e em quanto tempo. Isso vai começar a ser feito em março de
2014", explicou.
O prefeito também anunciou a troca dos pontos de
ônibus da cidade. No total, Suzano contará com 300 novos abrigos até
março do ano que vem. A instalação das estruturas e também dos painéis
será responsabilidade da Radial Transporte, que venceu a licitação e
administra o serviço na cidade.
Corredores
Sobre a
melhoria nos corredores de ônibus, Tokuzumi afirmou que os trabalhos já
estão sendo feitos. "Desde o início do ano estamos cortando a vegetação
que invade a pista e fechando os buracos que aparecem no pavimento.
Vamos continuar fazendo isso", destacou. Ele também afirmou já ter
solicitado ao Ministério das Cidades verba para recapear todos os
corredores existentes na cidade. (C.M.)