quinta-feira, julho 11, 2013

MIGUEL BADRA: Comerciante de 42 anos é morta a tiro no miguel badra suzano.

         

Uma comerciante de 42 anos foi morta em Suzano (SP) na noite desta quarta- feira (10) com um tiro na cabeça. Três homens são procurados pela polícia suspeitos do assassinato. O motivo do crime ainda será investigado, já que nada foi levado da vítima.
O homicídio ocorreu em uma loja de roupas íntimas femininas no bairro Miguel Badra Alto, onde a comerciante passava a maior parte do dia. Liratelma Pereira Nunes tinha 42 anos e, segundo parentes e amigos, costumava ficar até tarde da noite na loja arrumando os produtos. A vítima não mora no bairro.
Segundo testemunhas, por volta das 20h, enquanto a comerciante tomava um lanche, um homem perguntou pela vítima nos estabelecimentos próximos. Alguns, inclusive, com câmeras de monitoramento. Em seguida o suspeito passou algumas vezes em frente da loja da comerciante.
Um parente, que prefere não se identificar, diz que quem estava no local na hora do crime contou que o assassino sabia o nome do marido da vítima e perguntou ainda pelos filhos do casal. "O criminoso perguntou  das crianças. Disse que foi buscá-las para levar ao shopping. Minha tia respondeu que elas estavam com o marido dela. O homem falou para ela ligar para o Carlos (marido da vítima). Foi nessa hora, quando ela foi pegar o celular para ligar, que o homem deu um tiro na cabeça dela", afirma chorando.
Ainda de acordo com o familiar, testemunhas teriam visto o homem fugir de carro com mais outros dois suspeitos. Nada foi roubado. Amigos e familiares foram registrar a ocorrência na delegacia do bairro Boa Vista na manhã desta quinta-feira (11) sem saber o que pode ter motivado o crime. "A gente não consegue entender o que aconteceu. Ela era uma pessoa do bem. Não tinha intriga com ninguém. Sempre ia de casa para loja e vice e versa."
Quem tiver pistas dos suspeitos pode ligar para 181. Não é preciso se identificar.
 

MIGUEL BADRA: mulher e atigida na cabeça por desparo de arma de fogo na rua dose do m.badra alto.

a 4 horas atrás uma mulher fui baleada na cabeça  em um salão de cabeleireiro rua 12 do miguel badra alto, ate a pouco, a pericie ainda não tinha comparecido  no local.
não temos  mais informação sobre o caso,só a pericie e investigações pode relatar o acontecido,qualquer novas noticias daremos amanha.

                             fonte de informação:  (Gilvan)

quarta-feira, julho 10, 2013

ATENÇÃO SUZANO!:Suzano e região começam a receber médicos estrangeiros em setembro.

As cidades da região estão entre as com prioridade para receber médicos estrangeiros e nacionais que participarão do programa Mais Médico. O projeto foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) na última terça-feira. A escolha das cidades foi feita por meio de um mapeamento realizado pelo governo federal. No Estado de São Paulo, 47 municípios foram destacados como prioridades. Os novos médicos começam a chegar nas cidades a partir de setembro. O edital de adesão foi publicado ontem no Diário Oficial da União.
Mesmo estando na lista das cidades prioritárias, os municípios precisam assinar um terno de adesão entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde. Todas as cidades da região constam na lista.
Além de ter prioridade para receber os médicos estrangeiros, a região pode ser beneficiada com um maior número de vagas para estudantes de medicina. A cidade de Mogi das Cruzes foi selecionada pela União para ser beneficiada. Os novos estudantes da cidade mogiana terão de fazer dois anos de residência em hospitais e unidades de saúde pública. Esta é uma das metas do programa Mais Médico.
As “cidades prioridades” foram escolhidas de acordo com a vulnerabilidade, áreas indígenas e com maior concentração de pobreza.
EDITAL O edital publicado pelo governo federal dá prioridades para os médicos brasileiros, em seguida aos brasileiros formados no exterior e por último aos médicos estrangeiros.
O governo federal vai pagar aos médicos uma bolsa de R$ 10 mil, além de ajuda de custo que pode chegar a até R$ 30 mil, dependendo do destino.

segunda-feira, julho 08, 2013

FUNKEIRO MORRE COM UM TIRO NA HORA DO SHOW:

 

 ASSISTA AO VÍDEO

Funkeiros comentaram a morte de MC Daleste em tom de indignação e homenagearam o cantor. Daniel Pellegrine, de 20 anos, conhecido como MC Daleste, foi morto após levar um tiro durante um show em Campinas (SP) na noite do sábado (6). Um vídeo que registra o momento em que ele foi baleado foi publicado na internet (Veja o vídeo no YouTube).
O funkeiro MC Daleste (Foto: Divulgação/Facebook do artista)


MC Pocahontas posa com MC Daleste em foto do Instagram da cantora (Foto: Reprodução) 

 MC Pocahontas, codinome da cantora Viviane Queiroz, escreveu no Twitter: "Muito abalada. Uma pessoa com um coração imenso e super querida nos deixou.. Vai com Deus, Dani!! Que Deus conforte nossos corações, mas esquecer não tem como. Meu amigo, descanse em paz... Te amo. Fiz uma homenagem pro Daleste em Arujá (SP). Foi lindo ver todos cantando e aplaudindo! Eu cantei com a voz embargada, mas foi lindo o show", contou.

Pelo Twitter, MC Rodolfinho fez uma proposta, após mencionar a expressão "o gigante acordou": "Vamos fazer o movimento 'O funk acordou'. Mostrar que temos poder, unidos", escreveu. "Galera, olha a fase que chegamos, olha o tanto de MC que já perdemos, e sabe o que foi feito com tudo isso? Exatamente, nada!", completou. Antes das declarações indignadas, ele lamentou a perda do colega. "Deus esteja sempre com cada um de nós, mesmo distantes, estamos ligados um ao outro pelos nossos corações", disse Rodolfinho.
MC Guimê faz show em Osasco 

(Foto: Divulgação/ Tico Fernandes)
Nome ligado ao funk ostentação, MC Guimê se mostrou revoltado. "Quantos MCs já se foram? Quantos mais vão precisar morrer pra tomarem uma providêcia, nossa única arma é o microfone. Justiça", escreveu em seu perfil no Twitter. O jovem funkeiro lamentou a morte. "Vou guardar a lembrança de um cara que tinha um coração imenso, que eu jamais vou esquecer... Descanse em paz", escreveu no Twitter. "E como dizia o próprio: 'Eu sou Daleste, cheguei, mas tô saindo fora'. Tá indo pra um lugar bem melhor, fica com Deus, mano", disse.


domingo, julho 07, 2013

MEGA CONSTRUÇÃO: imagens da construçaõ do rodoanel no miguel badra.

            estrutura metálica móvel  na construção do rodoanel entre suzano Itaquá bacias do tietê.
                       construção do rodoanel na região miguel badra suzano nas bacias do rio tietê.
                   estrutura metálica móvel  na construção do rodoanel entre suzano Itaquá bacias do tietê.
          estrutura metálica móvel do rodoanel sobre a ponte do rio tietê divisa suzano Itaquà
             estrutura metálica móvel do rodoanel sobre a ponte do rio tietê divisa suzano Itaquá

sexta-feira, julho 05, 2013

NORDESTE DO PAÍS:homens armados de revolveres e pistola



Timbaúba dos Batistas - RN: Criminosos assaltam agência dos correios e trocam tiros com Polícia Militar; um assaltante morre

















Na tarde desta quarta-feira (03), por volta das 14h, uma quadrilha em um veículo corola preto, de placas HVQ - 8726, de São Bento/PB assaltou a agência dos correios da cidade de Timbaúba dos Batistas/RN. 

De acordo com informação colhidas pela polícia, eram cerca de quatros homens armados de revolveres e pistola que chegaram e renderam clientes e funcionários. Eles levaram todo o dinheiro da agência e também pertences das funcionárias(jóias, celulares, notebook, bolsas e etc). Durante o assalto os criminosos ameaçaram atirar nas funcionárias da agência, chegando a agredi-las. Na fuga eles fugiram em direção a BR-427. 

A Polícia Militar de Timbaúba tomou conhecimento e rapidamente saíram em perseguição dos assaltantes e comunicaram pelo rádio aos demais policiais da região para fazerem um cerco  nas cidades vizinhas. 

Chegando próximo ao posto do moinho, os policiais avistaram o carro suspeito e saíram em perseguição, onde os criminosos se viram cercado e pararam o veículo a 50 metros do D&D Motel e efetuaram vários disparos contra os policias, entrando no mato logo em seguida.  Durante o intenso tiroteio um dos assaltantes identificado como DOUGLAS ALVES DE OLIVEIRA, 19 anos, natural de Caicó e residente em São Bento/PB, foi atingido e morto dentro do mato,a cerca de 400 metros da BR-427. Os demais criminosos se embrenharam no mato e continuam com destino ignorado. Com DOUGLAS ALVES a polícia apreendeu uma pistola calibre 380 e parte do dinheiro roubado da agência dos correios.

Visivelmente deu pra ver que dentro do veículo abandonado havia pertences das funcionárias e mais uma parte do dinheiro roubado, sendo sacos cheios de moedas. A polícia aguarda a perícia pra poder assim averiguar se há mais pertences e dinheiro escondido no vaículo.

 FONTES:    BLOG NOTICIAS DO COTIDIANO RN.

MIGUEL BADRA: serviços de recapeamento estar sendo executado no bairro.

                                             Rua benedito salóme da anunciação  antiga 16   (depois)
Rua benedito salóme da anunciação (antiga 16  (depois)
 
 
Rua benedito salóme da anunciação (antiga 16  (antes)

depois de muitas reivindicações por parte dos moradores, a rua benedito salóme da anunciação teve sua vias de acesso recapeadas.
a vários anos que moradores reclamam dessa rua, via de bastante acesso vinha sendo prejudicadas pelas chuvas deixando-a cheia de buracos com difícil trafego, até mesmo com as utilidades dos transportes que fazem coleta de lixos e outros.
   na realidade o que eles queriam mesmo era o asfalto, prometido na primeiro gestão do marcelo cândido (pt).     e sempre ficava na maquiagem, reuniões foram feitas diversas vezes, com promessa de quer verbas chegariam nos próximos meses, e nunca que foi feito nada.
 agora pelos menos, dá para trafegar com mais dignidade, ate próximos anos.   moradores não poderam deixar de agradecer o veriador  maizena  que não medio esforços junto com demais para esse feito, acompanhando os trabalhos do começo ao fim.
 quem trabalha pela população!  sempre será lembrada por ela, o  veriador maizena se destacou no agrado dos populares por ser um representante do povo, presente, sempre visitando o bairro, conversando com os moradores, procurando saber quais  as prioridades que o bairro precisa, estar fazendo um belo trabalho, junto a comunidade:   parabéns!

quarta-feira, julho 03, 2013

ACIDENTE CARRO E VAN: vitíma morava no miguel badra.



0

Carro vermelho levava quatro mulheres e a motoris- ta morreu na hora

Acidente entre carro e van mata mulher

Van também ficou destruída, mas seu ocupante não se feriu (Foto: Reprodução/TV Diário)
Van também ficou destruída, mas seu ocupante não
se feriu (Foto: Reprodução/TV Diário)
 Um acidente entre um carro e uma van deixou uma vítima fatal na manhã deste domingo em Itaquaquecetuba. A batida aconteceu na Avenida Almiro Dias de Almeida (próximo do Hospital Santa Marcelina) por volta das 06h30, segundo o Corpo de Bombeiros. O caso está sendo registrado na delegacia da cidade. Uma mulher que dirigia o carro morreu na hora e outras mulheres que ocupavam o veículo foram socorridas, mas não tiveram seus estados de saúde revelados. O motorista da van não se feriu.

O tenente da Polícia Militar Marcelo da Cunha conversou com o motorista da van no local do acidente. “Ele disse que a condutora do carro entrou na contramão e bateu de frente com seu veículo. Chovia no momento do acidente. Afirmou também que havia outras três mulheres no carro”. segundo realtos de testemunhas, a motorista morta não usava cinto de segurança.

As demais vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Santa Marcelina, porém suas identidades e estados de saúde – assim como da vítima fatal – não foram divulgados.

terça-feira, julho 02, 2013

REGIÃO:Discussão entre policiais militares acaba em morte de PM em Poá.

Discussão e troca de tiros aconteceu em lanchonete no centro da cidade. (Foto: Jenifer Carpani/G1)

Policiais, que estavam de folga, trocaram tiros em lanchonete.
Caso aconteceu na madrugada deste sábado (29).

 

Marcas de sangue e uma placa de luto na fachada da lanchonete mostram que o local, no centro da cidade de Poá (SP), foi palco da morte de um policial militar na madrugada deste sábado (29). Dois policiais militares que estavam de folga trocaram tiros em uma lanchonete localizada na Avenida Nove de Julho ,segundo informações da Polícia Militar.
Placa de luto na frente da lanchonete

(Foto: Jenifer Carpani/G1)
"Eles estavam de folga e bebiam. Em um certo momento, houve uma desavença entre os dois e um dos soldados, o soldado Fábio Eduardo Teixeira, sacou uma arma e apontou para o outro policial", contou o delegado José Cristiano Lobo. Segundo ele, após a ameaça ,o outro PM revidou e ambos trocaram tiros.
O soldado Fábio, 39 anos, da 3ª Companhia de Ferraz de Vasconcelos, foi atingido e morreu no local. "O autor do crime foi trazido para a Delegacia de Polícia de Poá onde será indiciado por homicídio doloso", conta Lobo. O G1 tentou entrar em contato com o advogado do suspeito, que tem 33 anos, mas ele não foi localizado.
O boletim de ocorrência registra que o suspeito afirmou, em depoimento acompanhado de seu advogado, ter sido provocado e ofendido por Fábio em outra lanchonete, na Vila Monteiro, naquela noite. "Para evitar uma confusão", o suspeito saiu de lá foi para a lanchonete onde o crime aconteceu.
No banheiro o suspeito acabou encontrando-se com Fábio, que tornou a provocá-lo e disse que iria buscar uma arma no carro. Fábio teria voltado com a arma em punho e apontado para a cabeça do suspeito por duas vezes, chegando a colocar a mão no gatilho. "Acreditando que ele iria realmente atirar", o policial suspeito sacou sua própria arma e atirou contra Fábio para se defender. Segundo o relato de funcionários da lanchonete, foram ouvidos de cinco a seis tiros.
Acionada, a Polícia Militar encontrou o suspeito em seu carro na Rodovia Henrique Eroles, na altura do bairro Jardim Aracaré.
Segundo o delegado, o suspeito está na carceragem de Poá e será encaminhado para o presídio Romão Gomes, da Policia Militar.
A Polícia Militar afirmou que também vai instaurar uma investigação para determinar as circunstâncias do crime e se o policial suspeito será afastado da corporação. Todas as circunstâncias que envolvem o crime são objeto de apuração.

 

POLÍTICA:Aprovação do governo Dilma Rousseff cai de 57% para 30%, diz Datafolha.



PRESSIONADA O estilo de governo e a personalidade de Dilma a afastaram do Congresso, das ruas e até do próprio PT. Sua reeleição está em risco? (Foto: Roberto Stuckert Filho)
O estilo de governo e a personalidade de Dilma a afastaram do Congresso, das ruas e até do próprio PT (Foto: Roberto Stuckert Filho)


Apesar das medidas tomadas na última semana pela presidente Dilma Rousseff para contornar os efeitos das manifestações pelo país, como reuniões com líderes de movimentos e discussão de uma reforma política,  a aprovação do governo continua a cair. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal "Folha de S. Paulo", a popularidade da presidente de 57%  para 30% desde a primeira semana de junho, quando teve início a onda de protestos. Em março, o índice de aprovação era de 65%.
>>Aprovação do governo Dilma cai de 63% para 55%, diz pesquisa 
De acordo com o levantamento, trata-se da maior queda de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o governo de Fernando Collor de Mello, em 1990, marcado pelo confisco da poupança dos brasileiros. Sua aprovação caira de 71%, em março (pouco antes da posse), para 36%, três meses depois.
Do início de junho para o final, a porcentagem de brasileiros que julga a gestão de Dilma Rousseff como ruim ou péssima subiu de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a avaliação média caiu de 7,1 para 5,8. A queda de popularidade caiu ao menos 20 pontos em todas as regiões do país, para entrevistados de todas as faixas de renda, idade e escolaridade.
Quanto à avaliação da postura de Dilma diante das reivindicações das ruas pelo país, 32% consideraram que foi ótima ou boa; 38%, regular; e 26%, ruim ou péssima. De acordo com a pesquisa, 68% da população apoia a proposta de um plebiscito para a reforma política.
A política econômica do governo é um dos maiores alvos de críticas da população. Segundo a pesquisa, a aprovação passou de 49% para 27%, como consequência do pessimismo dos brasileiros sobre questões como a alta da inflação e das taxas de desemprego.
Se for considerada a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, a aprovação de 30% de Dilma coincide com o pior índice do ex-presidente Lula, que obteve 28% em dezembro de 2005, época do escândalo do mensalão.
O levantamento foi feito em dois dias com 4.717 pessoas de 196 municípios brasileiros.



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o resultado da pesquisa foi recebido com “tranquilidade” pelo governo.“Dilma está muito tranquila. Ela reconhece que tem uma mudança e acha que a receita, o remédio para isso é trabalharmos bastante", disse ele após reunião com a presidente neste sábado. "Já estamos trabalhando para entender mais pontos relativos às mobilizações populares e dar resposta, dar solução quando tiver, ou dizer que não tem solução, quando não tem". Para Paulo Bernardo, o governo reconhece que há problemas e que "continuará em diálogo com a sociedade" para atender às reivindicações populares.  O ministro disse ainda que as manifestações das últimas semanas devem ter afetado a aprovação de todos os governos, não apenas a do federal.
A gestão do governo Dilma Rousseff e seu posicionamento diante da onda de manifestações generalizadas pelo país é tema da reportagem de capa de ÉPOCA desta semana. Até agora a reação da presidente aos protestos só contribuiu para gerar mais atrito. Ela saberá sair da maior crise de seu governo?

segunda-feira, julho 01, 2013

TAÇA REJEITADA: Manifestantes ignoram vitória do Brasil e vaiam título das Confederações.


Manifestantes deram trabalho aos policiais e ficaram até o fim do jogo no entorno do Maracanã
Manifestantes deram trabalho aos policiais e ficaram até o fim do jogo no entorno do Maracanã
e conquistava o título da Copa das Confederações, alguns manifestantes se reuniam na frente do bloqueio montado por policiais perto do Maracanã. Os ativistas ignoraram o resultado e fizeram questão de mostrar o descontentamento com a realização da competição, que terminou na noite deste domingo. Sem atos de violência, eles vaiavam a cada gol do time de Luiz Felipe Scolari. Após o apito final da decisão, mais cantos contra a Copa foram ouvidos.
Os moradores da região da avenida Maracanã comemoram os gols de Fred (dois) e Neymar em suas casas, enquanto os manifestantes faziam questão de vaiar. Apesar de serem poucos, eles agitaram o ambiente fora do estádio e aumentaram o coro com o título confirmado. "Da Copa eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação", cantavam.
O estudante de História Leandro Araújo insistia em suas reivindicações, mesmo sem muitos seguidores por perto. "Estou nem aí para a Copa, que só veio para atrapalhar", comentou o manifestante de 23 anos.
Enquanto os jogadores iniciavam a disputa dentro de campo, o entorno do Maracanã tinha clima de guerra. Reunidos desde às 16h, os manifestantes encontraram forte bloqueio a 500m do Maracanã. O esquema de segurança armado na avenida de mesmo nome do estádio contou com quatro barreiras: policiais militares com escudos, membros da Força Nacional, batalhão de choque da PM e o carro Caveirão.
Às 18h35, a linha de frente da manifestação iniciou o conflito. 20 encapuzados do Black Bloc, grupo que se diz anarquista e tem como objetivo proteger os manifestantes da ação das autoridades, estavam entre os líderes. Bombas foram jogadas em direção ao primeiro bloqueio. Também vítimas de pedras, garrafas e coquetel molotov, esse primeiro pelotão teve que recuar. O protesto ganhou cerca de 5m e encarou a segunda barreira. O efetivo da Força Nacional de Segurança entrou em ação para conter o avanço e respondeu aos ataques com bombas de efeito moral.
O violento protesto foi o segundo ato no dia da final da competição organizada pela Fifa. Manifestantes com bandeiras de movimentos sociais e de partidos políticos deram o tom desta segunda manifestação. O UOL Esporte flagrou um ativista ferido no rosto, após ser atingido por uma bala de borracha. Ele foi socorrido por bombeiros, que o encaminharam ao hospital. Pelo menos mais duas pessoas foram vistas pela reportagem sendo atendidas. Uma mulher inalou muito gás e, chorando, teve que ser socorrida.
Um policial se queimou após bomba jogada por manifestantes e também deixou o local do confronto. Com muita dificuldade, membros da Força Nacional de Segurança iniciaram a dispersão de boa parte dos manifestantes a partir das 19h.

domingo, junho 30, 2013

MIGUEL BADRA: motorista que não prestaram atenção aos avisos tiveram que retorna.

 trevo miguel badra itáqua e poá a parti desse ponto até a estação do aracare, avenida miguel badra está  interditada
               veículos que não prestaram atenção nas placa avisando da interdição tiveram de retorna
                 veículos longos não poderam  fazer o contorno tiveram que continuar foi aberto exceção.

          ponte do rio tietê miguel badra aracare onde estar sendo feita as obras do rodo anel leste.
                ponte do rio tietê miguel badra aracare onde estar sendo feita as obras do rodo anel leste.

sábado, junho 29, 2013

CRIME COVARDE EM SP: criança boliviana é morta em assalto São Mateus sp.

Grupo pede por justiça em frente ao 49º Distrito Policial, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, onde foi registrado boletim de ocorrência, após assalto à família do menino Bryan Yanarico (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)
Grupo pede por justiça em frente ao 49º Distrito Policial, em São Mateus, na zona leste. (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)



A polícia deteve nesta sexta-feira (28) quatro suspeitos de participação na morte do garoto  boliviano Brayan Yanarico Capcha durante assalto na madrugada desta sexta-feira (28) em São Mateus, na Zona Leste. Três deles são menores.
No começo da noite, um grupo de bolivianos protestava em frente ao 49º Distrito Policial, no mesmo bairro. Um homem levado pela polícia para a delegacia foi agredido pelos manifestantes, mas os policiais não confirmaram se ele era um dos quatro suspeitos do crime. (Veja a reportagem do Jornal da Globo sobre o tema.)
Os suspeitos foram presos em uma comunidade da Zona Leste de São Paulo. De acordo com a polícia, todos têm antecedentes criminais. Os policiais chegaram até eles depois de ouvir os vizinhos.
"São moradores e frequentam o bairro, são autores de quatro roubos contra as mesmas vítimas. Possivelmente tenha vazado a informação de que naquele dia essas vitimas tivessem dinheiro em espécie", disse o delegado Antonio Mestre Junior.

 A mãe do menino de 5 anos afirmou que o filho pediu aos criminosos para "não morrer". Durante a ação, os assaltantes ameaçavam o menino com uma faca no pescoço e atiraram, segundo os pais, porque a criança chorava e a família não tinha mais dinheiro.Não me mate, não mate minha mãe”, foram as últimas palavras da criança antes de ser baleada, relatou nesta manhã ao G1 a mãe, a costureira boliviana Veronica Capcha Mamani, de 24 anos.

Brayan Yanarico Capcha era filho único dela e do marido, Edberto Yanarico Quiuchaca, 28. A criança chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Geral de São Mateus, mas chegou morta ao local.
A Polícia Civil investiga o caso e procura a quadrilha, que fugiu com R$ 4,5 mil das vítimas após o crime. Seis criminosos armados com revólveres e facas invadiram o sobrado onde o casal mora e trabalha com costura na Vila Bela durante a madrugada desta sexta. No local moram mais famílias. Cinco dos bandidos usavam máscaras para não serem identificados. O bando rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, por volta da 0h30.
Dois assaltantes carregavam armas e quatro estavam com facas. Alguns criminosos ficaram com o tio no andar térreo do imóvel e os outros subiram para o andar superior da casa, onde renderam os pais de Brayan. De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.
Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil aos bandidos, que não se deram por satisfeitos e passaram a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebessem mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia e mostrou aos bandidos. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.
A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matessem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos de idade no próximo dia 6 de julho.
"Em seguida, sem nada dizer, friamente o ladrão apontou para a cabeça da criança e disparou contra sua cabeça", informa o resumo do boletim de ocorrência registrado como latrocínio no 49º Distrito Policial, em São Mateus.


Pais de boliviano morto  (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Pais de boliviano dizem que pretender voltar para a terra natal (Foto: Kleber Tomaz / G1)

'Insaciáveis'
De janeiro até maio deste ano, o 49º DP ainda não havia tido nenhum caso de roubo seguido de morte. Policiais civis ouvidos pela equipe de reportagem investigam a possibilidade de os criminosos conhecerem às vítimas já que alguns deles cobriam os rostos. Também não é descartada a hipótese de a motivação do crime ter sido por vingança devido à crueldade contra a criança.
O crime foi considerado tão hediondo pelos policiais civis que eles chamaram os criminosos de insaciáveis no boletim de ocorrência. "Insaciáveis, extremamente agressivos e cruéis, demonstrando profunda depravação espiritual, visto que os bolivianos não dispunham de mais nenhuma quantia em dinheiro, não satisfeitos, um dos ladrazes que fazia uso de capuz para esconder sua fisionomia, veio a efetuar um disparo de arma de fogo na cabeça da criança, evadindo-se em seguida para rumo ignorado".

Segundo o registro do caso na polícia, o local onde ocorreu o crime é uma área de invasão. Os pais de Brayan disseram ao G1 que não têm inimigos no Brasil e que a situação deles está regularizada desde que vieram de La Paz. Como falam o idioma Aimará e um pouco de espanhol, a conversa com eles foi acompanhada de parentes que falam português e serviram como tradutores.
"A única coisa que queremos agora é Justiça e a prisão dos culpados. Depois queremos ir embora daqui e volta a morar na Bolívia. Viemos aqui em busca de empregos melhores, mas só encontramos violência", disse Edberto, que ainda não havia decidido se o sepultamento do filho Brayan ocorreria no Brasil ou em La Paz. "Precisamos de ajuda financeira para retornar, mas não conseguimos falar com o consulado".
A equipe de reportagem também não localizou o Consulado Geral da Bolívia em São Paulo para comentar o assunto. De acordo com representantes da Associação de Residentes Bolivianos na capital paulista, São Mateus passou a concentrar muitas comunidades bolivianas na região por causa do preço do aluguel.
Prioridade máxima
O secretário da Segurança Pública do Estado de SP, Fernando Grella Vieira, afirmou nesta tarde que cobrou prioridade máxima no esclarecimento do caso e na prisão dos criminosos. "Temos uma pista. A polícia está toda empenhada. É um crime difícil porque não havia câmeras, não havia elementos outros de informação. Então vai exigir muito trabalho de campo. E eu queria aproveitar a presença dos senhores para solicitar à população através do Disque-Denúncia, 181, que ajude a polícia".
A delegacia especializada em latrocínios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também ajudam nas investigações.