quarta-feira, julho 03, 2013

ACIDENTE CARRO E VAN: vitíma morava no miguel badra.



0

Carro vermelho levava quatro mulheres e a motoris- ta morreu na hora

Acidente entre carro e van mata mulher

Van também ficou destruída, mas seu ocupante não se feriu (Foto: Reprodução/TV Diário)
Van também ficou destruída, mas seu ocupante não
se feriu (Foto: Reprodução/TV Diário)
 Um acidente entre um carro e uma van deixou uma vítima fatal na manhã deste domingo em Itaquaquecetuba. A batida aconteceu na Avenida Almiro Dias de Almeida (próximo do Hospital Santa Marcelina) por volta das 06h30, segundo o Corpo de Bombeiros. O caso está sendo registrado na delegacia da cidade. Uma mulher que dirigia o carro morreu na hora e outras mulheres que ocupavam o veículo foram socorridas, mas não tiveram seus estados de saúde revelados. O motorista da van não se feriu.

O tenente da Polícia Militar Marcelo da Cunha conversou com o motorista da van no local do acidente. “Ele disse que a condutora do carro entrou na contramão e bateu de frente com seu veículo. Chovia no momento do acidente. Afirmou também que havia outras três mulheres no carro”. segundo realtos de testemunhas, a motorista morta não usava cinto de segurança.

As demais vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Santa Marcelina, porém suas identidades e estados de saúde – assim como da vítima fatal – não foram divulgados.

terça-feira, julho 02, 2013

REGIÃO:Discussão entre policiais militares acaba em morte de PM em Poá.

Discussão e troca de tiros aconteceu em lanchonete no centro da cidade. (Foto: Jenifer Carpani/G1)

Policiais, que estavam de folga, trocaram tiros em lanchonete.
Caso aconteceu na madrugada deste sábado (29).

 

Marcas de sangue e uma placa de luto na fachada da lanchonete mostram que o local, no centro da cidade de Poá (SP), foi palco da morte de um policial militar na madrugada deste sábado (29). Dois policiais militares que estavam de folga trocaram tiros em uma lanchonete localizada na Avenida Nove de Julho ,segundo informações da Polícia Militar.
Placa de luto na frente da lanchonete

(Foto: Jenifer Carpani/G1)
"Eles estavam de folga e bebiam. Em um certo momento, houve uma desavença entre os dois e um dos soldados, o soldado Fábio Eduardo Teixeira, sacou uma arma e apontou para o outro policial", contou o delegado José Cristiano Lobo. Segundo ele, após a ameaça ,o outro PM revidou e ambos trocaram tiros.
O soldado Fábio, 39 anos, da 3ª Companhia de Ferraz de Vasconcelos, foi atingido e morreu no local. "O autor do crime foi trazido para a Delegacia de Polícia de Poá onde será indiciado por homicídio doloso", conta Lobo. O G1 tentou entrar em contato com o advogado do suspeito, que tem 33 anos, mas ele não foi localizado.
O boletim de ocorrência registra que o suspeito afirmou, em depoimento acompanhado de seu advogado, ter sido provocado e ofendido por Fábio em outra lanchonete, na Vila Monteiro, naquela noite. "Para evitar uma confusão", o suspeito saiu de lá foi para a lanchonete onde o crime aconteceu.
No banheiro o suspeito acabou encontrando-se com Fábio, que tornou a provocá-lo e disse que iria buscar uma arma no carro. Fábio teria voltado com a arma em punho e apontado para a cabeça do suspeito por duas vezes, chegando a colocar a mão no gatilho. "Acreditando que ele iria realmente atirar", o policial suspeito sacou sua própria arma e atirou contra Fábio para se defender. Segundo o relato de funcionários da lanchonete, foram ouvidos de cinco a seis tiros.
Acionada, a Polícia Militar encontrou o suspeito em seu carro na Rodovia Henrique Eroles, na altura do bairro Jardim Aracaré.
Segundo o delegado, o suspeito está na carceragem de Poá e será encaminhado para o presídio Romão Gomes, da Policia Militar.
A Polícia Militar afirmou que também vai instaurar uma investigação para determinar as circunstâncias do crime e se o policial suspeito será afastado da corporação. Todas as circunstâncias que envolvem o crime são objeto de apuração.

 

POLÍTICA:Aprovação do governo Dilma Rousseff cai de 57% para 30%, diz Datafolha.



PRESSIONADA O estilo de governo e a personalidade de Dilma a afastaram do Congresso, das ruas e até do próprio PT. Sua reeleição está em risco? (Foto: Roberto Stuckert Filho)
O estilo de governo e a personalidade de Dilma a afastaram do Congresso, das ruas e até do próprio PT (Foto: Roberto Stuckert Filho)


Apesar das medidas tomadas na última semana pela presidente Dilma Rousseff para contornar os efeitos das manifestações pelo país, como reuniões com líderes de movimentos e discussão de uma reforma política,  a aprovação do governo continua a cair. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal "Folha de S. Paulo", a popularidade da presidente de 57%  para 30% desde a primeira semana de junho, quando teve início a onda de protestos. Em março, o índice de aprovação era de 65%.
>>Aprovação do governo Dilma cai de 63% para 55%, diz pesquisa 
De acordo com o levantamento, trata-se da maior queda de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o governo de Fernando Collor de Mello, em 1990, marcado pelo confisco da poupança dos brasileiros. Sua aprovação caira de 71%, em março (pouco antes da posse), para 36%, três meses depois.
Do início de junho para o final, a porcentagem de brasileiros que julga a gestão de Dilma Rousseff como ruim ou péssima subiu de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a avaliação média caiu de 7,1 para 5,8. A queda de popularidade caiu ao menos 20 pontos em todas as regiões do país, para entrevistados de todas as faixas de renda, idade e escolaridade.
Quanto à avaliação da postura de Dilma diante das reivindicações das ruas pelo país, 32% consideraram que foi ótima ou boa; 38%, regular; e 26%, ruim ou péssima. De acordo com a pesquisa, 68% da população apoia a proposta de um plebiscito para a reforma política.
A política econômica do governo é um dos maiores alvos de críticas da população. Segundo a pesquisa, a aprovação passou de 49% para 27%, como consequência do pessimismo dos brasileiros sobre questões como a alta da inflação e das taxas de desemprego.
Se for considerada a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, a aprovação de 30% de Dilma coincide com o pior índice do ex-presidente Lula, que obteve 28% em dezembro de 2005, época do escândalo do mensalão.
O levantamento foi feito em dois dias com 4.717 pessoas de 196 municípios brasileiros.



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o resultado da pesquisa foi recebido com “tranquilidade” pelo governo.“Dilma está muito tranquila. Ela reconhece que tem uma mudança e acha que a receita, o remédio para isso é trabalharmos bastante", disse ele após reunião com a presidente neste sábado. "Já estamos trabalhando para entender mais pontos relativos às mobilizações populares e dar resposta, dar solução quando tiver, ou dizer que não tem solução, quando não tem". Para Paulo Bernardo, o governo reconhece que há problemas e que "continuará em diálogo com a sociedade" para atender às reivindicações populares.  O ministro disse ainda que as manifestações das últimas semanas devem ter afetado a aprovação de todos os governos, não apenas a do federal.
A gestão do governo Dilma Rousseff e seu posicionamento diante da onda de manifestações generalizadas pelo país é tema da reportagem de capa de ÉPOCA desta semana. Até agora a reação da presidente aos protestos só contribuiu para gerar mais atrito. Ela saberá sair da maior crise de seu governo?

segunda-feira, julho 01, 2013

TAÇA REJEITADA: Manifestantes ignoram vitória do Brasil e vaiam título das Confederações.


Manifestantes deram trabalho aos policiais e ficaram até o fim do jogo no entorno do Maracanã
Manifestantes deram trabalho aos policiais e ficaram até o fim do jogo no entorno do Maracanã
e conquistava o título da Copa das Confederações, alguns manifestantes se reuniam na frente do bloqueio montado por policiais perto do Maracanã. Os ativistas ignoraram o resultado e fizeram questão de mostrar o descontentamento com a realização da competição, que terminou na noite deste domingo. Sem atos de violência, eles vaiavam a cada gol do time de Luiz Felipe Scolari. Após o apito final da decisão, mais cantos contra a Copa foram ouvidos.
Os moradores da região da avenida Maracanã comemoram os gols de Fred (dois) e Neymar em suas casas, enquanto os manifestantes faziam questão de vaiar. Apesar de serem poucos, eles agitaram o ambiente fora do estádio e aumentaram o coro com o título confirmado. "Da Copa eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação", cantavam.
O estudante de História Leandro Araújo insistia em suas reivindicações, mesmo sem muitos seguidores por perto. "Estou nem aí para a Copa, que só veio para atrapalhar", comentou o manifestante de 23 anos.
Enquanto os jogadores iniciavam a disputa dentro de campo, o entorno do Maracanã tinha clima de guerra. Reunidos desde às 16h, os manifestantes encontraram forte bloqueio a 500m do Maracanã. O esquema de segurança armado na avenida de mesmo nome do estádio contou com quatro barreiras: policiais militares com escudos, membros da Força Nacional, batalhão de choque da PM e o carro Caveirão.
Às 18h35, a linha de frente da manifestação iniciou o conflito. 20 encapuzados do Black Bloc, grupo que se diz anarquista e tem como objetivo proteger os manifestantes da ação das autoridades, estavam entre os líderes. Bombas foram jogadas em direção ao primeiro bloqueio. Também vítimas de pedras, garrafas e coquetel molotov, esse primeiro pelotão teve que recuar. O protesto ganhou cerca de 5m e encarou a segunda barreira. O efetivo da Força Nacional de Segurança entrou em ação para conter o avanço e respondeu aos ataques com bombas de efeito moral.
O violento protesto foi o segundo ato no dia da final da competição organizada pela Fifa. Manifestantes com bandeiras de movimentos sociais e de partidos políticos deram o tom desta segunda manifestação. O UOL Esporte flagrou um ativista ferido no rosto, após ser atingido por uma bala de borracha. Ele foi socorrido por bombeiros, que o encaminharam ao hospital. Pelo menos mais duas pessoas foram vistas pela reportagem sendo atendidas. Uma mulher inalou muito gás e, chorando, teve que ser socorrida.
Um policial se queimou após bomba jogada por manifestantes e também deixou o local do confronto. Com muita dificuldade, membros da Força Nacional de Segurança iniciaram a dispersão de boa parte dos manifestantes a partir das 19h.

domingo, junho 30, 2013

MIGUEL BADRA: motorista que não prestaram atenção aos avisos tiveram que retorna.

 trevo miguel badra itáqua e poá a parti desse ponto até a estação do aracare, avenida miguel badra está  interditada
               veículos que não prestaram atenção nas placa avisando da interdição tiveram de retorna
                 veículos longos não poderam  fazer o contorno tiveram que continuar foi aberto exceção.

          ponte do rio tietê miguel badra aracare onde estar sendo feita as obras do rodo anel leste.
                ponte do rio tietê miguel badra aracare onde estar sendo feita as obras do rodo anel leste.

sábado, junho 29, 2013

CRIME COVARDE EM SP: criança boliviana é morta em assalto São Mateus sp.

Grupo pede por justiça em frente ao 49º Distrito Policial, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, onde foi registrado boletim de ocorrência, após assalto à família do menino Bryan Yanarico (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)
Grupo pede por justiça em frente ao 49º Distrito Policial, em São Mateus, na zona leste. (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)



A polícia deteve nesta sexta-feira (28) quatro suspeitos de participação na morte do garoto  boliviano Brayan Yanarico Capcha durante assalto na madrugada desta sexta-feira (28) em São Mateus, na Zona Leste. Três deles são menores.
No começo da noite, um grupo de bolivianos protestava em frente ao 49º Distrito Policial, no mesmo bairro. Um homem levado pela polícia para a delegacia foi agredido pelos manifestantes, mas os policiais não confirmaram se ele era um dos quatro suspeitos do crime. (Veja a reportagem do Jornal da Globo sobre o tema.)
Os suspeitos foram presos em uma comunidade da Zona Leste de São Paulo. De acordo com a polícia, todos têm antecedentes criminais. Os policiais chegaram até eles depois de ouvir os vizinhos.
"São moradores e frequentam o bairro, são autores de quatro roubos contra as mesmas vítimas. Possivelmente tenha vazado a informação de que naquele dia essas vitimas tivessem dinheiro em espécie", disse o delegado Antonio Mestre Junior.

 A mãe do menino de 5 anos afirmou que o filho pediu aos criminosos para "não morrer". Durante a ação, os assaltantes ameaçavam o menino com uma faca no pescoço e atiraram, segundo os pais, porque a criança chorava e a família não tinha mais dinheiro.Não me mate, não mate minha mãe”, foram as últimas palavras da criança antes de ser baleada, relatou nesta manhã ao G1 a mãe, a costureira boliviana Veronica Capcha Mamani, de 24 anos.

Brayan Yanarico Capcha era filho único dela e do marido, Edberto Yanarico Quiuchaca, 28. A criança chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Geral de São Mateus, mas chegou morta ao local.
A Polícia Civil investiga o caso e procura a quadrilha, que fugiu com R$ 4,5 mil das vítimas após o crime. Seis criminosos armados com revólveres e facas invadiram o sobrado onde o casal mora e trabalha com costura na Vila Bela durante a madrugada desta sexta. No local moram mais famílias. Cinco dos bandidos usavam máscaras para não serem identificados. O bando rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, por volta da 0h30.
Dois assaltantes carregavam armas e quatro estavam com facas. Alguns criminosos ficaram com o tio no andar térreo do imóvel e os outros subiram para o andar superior da casa, onde renderam os pais de Brayan. De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.
Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil aos bandidos, que não se deram por satisfeitos e passaram a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebessem mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia e mostrou aos bandidos. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.
A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matessem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos de idade no próximo dia 6 de julho.
"Em seguida, sem nada dizer, friamente o ladrão apontou para a cabeça da criança e disparou contra sua cabeça", informa o resumo do boletim de ocorrência registrado como latrocínio no 49º Distrito Policial, em São Mateus.


Pais de boliviano morto  (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Pais de boliviano dizem que pretender voltar para a terra natal (Foto: Kleber Tomaz / G1)

'Insaciáveis'
De janeiro até maio deste ano, o 49º DP ainda não havia tido nenhum caso de roubo seguido de morte. Policiais civis ouvidos pela equipe de reportagem investigam a possibilidade de os criminosos conhecerem às vítimas já que alguns deles cobriam os rostos. Também não é descartada a hipótese de a motivação do crime ter sido por vingança devido à crueldade contra a criança.
O crime foi considerado tão hediondo pelos policiais civis que eles chamaram os criminosos de insaciáveis no boletim de ocorrência. "Insaciáveis, extremamente agressivos e cruéis, demonstrando profunda depravação espiritual, visto que os bolivianos não dispunham de mais nenhuma quantia em dinheiro, não satisfeitos, um dos ladrazes que fazia uso de capuz para esconder sua fisionomia, veio a efetuar um disparo de arma de fogo na cabeça da criança, evadindo-se em seguida para rumo ignorado".

Segundo o registro do caso na polícia, o local onde ocorreu o crime é uma área de invasão. Os pais de Brayan disseram ao G1 que não têm inimigos no Brasil e que a situação deles está regularizada desde que vieram de La Paz. Como falam o idioma Aimará e um pouco de espanhol, a conversa com eles foi acompanhada de parentes que falam português e serviram como tradutores.
"A única coisa que queremos agora é Justiça e a prisão dos culpados. Depois queremos ir embora daqui e volta a morar na Bolívia. Viemos aqui em busca de empregos melhores, mas só encontramos violência", disse Edberto, que ainda não havia decidido se o sepultamento do filho Brayan ocorreria no Brasil ou em La Paz. "Precisamos de ajuda financeira para retornar, mas não conseguimos falar com o consulado".
A equipe de reportagem também não localizou o Consulado Geral da Bolívia em São Paulo para comentar o assunto. De acordo com representantes da Associação de Residentes Bolivianos na capital paulista, São Mateus passou a concentrar muitas comunidades bolivianas na região por causa do preço do aluguel.
Prioridade máxima
O secretário da Segurança Pública do Estado de SP, Fernando Grella Vieira, afirmou nesta tarde que cobrou prioridade máxima no esclarecimento do caso e na prisão dos criminosos. "Temos uma pista. A polícia está toda empenhada. É um crime difícil porque não havia câmeras, não havia elementos outros de informação. Então vai exigir muito trabalho de campo. E eu queria aproveitar a presença dos senhores para solicitar à população através do Disque-Denúncia, 181, que ajude a polícia".
A delegacia especializada em latrocínios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também ajudam nas investigações.

NATAL RN:RevoltadoBusão percorre oito quilômetros em Natal nesta sexta.


Prédio da Prefeitura de Natal, durante o #RevoltadoBusão (Foto: Fabiano de Oliveira/G1) O movimento #RevoltadoBusão percorreu mais de oito quilômetros entre as zonas Leste e Sul de Natal  durante a tarde e noite desta sexta-feira (28) para reivindicar mais qualidade no transporte público. Cerca de dez mil pessoas participaram do ato, segundo a Polícia Militar. A manifestação começou por volta das 15h após a concentração na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, zona Leste, e terminou na BR-101, na altura do Centro Administrativo do Estado, na zona Sul, às 21h30.

A manifestação foi pacífica na maior parte do trajeto, que passou pela Câmara Municipal, desceu para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn), no bairro da Ribeira, e foi até a Prefeitura de Natal, no Centro da cidade. Os momentos mais tensos ocorreram quando o grupo seguiu em caminhada para o Centro Administrativo do Estado.

Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacias em Natal durante o protesto desta sexta. Os adultos preencheram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Os menores apreendidos também foram soltos. De acordo com a Polícia Militar, eles foram presos por envolvimento em brigas e porque estavam com bombas e coqueteis Molotov.
Mesmo com as prisões, o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, considerou o protesto pacífico. "Novamente o ato foi tranquilo, transcorrendo na paz. Infelizmente, mais uma vez, algumas pessoas tentaram manchar o ato. Mas desta vez não conseguiram", explicou o comandante geral. O coronel Araújo antecipou ao G1 que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, convocou os comandantes das PMs de todo o Brasil para uma reunião no próximo dia 8 de julho, em Brasília.
Os protestos do movimento #RevoltadoBusão devem continuar. O estudante Tiago Aguiar, que integra a Comissão de Comunicação do movimento, confirmou que uma plenária está para as 17h de segunda-feira (1º) para deliberar sobre novos atos. A reunião ocorrerá no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Protesto
A concentração começou às 15h na praça Cívica, no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal. Por volta das 15h30 os manifestantes se reuniram no centro da praça para discutir o percurso do protesto. Da praça eles seguiram em direção à Câmara Municipal de Natal e fizeram uma pequena parada em frente à casa legislativa. Os manifestantes seguiram pela rua Trairá, entraram na avenida Deodoro da Fonseca e caminharam até a frente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).


 De lá, os manifestantes subiram a rua Câmara Cascudo e foram em direção à Prefeitura de Natal. Eles fizeram uma pequena parada em frente à prefeitura, cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos de guerra. Muitos manifestantes se dispersaram e terminaram o protesto em frente à prefeitura. Um grupo seguiu para a governadoria pela avenida Prudente de Moraes, entraram na avenida Bernardo Vieira e pegaram a avenida Salgado Filho. O trânsito ficou complicado na região com a interdição das vias

 s manifestantes interditaram a BR-101 e caminharam até a entrada do Centro Administrativo, sentaram na pista principal da via no sentido Centro / Ponta Negra e permaneceram lá por cerca de 40 minutos. Por volta das 21h os manifestantes dispersaram e o tráfego na BR-101 foi liberada.



quinta-feira, junho 27, 2013

SUZANO ANTIGA: Estação Ferroviária de Suzano 1875.

Em 1875 a Cia. de Carris inaugura a Estrada de Ferro ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, inacabada, interligando São Paulo a Mogi das Cruzes, atravessando as regiões entre os rios Taiaçupeba Guassu e Guaió, denominada "Campos de Mirambava", onde é erigida uma parada de lenha. No ano de 1891 é inaugurada a estação de passageiros  denominada Piedade”. Por volta de 1892, o engenheiro da estrada de ferro Joaquim Augusto Suzano Brandão determina estudos para construção de parada de passageiros de alvenaria, o que é feito no mesmo ano. A Implantação da linha de trens de subúrbio entre São Paulo e Mogi das Cruzes é feita em 1911, após grande troca de bitolas dos trilhos.

 

Nova Imagem[3]

1939 -  A antiga matriz de Suzano ao fundo

Nova Imagem (2)[3]

1940

11 - 1948[6]

1948

1951 - praca joao pessoa[6]

1951

Nova Imagem (3)[2]

2 de abril de 1952

Nova Imagem (5)[2]

1952 – Construção dos jardins

Nova Imagem (7)[2]

1952 - Término da praça Joâo Pessoa

Nova Imagem (1)[2]

1952 - Inauguração da Praça João Pessoa

Nova Imagem (6)[2]

Década de 1960

PraçaJoaoPessoa-decada70[6]

Década de 1970

Nova Imagem (4)[2]

1976

PraçaJoaoPessoa-decada90[11]

Década de 1990

[31%255B5%255D.jpg]

Planta da Vila da Concórdia – Desenho do Conde João Romaiz

[image%255B7%255D.png]
SUZANO

1952

Estação de Suzano (1915) –  Acervo Dipmaac

suzano 1 [7]

Estação Ferroviária de Suzano – 1948

suzano 2 [5]

Estação Ferroviária de Suzano – Década de 1980

suzano 3 [5]

Estação Ferroviária de Suzano – 2005

suzano 4 [4]

Área Interna da  Estação Ferroviária de Suzano - 2005

quarta-feira, junho 26, 2013

IMAGEM DO BRASIL PASSADO: Rio de janeiro década de 40 .






Modelos no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)
corcovado rio de janeiro  (1947)
Praia de Copacabana, 1947 (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Praia de Copacabana, 1947



Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)


Fotografia do arquivo de Kurt Klagsbrunn (Foto: Kurt Klagsbrunn)


Um arquivo praticamente inédito é aberto com o lançamento de um livro sobre o fotógrafo austríaco Kurt Klagsbrunn. Segundo um dos autores, Mauricio Lissovsky, o arquivo mantido em uma antiga casa em Araras-SP, deve passar de 150 mil itens, entre negativos, positivos, contatos e documentos.
Uma das primeiras dificuldades, a quantidade de material arquivado, deu origem ao recorte que o livro apresenta. "O arquivo era muito grande e não haveria tempo para organizar e revisar tudo. Decidimos trabalhar com os anos 40 porque estas fotos nos pareciam refletir bem este momento da chegada, dos primeiros contatos com o Brasil. Mesmo assim, partimos de um universo de 12 mil imagens, pelo menos", relembra o autor em entrevista ao G1.
De todo o material, que compreende fotos do cotidiano do Rio de Janeiro, e suas primeiras experiências visuais no país, existem algumas raridades, "os conjuntos de imagens relativos ao movimento estudantil e à luta anti-fascista no Rio de Janeiro foram os que mais me surpreenderam: pela extensão e pela variedade da documentação que produziu. Há um ensaio relativo á Ilha da Flores - lugar de quarentana de imigrantes e refugiados no Rio de Janeiro - que  também é muito raro", afirma Maurício.
Apesar dos fotógrafos recém chegados ao Brasil na década de 40 não terem formado um movimento, as imagens de Kurt se aproximam do trabalho de outros fotógrafos europeus. Maurício destaca o olhar impregnado pela nova visão, "a vanguarda fotográfica alemã nos anos 1920, que será em parte incorporada pela fotografia de imprensa, pela publicidade e pela propaganda política. Em larga, medida, estes fotógrafos - que em seu países de origem eram amadadores - vão olhar modernamente o Brasil pela primeira vez".

Sobre o título escolhido para a obra "Refúgio do olhar", o autor explica, "o livro é sobre um fotógrafo desta geração meio esquecida que veio ao Brasil em busca de refúgio, fugindo da perseguição nazista. Muitos não eram sequer fotógrafos profisionais em seus páises de origem, como é o caso de Kurt Kagsbrunn. Foram, de algum modo, salvos pela câmera, pela cultura fotográfica que haviam adquirido na Europa. É como se tivessem sido despojados de tudo, mas a partir do pouco que lhes restava - o olhar - serão capazes de reconstruir suas vidas".
O lançamento do livro acontece na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa - Shopping Leblon às 19h.
Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)

terça-feira, junho 25, 2013

COMUNICADO: avenida miguel badra pode ficar fechada.




avenida miguel badra suzano.
O consórcio SPMar informou ontem que a avenida Miguel Badra, na divisa de Itaquaquecetuba com Suzano  logo mais  ficará  fechada até o dia 5 de julho, para a execução de obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
 
 Dat passou ontem pelo local, na tarde de ontem, e constatou que, realmente, as faixas com as informações sobre a interrupção da via estavam na avenida, mas os veículos transitavam normalmente.
(Bras Santos)

INTERNACIONAL:Tempestades provocam inundações no Canadá.

Bairro residencial de Calgary, no Canadá, fica alagado após cheia do rio Bow, no Estado de Alberta. A enchente obrigou milhares de moradores a deixarem suas casas

TECNOLÓGIA:Globo terrestre virtual mapeia posts de protestos via Twitter e Instagram.

Mapa mundi de hashtags de protestos, compatível com o navegador Google Chrome, pode ser movimentado e ampliado com o mouse. (Foto: Reprodução/Sodet)A cada post no Twitter ou no Instagram sobre as manifestações que acontecem em todo o país, um ponto luminoso, em uma das cores da bandeira nacional, é marcado em um globo terrestre virtual. O ‘Sodet Change Brazil’ (veja aqui) foi a forma encontrada pelos desenvolvedores da agência digital brasileira Sodet de mostrar o mapa dos protestos publicados no mundo todo.


“Resolvemos publicar essa ferramenta, em especial, para ajudar as pessoas também a entenderem um pouco mais do comportamento coletivo”, explica Ana Barroso, sócia da agência, ao G1.
A ferramenta foi criada voluntariamente pela equipe de desenvolvedores da empresa, em três dias, no escritório de Recife (PE), com base em dados abertos e públicos de redes sociais. “A iniciativa foi bem espontânea, veio de dentro da equipe que já estava observando o que emergia nas redes, mas buscava uma forma mais contextual de apresentar os dados, criando algum significado mais tangível. Após as manifestações da segunda-feira, foi pensado, desenhado e programado em versão alpha na terça e na quarta já estava no ar”, conta.


O Twitter e o Instagram foram as fontes de informação escolhidas por conta da “capacidade de viralização através das hashtags e, claro, disponibilidade de geolocalização do conteúdo”, explica a sócia da agência.
Os principais termos que alimentam a ferramenta são #protestorj,
#protestosp, #ChangeBrazil, #PrimaveraBrasileira, #oGiganteAcordou, #changeBrazil, #MudaBrasil e #OGiganteFoiPraRua. As hashtags mais comentadas são, em ordem decrescente, #vemprarua, #oGiganteAcordou, #ChangeBrazil, #protestorj e #protestosp.
Nesta versão inicial, o globo possui a opção de zoom in e zoom out e gira em seu eixo. Basta utilizar o scroll do mouse para aproximar-se e distanciar-se dos pontos no globo. Na lateral direita, ao lado do globo virtual, são exibidas listas de fotos e tuítes relacionados aos protestos, atualizados em tempo real.
“Pelo fato de ser um protótipo, a melhor maneira de visualizar o globo é no Google Chrome, mas sabemos que também pode ser visualizado na maioria dos browsers para desktop”, informa Ana.
A equipe da agência pretende incrementar a ferramenta, considerando dados de outras redes sociais e novas funcionalidades. “Nosso objetivo agora é evoluir essa base que foi criada de maneira incremental, adicionando profundidade na navegação, filtros, mashups, melhorando a usabilidade, adicionando funções. As possibilidades são muitas”, projeta Ana.



segunda-feira, junho 24, 2013

INTERLIGADOS: redes sociais no brasil foi essencial.



as redes sociais do brasil foi muito útil  ajudando o povo a se comunicar e uni-se nos protesto, face book foi o campeão em  encontros e recados. eles marcaram tudo pela redes,  foi um meio de comunicação que deu resoltado, nem mesmo os governantes imaginavam tanto contatos entres os povos, essa foi uma interligação virtual  que veio concentrar milhões de pessoas pelas ruas de todo o brasil.
pode-se ter uma ideia da força dessas redes um todo mundo, quando usada para o bem, é muito útil, ninguém mais vive sem elas.    a pesar desses serviços de telefonia no brasil ser de pessimas qualidade, onde tem lugares que não chega internet de qualidade, mais mesmo assim, a população usa os serviços móveis (celulares)...mais não deixam de estar ligados nos acontecimentos do país e do mundo.  brasil é um país que mais valoriza os serviços das redes sociais, ele estar entre os que mais usam essas redes, e além de levar a serio, acho que o google deveria olhar com entusiasmo para o brasil nesse sentido, os números de usuários cresceu muito nesses últimos tempo no país, dá alguns exemplos:     o números de blogueiros no país evoluir bastante considerando a pouca audiência que eles tem, não são como redes sociais, ainda estão um pouco tímidos, a razão talvez seja por falta de incentivos.    se o brasil tivesse serviços de bandas larga boa! em todos os cantos, com certeza aumentaria os números de adebitos na internet. e essas muti-nacional  do ramo com certeza sairiam ganhado.  aliás todos ganhariam!  empresas e usuários, e o mundo ficava mais conectado.