sábado, junho 29, 2013

NATAL RN:RevoltadoBusão percorre oito quilômetros em Natal nesta sexta.


Prédio da Prefeitura de Natal, durante o #RevoltadoBusão (Foto: Fabiano de Oliveira/G1) O movimento #RevoltadoBusão percorreu mais de oito quilômetros entre as zonas Leste e Sul de Natal  durante a tarde e noite desta sexta-feira (28) para reivindicar mais qualidade no transporte público. Cerca de dez mil pessoas participaram do ato, segundo a Polícia Militar. A manifestação começou por volta das 15h após a concentração na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, zona Leste, e terminou na BR-101, na altura do Centro Administrativo do Estado, na zona Sul, às 21h30.

A manifestação foi pacífica na maior parte do trajeto, que passou pela Câmara Municipal, desceu para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn), no bairro da Ribeira, e foi até a Prefeitura de Natal, no Centro da cidade. Os momentos mais tensos ocorreram quando o grupo seguiu em caminhada para o Centro Administrativo do Estado.

Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacias em Natal durante o protesto desta sexta. Os adultos preencheram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Os menores apreendidos também foram soltos. De acordo com a Polícia Militar, eles foram presos por envolvimento em brigas e porque estavam com bombas e coqueteis Molotov.
Mesmo com as prisões, o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, considerou o protesto pacífico. "Novamente o ato foi tranquilo, transcorrendo na paz. Infelizmente, mais uma vez, algumas pessoas tentaram manchar o ato. Mas desta vez não conseguiram", explicou o comandante geral. O coronel Araújo antecipou ao G1 que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, convocou os comandantes das PMs de todo o Brasil para uma reunião no próximo dia 8 de julho, em Brasília.
Os protestos do movimento #RevoltadoBusão devem continuar. O estudante Tiago Aguiar, que integra a Comissão de Comunicação do movimento, confirmou que uma plenária está para as 17h de segunda-feira (1º) para deliberar sobre novos atos. A reunião ocorrerá no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Protesto
A concentração começou às 15h na praça Cívica, no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal. Por volta das 15h30 os manifestantes se reuniram no centro da praça para discutir o percurso do protesto. Da praça eles seguiram em direção à Câmara Municipal de Natal e fizeram uma pequena parada em frente à casa legislativa. Os manifestantes seguiram pela rua Trairá, entraram na avenida Deodoro da Fonseca e caminharam até a frente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).


 De lá, os manifestantes subiram a rua Câmara Cascudo e foram em direção à Prefeitura de Natal. Eles fizeram uma pequena parada em frente à prefeitura, cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos de guerra. Muitos manifestantes se dispersaram e terminaram o protesto em frente à prefeitura. Um grupo seguiu para a governadoria pela avenida Prudente de Moraes, entraram na avenida Bernardo Vieira e pegaram a avenida Salgado Filho. O trânsito ficou complicado na região com a interdição das vias

 s manifestantes interditaram a BR-101 e caminharam até a entrada do Centro Administrativo, sentaram na pista principal da via no sentido Centro / Ponta Negra e permaneceram lá por cerca de 40 minutos. Por volta das 21h os manifestantes dispersaram e o tráfego na BR-101 foi liberada.



quinta-feira, junho 27, 2013

SUZANO ANTIGA: Estação Ferroviária de Suzano 1875.

Em 1875 a Cia. de Carris inaugura a Estrada de Ferro ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, inacabada, interligando São Paulo a Mogi das Cruzes, atravessando as regiões entre os rios Taiaçupeba Guassu e Guaió, denominada "Campos de Mirambava", onde é erigida uma parada de lenha. No ano de 1891 é inaugurada a estação de passageiros  denominada Piedade”. Por volta de 1892, o engenheiro da estrada de ferro Joaquim Augusto Suzano Brandão determina estudos para construção de parada de passageiros de alvenaria, o que é feito no mesmo ano. A Implantação da linha de trens de subúrbio entre São Paulo e Mogi das Cruzes é feita em 1911, após grande troca de bitolas dos trilhos.

 

Nova Imagem[3]

1939 -  A antiga matriz de Suzano ao fundo

Nova Imagem (2)[3]

1940

11 - 1948[6]

1948

1951 - praca joao pessoa[6]

1951

Nova Imagem (3)[2]

2 de abril de 1952

Nova Imagem (5)[2]

1952 – Construção dos jardins

Nova Imagem (7)[2]

1952 - Término da praça Joâo Pessoa

Nova Imagem (1)[2]

1952 - Inauguração da Praça João Pessoa

Nova Imagem (6)[2]

Década de 1960

PraçaJoaoPessoa-decada70[6]

Década de 1970

Nova Imagem (4)[2]

1976

PraçaJoaoPessoa-decada90[11]

Década de 1990

[31%255B5%255D.jpg]

Planta da Vila da Concórdia – Desenho do Conde João Romaiz

[image%255B7%255D.png]
SUZANO

1952

Estação de Suzano (1915) –  Acervo Dipmaac

suzano 1 [7]

Estação Ferroviária de Suzano – 1948

suzano 2 [5]

Estação Ferroviária de Suzano – Década de 1980

suzano 3 [5]

Estação Ferroviária de Suzano – 2005

suzano 4 [4]

Área Interna da  Estação Ferroviária de Suzano - 2005

quarta-feira, junho 26, 2013

IMAGEM DO BRASIL PASSADO: Rio de janeiro década de 40 .






Modelos no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)
corcovado rio de janeiro  (1947)
Praia de Copacabana, 1947 (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Praia de Copacabana, 1947



Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)


Fotografia do arquivo de Kurt Klagsbrunn (Foto: Kurt Klagsbrunn)


Um arquivo praticamente inédito é aberto com o lançamento de um livro sobre o fotógrafo austríaco Kurt Klagsbrunn. Segundo um dos autores, Mauricio Lissovsky, o arquivo mantido em uma antiga casa em Araras-SP, deve passar de 150 mil itens, entre negativos, positivos, contatos e documentos.
Uma das primeiras dificuldades, a quantidade de material arquivado, deu origem ao recorte que o livro apresenta. "O arquivo era muito grande e não haveria tempo para organizar e revisar tudo. Decidimos trabalhar com os anos 40 porque estas fotos nos pareciam refletir bem este momento da chegada, dos primeiros contatos com o Brasil. Mesmo assim, partimos de um universo de 12 mil imagens, pelo menos", relembra o autor em entrevista ao G1.
De todo o material, que compreende fotos do cotidiano do Rio de Janeiro, e suas primeiras experiências visuais no país, existem algumas raridades, "os conjuntos de imagens relativos ao movimento estudantil e à luta anti-fascista no Rio de Janeiro foram os que mais me surpreenderam: pela extensão e pela variedade da documentação que produziu. Há um ensaio relativo á Ilha da Flores - lugar de quarentana de imigrantes e refugiados no Rio de Janeiro - que  também é muito raro", afirma Maurício.
Apesar dos fotógrafos recém chegados ao Brasil na década de 40 não terem formado um movimento, as imagens de Kurt se aproximam do trabalho de outros fotógrafos europeus. Maurício destaca o olhar impregnado pela nova visão, "a vanguarda fotográfica alemã nos anos 1920, que será em parte incorporada pela fotografia de imprensa, pela publicidade e pela propaganda política. Em larga, medida, estes fotógrafos - que em seu países de origem eram amadadores - vão olhar modernamente o Brasil pela primeira vez".

Sobre o título escolhido para a obra "Refúgio do olhar", o autor explica, "o livro é sobre um fotógrafo desta geração meio esquecida que veio ao Brasil em busca de refúgio, fugindo da perseguição nazista. Muitos não eram sequer fotógrafos profisionais em seus páises de origem, como é o caso de Kurt Kagsbrunn. Foram, de algum modo, salvos pela câmera, pela cultura fotográfica que haviam adquirido na Europa. É como se tivessem sido despojados de tudo, mas a partir do pouco que lhes restava - o olhar - serão capazes de reconstruir suas vidas".
O lançamento do livro acontece na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa - Shopping Leblon às 19h.
Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)

terça-feira, junho 25, 2013

COMUNICADO: avenida miguel badra pode ficar fechada.




avenida miguel badra suzano.
O consórcio SPMar informou ontem que a avenida Miguel Badra, na divisa de Itaquaquecetuba com Suzano  logo mais  ficará  fechada até o dia 5 de julho, para a execução de obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
 
 Dat passou ontem pelo local, na tarde de ontem, e constatou que, realmente, as faixas com as informações sobre a interrupção da via estavam na avenida, mas os veículos transitavam normalmente.
(Bras Santos)

INTERNACIONAL:Tempestades provocam inundações no Canadá.

Bairro residencial de Calgary, no Canadá, fica alagado após cheia do rio Bow, no Estado de Alberta. A enchente obrigou milhares de moradores a deixarem suas casas

TECNOLÓGIA:Globo terrestre virtual mapeia posts de protestos via Twitter e Instagram.

Mapa mundi de hashtags de protestos, compatível com o navegador Google Chrome, pode ser movimentado e ampliado com o mouse. (Foto: Reprodução/Sodet)A cada post no Twitter ou no Instagram sobre as manifestações que acontecem em todo o país, um ponto luminoso, em uma das cores da bandeira nacional, é marcado em um globo terrestre virtual. O ‘Sodet Change Brazil’ (veja aqui) foi a forma encontrada pelos desenvolvedores da agência digital brasileira Sodet de mostrar o mapa dos protestos publicados no mundo todo.


“Resolvemos publicar essa ferramenta, em especial, para ajudar as pessoas também a entenderem um pouco mais do comportamento coletivo”, explica Ana Barroso, sócia da agência, ao G1.
A ferramenta foi criada voluntariamente pela equipe de desenvolvedores da empresa, em três dias, no escritório de Recife (PE), com base em dados abertos e públicos de redes sociais. “A iniciativa foi bem espontânea, veio de dentro da equipe que já estava observando o que emergia nas redes, mas buscava uma forma mais contextual de apresentar os dados, criando algum significado mais tangível. Após as manifestações da segunda-feira, foi pensado, desenhado e programado em versão alpha na terça e na quarta já estava no ar”, conta.


O Twitter e o Instagram foram as fontes de informação escolhidas por conta da “capacidade de viralização através das hashtags e, claro, disponibilidade de geolocalização do conteúdo”, explica a sócia da agência.
Os principais termos que alimentam a ferramenta são #protestorj,
#protestosp, #ChangeBrazil, #PrimaveraBrasileira, #oGiganteAcordou, #changeBrazil, #MudaBrasil e #OGiganteFoiPraRua. As hashtags mais comentadas são, em ordem decrescente, #vemprarua, #oGiganteAcordou, #ChangeBrazil, #protestorj e #protestosp.
Nesta versão inicial, o globo possui a opção de zoom in e zoom out e gira em seu eixo. Basta utilizar o scroll do mouse para aproximar-se e distanciar-se dos pontos no globo. Na lateral direita, ao lado do globo virtual, são exibidas listas de fotos e tuítes relacionados aos protestos, atualizados em tempo real.
“Pelo fato de ser um protótipo, a melhor maneira de visualizar o globo é no Google Chrome, mas sabemos que também pode ser visualizado na maioria dos browsers para desktop”, informa Ana.
A equipe da agência pretende incrementar a ferramenta, considerando dados de outras redes sociais e novas funcionalidades. “Nosso objetivo agora é evoluir essa base que foi criada de maneira incremental, adicionando profundidade na navegação, filtros, mashups, melhorando a usabilidade, adicionando funções. As possibilidades são muitas”, projeta Ana.



segunda-feira, junho 24, 2013

INTERLIGADOS: redes sociais no brasil foi essencial.



as redes sociais do brasil foi muito útil  ajudando o povo a se comunicar e uni-se nos protesto, face book foi o campeão em  encontros e recados. eles marcaram tudo pela redes,  foi um meio de comunicação que deu resoltado, nem mesmo os governantes imaginavam tanto contatos entres os povos, essa foi uma interligação virtual  que veio concentrar milhões de pessoas pelas ruas de todo o brasil.
pode-se ter uma ideia da força dessas redes um todo mundo, quando usada para o bem, é muito útil, ninguém mais vive sem elas.    a pesar desses serviços de telefonia no brasil ser de pessimas qualidade, onde tem lugares que não chega internet de qualidade, mais mesmo assim, a população usa os serviços móveis (celulares)...mais não deixam de estar ligados nos acontecimentos do país e do mundo.  brasil é um país que mais valoriza os serviços das redes sociais, ele estar entre os que mais usam essas redes, e além de levar a serio, acho que o google deveria olhar com entusiasmo para o brasil nesse sentido, os números de usuários cresceu muito nesses últimos tempo no país, dá alguns exemplos:     o números de blogueiros no país evoluir bastante considerando a pouca audiência que eles tem, não são como redes sociais, ainda estão um pouco tímidos, a razão talvez seja por falta de incentivos.    se o brasil tivesse serviços de bandas larga boa! em todos os cantos, com certeza aumentaria os números de adebitos na internet. e essas muti-nacional  do ramo com certeza sairiam ganhado.  aliás todos ganhariam!  empresas e usuários, e o mundo ficava mais conectado.

domingo, junho 23, 2013

NAGOYA JAPÃO:Manifestação no Japão reúne 1,5 mil brasileiros.

Grupo pedia melhores condições de vida no Brasil
Grupo pedia melhores condições de vida no Brasil
Na primeira manifestação realizada no Japão no último sábado (sexta-feira local), das 13 às 15h30, no Central Park de Nagoya, na cidade de Nagoya, província de Aichi, onde se concentra a maioria dos brasileiros no arquipélago, cerca de 1,5 mil pessoas demonstraram apoio aos protestos que vem sendo realizados no Brasil.

Empunhando cartazes com frases clamando por mais Segurança, Saúde, Educação e transparência política no país de origem, os manifestantes entoaram o Hino Nacional e protestaram de forma ordeira e pacífica, com a devida autorização da polícia para o uso do espaço e a realização do ato público, como é de costume no país nipônico.

A intenção, segundo os participantes, foi a de manifestar apoio aos compatriotas e mostrar que os brasileiros residentes no exterior não estão alheios ao que está acontecendo no país e que também esperam por um futuro melhor.

Thiago Crepaldi Yamazato, que mora com a família no Japão há sete anos e é de Suzano, afirma que a manifestação foi tranquila e que todos relembraram "com saudade" do Brasil.
"A maior parte das pessoas aqui fica indignada com tanta injustiça causada pelos poderes públicos. Muitos querem voltar e encontrar no nosso país uma melhor educação, melhores hospitais, menos violência, ou seja, uma condição de vida um pouco parecida com a que vivemos no Japão", expôs.

Hoje, no Yoyogi Park´s, haverá outra manifestação dos brasileiros em Tóquio e, no dia 30, na província de Gunma.



SUZANO:Grupo quer discutir problemas de Suzano com Tokuzumi.

Da reportagem local
Manifestantes querem redução da tarifa do transporte de R$ 2,90 para R$ 2,50 e melhorias no sistema de Saúde
(ORGANIZADOR)       Maso vai procurar prefeito para debater soluções
Daniel Carvalho
Maso vai procurar prefeito para debater soluções
O grupo comunitário SOS Suzano, um dos organizadores do protesto realizado ontem na cidade, pretende se reunir com o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e levar uma pauta de reivindicações da população. A primeira delas é a redução da tarifa de ônibus de R$ 2,90 para R$ 2,50. Além disso, os manifestantes consideram os problemas no sistema de saúde municipal uma das prioridades. Uma nova manifestação está marcada para a próxima quarta-feira, às 17h30, em frente à Câmara.
"Estamos seguindo uma tendência regional e, apesar do valor da passagem em Suzano já estar mais baixo do que outras cidades da região, queremos uma redução para R$ 2,50. Acho importante afinar os pedidos com outras cidades da região", disse Roger Maso, um dos organizadores.
Outros pedidos estão relacionados à saúde. "Queremos a integração da Farmácia Popular e postos de saúde. Tudo é muito burocrático, o cidadão não consegue ter acesso aos remédios, enquanto boa parte deles estraga em depósitos. Isso é inaceitável", completou.
Eles também reclamam que faltam médicos na rede municipal de saúde. "Eu estava na Santa Casa de Suzano ontem, o único médico de plantão estava doente, então ninguém foi atendido", contou Maria Inês da Silva, professora.

Cartazes
Alguns manifestantes aproveitaram para levar às ruas reivindicações próprias. Um grupo de moradores do Jardim Monte Cristo reclamou da desapropriação provocada pelas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. Segundo eles, cem moradores ficaram sem indenização. "É a hora de reclamar, de mostrar o problema para todo mundo. Está tudo errado na cidade e no Estado", disse o ajudante Luiz Carlos da Silva.

O grupo pretende se encontrar novamente na próxima quarta-feira, a partir das 17h30, na Câmara de Suzano. O trecho a ser percorrido pelo grupo só será divulgado no momento da manifestação. A Polícia Militar e agentes de trânsito devem acompanhar a mobilização.

FOTOS DAS MANIFESTAÇÕES EM SUZANO 22/06/2013

                               manifestantes na rua  francisco gricelio suzano centro comercial da cidade.
                            manifestantes na rua  francisco gricelio suzano centro comercial da cidade.
                               manifestantes na rua  francisco gricelio suzano centro comercial da cidade.
                              início das manifestação praça cidade das flores frente fórum e prefeitura de sazuno
     manifestantes na descida do viaduto velho de suzano, via ficou parcialmente parada por alguns estante.

sexta-feira, junho 21, 2013

PROTESTO: prefeitura de suzano coloca cartazes alertando sobre os atos na cidade.

 Rua benjamim constante suzano, cartazes colocado pela prefeitura são visto alertando sobre o protesto desse sábado.22/06/2013.
 Rua francisco  gricelio suzano, cartazes colocado pela prefeitura são visto alertando sobre o protesto desse sábado.22/06/2013.

SUZANO: eventos do sesc de artes.

um evento estar acontecendo na praça joão pessoa em suzano. trata-se de circuito sesc  de eventos.
maiores informações ir ao local.

SUZANO: predios antigo da gricelio serão demolido.

a cptm já anunciou que em breve começará a demolição dessas áreas localizada na no final da francisco gricelio em suzano.  obras serão executadas para acesso a estação nova de suzano, nesse local,  passará uma passarela de acesso a estação.
a empresa não quiz dá mais informações.