segunda-feira, junho 17, 2013

RAPIDINHAS: protestos se alastra pelo país.

SÃO PAULO: análise jornalistico.


O comportamento das multidões só começou a interessar aos cientistas no final do século 19, particularmente em Paris, onde movimentos populares preocupavam os cidadãos que viam-nos frequentemente descambar para violência. Um dos primeiros teóricos a arriscar algumas explicações para a dinâmica das massas foi Gustave Le Bon, no seu clássico Psicologia das Multidões, de 1895. Le Bon acreditava que na reunião das pessoas surgia uma alma coletiva, minando a individualidade dos sujeitos.
Inicialmente acreditava-se que a violência das massas era quase como um subproduto do comportamento irracional que surgia dessa perda dos freios individuais. O próprio Freud, ainda no começo do século 20 escreveu, inspirado por tais ideias, Psicologia das Massas e Análise do Eu, teorizando que a identificação com os líderes de grandes movimentos suprimiria a capacidade de autocrítica uma vez que o líder faria as vezes do superego, na terminologia psicanalítica, e a partir daí seria possível comportar-se de maneira antes inimaginável.
Tal pensamento mudou ao longo do tempo, sobretudo depois que os cientistas sociais passaram eles mesmos a se envolver em passeatas e piquetes nos anos 60, pelos direitos civis, contra a guerra do Vietnã etc. Percebeu-se então que o comportamento das multidões de fato transcende o dos indivíduos, mas não pode ser considerado irracional.
Ao contrário, existem determinantes bastante claros e identificáveis por trás da maioria dos atos violentos que ocorrem em passeatas quando a ação dos grupos passa a ser analisada em termos das relações entre os atores representados e considerando-se contextos políticos e históricos dos indivíduos envolvidos.
Isso não exclui de maneira alguma a influência que o conjunto exerce sobre o sujeito. Embora não percebamos no dia a dia, o fato de sermos seres sociais nos faz susceptíveis ao movimento de manada, e o comportamento dos outros é muito mais espelhado por nós do que imaginamos. Quando se adere a um movimento qualquer, a identificação entre as pessoas aumenta ainda mais essa reciprocidade. Nesse momento, qualquer atitude mais agressiva corre o risco de se tornar um estopim para uma escalada de violência.
Nas passeatas dos últimos dias em São Paulo há a reunião de vários fatores de risco para o comportamento do grupo se tornar violento: há uma reivindicação clara que diz respeito à mobilidade urbana; há assim uma causa comum entre os manifestantes; o tamanho do grupo que ele tem reunido confere uma grande sensação de poder às pessoas. Some-se a isso a pouca legitimidade que se confere à polícia - o que por si só aumenta a chance dos enfrentamentos - e a ação ostensiva que esta vem empreendendo. É óbvio que a atuação policial agressiva gera um antagonismo na massa, que passa a medir forças com os soldados, fomentando uma espiral crescente de violência.
É uma bomba-relógio muito difícil de desarmar, dado o conjunto de variáveis envolvidas. Há experiências bem sucedidas na Europa nas quais a redução do contingente policial em jogos de futebol reduziu os eventos violentos de hooligans, mas há que ter muita coragem, hoje em dia, para dizer que vamos resolver os problemas dessas passeatas colocando menos polícia na rua.
* DANIEL MARTINS DE BARROS É PSIQUIATRA DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

domingo, junho 16, 2013

GAROTA ENCONTRADA: menina desaparecida a tres dias, já foi encontrada.

essa garota já foi encontrada!, tava em carcere,atacada por  
maníaco mais passa bem...... pedimos desculpa por não informar mais detalhes, corre em sigilo.
 

SELVAGERIA N0 BRASIL:'TV Folha' traz relato de jornalista atingida durante protestos em SP.

Reprodução
jornalista Giuliana Vallone, atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada

O "TV Folha" deste domingo exibiu, em seu primeiro bloco, reportagem sobre as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo.
A jornalista Giuliana Vallone, atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada relatou como foi atingida.
"Eles já tinham mirado em mim outras vezes. Jamais achei que ele fosse atirar", diz. A PM promete apurar os excessos cometidos.
Colunistas da Folha, manifestantes e o vereador de São Paulo e ex-capitão da Rota Conte Lopes também opinou sobre a conduta da polícia. Para ele, a Tropa de Choque não foi feita para dialogar".


Os protestos que ocorrem há mais de duas semanas estão ameaçando a popularidade do primeiro-ministro Tayyip Erdogan.
Apesar da divulgação ao redor do mundo, a reportagem mostrou que as manifestações foram ignoradas pela mídia local.
O anúncio da demolição do parque Gezi, no centro de Istambul, em favor de um empreendimento comercial, levou milhares de pessoas às ruas.
A repressão policial violenta a manifestantes que pediam a conservação do parque deflagrou protestos ainda mais intensos tanto em Istambul --que se estenderam para a praça Taksim, anexa ao Gezi e epicentro de movimentos sociais-- quanto em outras cidades.
Além de mais liberdade de expressão, manifestantes criticam a islamização da Turquia, como explicou o colunista da Folha Clóvis Rossi.

INTERNACIONAL:Embarcação anfíbia de turismo afunda em Liverpool.

Embarcação anfíbia parcialmente afundada neste sábado (16) no deque Albert, em Liverpool (Foto: AFP)


Embarcação anfíbia parcialmente afundada neste sábado (16) no deque Albert, em Liverpool (Foto: Reuters)
Embarcação anfíbia parcialmente afundada neste sábado (16) no deque Albert, em Liverpool (Foto: Reuters)

Uma embarcação anfíbia de turismo afundou neste sábado (15) no deque Albert, em Liverpool, no norte da Inglaterra.
Havia 31 pessoas no barco, mas todas conseguiram sair, ajudadas pelos serviços de emergência ou a nado.
Pelo menos 18 tiveram de ser hospitalizadas, muitas delas em estado de choque, segundo a imprensa local.
O acidente com a embarcação, chamada Yellow Duckmarine, ocorreu por volta das 16h locais.
A empresa está sob investigação.

SAÚDE:Cresce procura por vacina da gripe H1N1 em clínica particular de Suzano.


A preocupação com o vírus da gripe H1N1 tem mudando a rotina de muita gente na Região do Alto Tietê. Em Suzano, uma clínica particular registrou aumento de 30% na procura pela vacina. O preocupação também chegou ao comércio da cidade. Nas farmácias, a venda de álcool em gel e antigripais também cresceu. Na região, quatro pessoas morreram por conta da doença.
O estoque da clínica particular de Suzano contava com 140 doses da vacina nesta sexta-feira (14). De acordo com a técnica de enfermagem Rose Peres a quantidade é pequena perto da grande procura. A vacina custa R$ 75. Segundo ela, pessoas de várias cidades da região procurama clínica para se imunizar. "Devido ter terminado a campanha do governo e, além disso, muita gente não estava na faixa etária de vacinação", detalha a enfermeira.



Famárcias
Nas farmácias o aumento nas vendas de antigripais e álcool em gel também cresceu. "Tivemos que aumentar o estoque de álcool. A procura também é muitro grande pelos antigripais", explica o gerente  de uma farmácia, em Suzano Elerson Machado
Morte
Nesta sexta-feira, o ex-vereador de Santa Isabel Joab Tadeu da Silva, de 51 anos, vítima do vírus H1N1. A causa da morte foi confirmada pela Prefeitura de Santa Isabel.
De acordo com informações da Câmara de Vereadores, o ex-vereador estava internado há 14 dias, primeiramente em Mogi das Cruzes, e depois foi levado para um hospital da capital, onde morreu. Ele foi vereador entre 2005 e 2008, eleito com 717 votos.
Doença
A Vigilância Epidemiológica explica que a influenza A ou H1N1 é uma doença viral aguda, de transmissão de pessoa para pessoa, especialmente através de gotículas expelidas pela tosse ou espirro. Alguns também podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados com secreções de pessoas doentes. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, como febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça, dores no corpo, dor de garganta, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. A Vigilância Epidemiológica ainda alerta que é de extrema importância evitar a automedicação. Em casos suspeitos, a principal orientação é procurar assistência médica.

sábado, junho 15, 2013

JARDIN BOA VISTA:Reintegração de posse retira 102 famílias de residencial no Boa Vista.


As famílias invasoras do Residencial Djair Dias, altura do número 307, tiveram que deixar o local ontem. A Polícia Militar (PM), a Prefeitura e a Guarda Civil fizeram a reintegração de posse dos apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal (CEF). A saída das 102 famílias, que durou até as 14 horas, foi pacífica.
O condomínio do Boa Vista, abandonado há nove anos, foi invadido no dia 12 de janeiro deste ano por famílias da região, do ABC e de São Paulo. Segundo a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi), a Prefeitura deu assistência social e orientações aos moradores durante a reintegração.
"A Secretaria de Assuntos Urbanos também já alertou a Justiça que não tem como realocar essas pessoas com urgência, pois não há unidades habitacionais prontas no momento. No entanto, está em construção unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em terrenos particulares que, em aproximadamente um ano, estarão disponíveis para serem distribuídas", explicou.
A PM utilizou mais de 100 policiais, contando com apoio de outras unidades da área do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12). Segundo a seção de comunicação da polícia, a saída foi tranquila. O condomínio tem cinco blocos, com cinco andares e 20 apartamentos por torre.
COBRANÇA O advogado das famílias, Valdeci Ferreira da Rocha, que acompanhou a movimentação, vai agendar reunião com a Secretária de Assuntos Urbanos para cobrar a promessa sobre a inclusão dos moradores em programas habitacionais. "A promessa foi feita informalmente, mas queremos um posicionamento oficial sobre a situação", afirmou. A assessoria da CEF não se pronunciou sobre o assunto.

NOTA: pessoas desaparecidas.


SEGUNDOS FAMILIARES, ESSA GAROTA ESTÁ SUMIDA!
  QUALQUER INFORMAÇÃO SOUBRE  ELA,  POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM TELEFONE OU ENDEREÇO.
****94818286 ou 20735669 a rua lagoa da barra numero 559 jardim morgante.
            este site agradece!  familiares preocupada.

SUZANO: Gyotoku pode fechar.

Sem gás, a produção da fábrica está suspensa e funcionários continuam sem trabalhar nem receber
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Mogi das Cruzes, Suzano e Região (SintraMog) protocolou na Prefeitura de Suzano pedido de apoio do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) para que interceda junto ao governo estadual em favor da retomada da produção na Cerâmica Gyotoku. A solicitação foi feita pelo presidente da entidade, Josemar Bernardes André.

Por meio da Secretaria de Comunicação Inconstitucional (Secoi), a Prefeitura de Suzano informou que Tokuzumi vai tentar viabilizar condições para auxiliar os trabalhadores na questão. No entanto, não detalhou se essa ajuda será entrando em contato com o Estado.

A fábrica, que tem cerca de 500 funcionários, interrompeu a produção há cerca de 90 dias, principalmente porque a empresa fornecedora de gás natural (Comgás) suspendeu o fornecimento por falta de pagamento. Na manhã de ontem, funcionários da Gyotoku acionaram o Dat para reclamar da falta de definição sobre o caso, uma vez que, desde então, aqueles que são da produção não estão mais trabalhando nem recebendo.
Questionada sobre o assunto, a direção do sindicato disse que espera o apoio do prefeito para que o gás seja religado e a produção reiniciada. "A Comgás é uma empresa ligada ao governo do Estado e acreditamos que o prefeito de Suzano, por ser do partido do governador (Geraldo Alckmin - PSDB), poderia ajudar nesse processo", argumentou André.
A advogada que representa os donos da Cerâmica Gyotoku, Fernanda Mello, foi procurada ontem pelo Dat para falar sobre as negociações com a Comgás e sobre as reclamações dos trabalhadores que estão parados. No entanto, ela não se manifestou até o fechamento desta edição.

quinta-feira, junho 13, 2013

SÃO PAULO:Com fim de greve, trens da CPTM voltam a circular nesta quinta.

Sindicato reuniu funcinários na Luz (Foto: Julia Basso Viana/G1)
Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encerraram a greve da categoria na noite desta quinta-feira (13) após assembleia dos funcionários, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana (STEFZS).
A categoria deve voltar a trabalhar ainda nesta noite, mas não há previsão para o horário de retorno ao funcionamento. As Linhas 11- Coral e 12-Safira continuavam paralisadas no início da noite. A Linha 9-Esmeralda, que também estava parada, voltou a funcionar no trecho entre as estações Grajaú e Pinheiros por volta das 17h40 desta quinta-feira (13).
De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, a greve foi julgada não abusiva, com determinação de retorno imediato de 100% da categoria, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. Houve um aumento da multa, que antes era de R$ 100 mil reais. Na próxima quarta-feira (19) haverá uma segunda reunião do julgamento do dissídio coletivo, também no TRT.
Nas linhas paralisadas, funcionava o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), com ônibus percorrendo os trechos entre as estações paralisadas. A estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante também estava fora de funcionamento no horário.
Assembleia
Funcionários e representantes do sindicato dos ferroviários se reuniram em frente à Estação da Luz, na região central de São Paulo, nesta tarde para avaliar o movimento. "Vamos terminar a greve comemorando ou decidindo nosso próximo passo", disse Everson Craveiro, representante do STEFZS.
Segundo ele, a paralisação seria encerrada independentemente da decisão da Justiça. A sessão do tribunal ocorreu às 17h no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Rua da Consolação.


Paralisação
A paralisação dos ferroviários interrompeu completamente as linhas 9-Esmeralda, 11- Coral e 12-Safira. A linha 8-Diamante circulava apenas entre as estações Itapevi e Barra Funda.

A greve dos funcionários da CPTM começou à 0h desta quinta-feira, após assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12). Em nota, a CPTM afirmou que considera irresponsável a decisão dos sindicatos que representam os empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.
A companhia divulgou nota dizendo que considera irresponsável a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Zona Sorocabana, representante dos empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central, que representa os empregados das linhas 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.

Diretor do Sindicato Central do Brasil, Lourival Júnior afirma que a categoria está em campanha salarial desde março e esgotaram-se as tentativas de conciliação na Justiça do Trabalho. "A gente ainda aguarda uma proposta digna", afirmou. O sindicato exige reajuste de 6,77% para reposição da inflação medida pelo INPC, do IBGE, e mais 5% a título de produtividade.

Segundo a CPTM, na reunião de conciliação realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a CPTM apresentou nova proposta garantindo 8,56% de  reajuste salarial, que repõe a inflação do período, considerando o IPC-FIPE de 5,91%, e garante aumento real de 2,5%.
Além disso, também foi oferecido aumento de 20% no vale-refeição, que passaria de 22 para 24 cotas de R$ 23 por dia, totalizando R$ 552 ao mês. A empresa diz também que ofereceu a substituição da cesta básica por vale-alimentação, valor de referência ampliado de R$ 76,86 para R$ 100 e benefício optativo de adiantar 50% do 13º salário em janeiro.
O Sindicato dos Engenheiros Ferroviários em São Paulo e o Sindicato dos Ferroviárias de São Paulo chegaram a um acordo com a CPTM em relação à campanha salarial e aceitaram o reajuste salarial de 6,97% e a implantação de plano de cargos, carreiras e salários com adequações salariais.

PARALIZAÇÃO: grevistas retornam ao trabalho.

Portões estavam fechados no início da noite (Foto: Carolina Paes/G1)
O movimento na porta das estações estações ferroviárias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Mogi das Cruzes, que fazem parte da linha 11-Coral, é tranquilo no início da noite desta quinta-feira (13).
Por volta das 19h30, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os grevistas retornassem ao trabalho imediatamente. Por conta disso, a categoria deve voltar a trabalhar ainda nesta noite, mas não há previsão para o horário de retorno ao funcionamento.
As Linhas 11- Coral e 12-Safira continuavam paralisadas no início da noite. A Linha 9-Esmeralda, que também estava parada, voltou a funcionar no trecho entre as estações Grajaú e Pinheiros por volta das 17h40 desta quinta-feira (13).
De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, a greve foi julgada não abusiva, com determinação de retorno imediato de 100% da categoria, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. Houve um aumento da multa, que antes era de R$ 100 mil reais. Na próxima quarta-feira (19) haverá uma segunda reunião do julgamento do dissídio coletivo, também no TRT.

Prova na faculdade

A paralisação dos trens atrapalhou a vida de alguns universitáiros que utilizam o sistema diaruamente para chegar às universidades em Mogi das Cruzes. Emuly Calderano chegou à Mogi das Cruzes às 19h30. "Estamos na semana de prova e quase perdi a hora. A prova já é dificil e a gente ainda é obrigado a passar por isso", diz a universitária.
A estudante Estela Cursino também passou pela mesma dificuldade. Ela saiu pegou um dos ônibus dos sistema Paese e, mesmo assim, chegou atrasada. Ela também iria fazer prova nesta quinta. "Estou muito cansada e ainda tenho que fazer prova", explica Estela.
Paralisação
A paralisação dos ferroviários atingiu completamente as linhas 9-Esmeralda, 11- Coral e 12-Safira. A linha 8-Diamante.
A greve dos funcionários da CPTM começou à 0h desta quinta-feira, após assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12). Em nota, a CPTM afirmou que considera irresponsável a decisão dos sindicatos que representam os empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.
Reivindicações dos ferroviários

De acordo com  Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central grevistas, a CPTM quer que os maquinistas sejam operadores de trem, mas eles não aceitam a proposta. Os trabalhadores justificam que maquinista é uma profissão antiga, reconhecida pela CLT e tem beneficio de aposentadoria aos 25 anos de profissão, já como operador teriam que trabalhar por 35 anos, segundo os grevistas.
Eles não aceitam a implantação de um plano de carreira sem que ele seja discutido melhor com a categoria. Os trabalhadores reclamam também do valor da cesta básica, que atualmente é de R$ 76 e vai para R$ 100 em 2014. Os grevistas reivindicam R$ 150 para esse ano. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (que representa as linhas 11 e 12) vai se reunir em assembleia às 14h desta quinta na Estação da Luz, em São Paulo, mas afirmam que a CPTM ainda não sinalizou nenhuma proposta.
Perfil das linhas


A  CPTM informou que a Linha 11-Coral-Expresso Leste (Luz-Guaianazes), no total, tem 50,8 quilômetros de extensão e vai de Guaianazes a Estudantes, em Mogi das Cruzes. No trecho entre Luz e Guaianazes são transportada 450 mil pessoas por dia útil  e cerca de 200 mil na extensão de Guaianazes-Estudantes.
Já a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) transporta a média de 240 mil passageiros por dia útil, segundo a CPTM.

PARADA DE TRENS: linha 11 coral totalmente parada.


estação do aracaré itáquaquecetuba estava assim hoje pela manha 08:30 horas.
já não basta o descaso com a segurança publica, agora trabalhadores tem que suportar jogo de interece  ecomonico da empresa e operário da cptm, comprometendo assim os empregos de ambos ocupantes que depende desse transporte para locomoção para o seu trabalho.
e também desfalcando a produção das empresas  empregadóras, ate quando isso vai continuar?  a onde estar o dinheiro que a cptm recarda todo dia?...e olha que não é fiado não! que não possa paga deferência salarial dos seus fucionários, que especie de empresa é essa? que não responde pelas suas respossabilidade.
que segurança ela passa para os usuários?   já que eles paga por esses seguros, e quando precisam, encontra essa falha de quem é responsável pela locomoção ate seus destino.
isso é lamentável!  
     

 lembrando que, se a justiça do trabalho descompriu com o seu dever, ela deve ser responsabilizada pelo vigor da lei.  ela não pode ter atitude que venha simplesmente sevir somente seus interece propios.
causando assim prejuisos econômicos ao país, ou estado.

SUZANO:local onde ficaram os antigos ocupante da passarela começa a ser demolida.

A Prefeitura de Suzano conseguiu o apoio de uma empresa parceira para demolir as instalações de uma antiga escola que funcionava no terreno onde será instalado o Centro de Compras Popular, na avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena. O espaço abrigará 150 ambulantes que trabalhavam na passarela sobre a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 O Dat esteve no local ontem e verificou os trabalhos de demolição. Apesar do avanço, o governo do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) informou na tarde de ontem que ainda não está definida a empresa que construirá o centro de compras, que inicialmente seria instalado em três meses após a retirada dos vendedores.

A Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) da administração tucana explicou que ainda estão sendo realizadas conversações quanto à definição da empresa que construirá o centro de compras e que a prefeitura só poderá apresentar um cronograma para a execução dos trabalhos após esta etapa.


Parceria
O Dat apurou que a empresa parceira citada pela prefeitura como autora da demolição do prédio abandonado teria sido a CPTM, por meio das empresas que estão construindo a nova estação. O entulho deverá ser removido pela própria companhia ou pela MRS Logística, que está fazendo as obras de segregação das linhas (de cargas e passageiros) ao longo da via férrea em Suzano.

Projeto
Conforme o Dat apurou anteriormente, a prefeitura investirá cerca de R$ 600 mil na construção do espaço. Já Associação Comunitária de Vendedores Ambulantes Autônomos de Suzano ficou responsável por locar a área, o que já foi feito em abril, e entregar o melhor orçamento apresentado pelas empresas interessadas em instalar o centro de compras.

A entidade já está pagando o aluguel mensal de R$ 6 mil que será cobrado no primeiro ano de contrato, sendo que no segundo o valor passará para R$ 22 mil, e para R$ 35 mil a partir de 2016. Para quitar o aluguel, cada trabalhador arcará inicialmente com um custo de R$ 150 por mês. A prefeitura ajudará a associação com pouco mais de R$ 50 mil por 12 meses. A participação da administração municipal será o pagamento mensal de meio salário mínimo (R$ 339) para cada um dos 150 ambulantes associados. (B.S.)